Integrantes da Rede IEB




Camila Pereira

São Paulo - SP
Mestrado

Eu gostaria de ajudar a implementar metodologias ativas, que incluem o uso de tecnologia, e de ajudar a incluir a tecnologia de forma significativa na sala de aula. Enxergo na tecnologia o potencial para construir uma educação que leva em consideração o desenvolvimento cognitivo, social e emocional dos estudantes, além de promover a participação cidadã em um mundo cada vez mais conectado. Neste momento, o que mais procuro são formas de levar os resultados de pesquisas e o desenvolvimento tecnológico para as práticas de sala de aula.

Charles Andryê Galvão Madeira

Natal - RN
Mestrado Doutorado Pós doutorado

A minha contribuição tem base na minha formação no contexto da área de computação, particularmente na subáreas de programação, jogos digitais e inteligência artificial, que me permitiram ganhar inspiração para a sua aplicação no contexto da educação. A experiência que obtive nos últimos anos como professor do magistério superior, por meio do ensino, pesquisa e extensão, coordenando projetos visando buscar soluções para ajudar a mudar a realidade do baixo nível de qualificação dos jovens ingressantes do Ensino Superior, criou uma grande inquietude pela constatação que a única forma seria modificando a realidade atual do Ensino Básico. Por esta razão, passei a direcionar grande parte das minhas pesquisas para o processo de formação de professores no uso das tecnologias em sala de aula. Neste sentido, coordenei a criação de um Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Inovação em Tecnologias Educacionais, a nível de mestrado Profissional, o qual atualmente sou coordenador, para formar professores do Ensino Básico no contexto das tecnologias educacionais. Concentro grande parte dos meus esforços para levar os jogos digitais, a gamificação e o pensamento computacional para as escolas. Acredito que a formação de professores é o fator principal para que possa haver uma mudança de mentalidade que permita levar a educação para um novo patamar, adaptando-se às novas demandas da sociedade e do mercado de trabalho.

Cláudia Akiko Arakawa Watanabe

Santo André - SP
Mestrado Doutorado

Por meio da inserção de atividades em que o aluno consiga produzir artefatos digitais de modo a aprofundar o conhecimento escolar, exercer a autoria, a cooperação e a desenvolver o senso criativo e crítico dentro da cultura digital.

Débora Cristina Massetto

Maceió - AL
Mestrado Doutorado

Dentro do universo de possibilidades e novidades digitais, é preciso pensar sobre a aplicação das tecnologias digitais na área educacional, além de seu oferecimento, apoios e como está – e se está - ocorrendo a aprendizagem dos sujeitos envolvidos nas relações estabelecidas com os instrumentos tecnológicos.

DIOGO ALVES DE FARIA REIS

Belo Horizonte - MG
Mestrado Doutorado

Acredito que minha contribuição seja na integração entre o professor, a(s) ferramenta(s), o(s) conteúdo(s) e os estudantes. Fazer com que as ferramentas, de fato, contribuam para a melhoria da qualidade da educação e a ampliação do conhecimento pelos estudantes.

ERICA DE CÁSSIA MODESTO COUTRIM

Salvador - BA
Mestrado Doutorado

Minha contribuição visa a possibilitar a introdução de trabalho com competências socioemocionais em ambiente virtual, ou seja, foco meus estudos e esforços no desenvolvimento de um aplicativo com curso e atividades de competências socioemocionais, de forma a preparar e avaliar estudantes e professores, partindo de uma perspectiva qualitativa-quantitativa-qualitativa.

Estela Aparecida Oliveira Vieira

Lavras - MG
Mestrado Doutorado Pós doutorado

Enquanto Docente de futuros pedagogo(a)s busco trabalhar com meus discentes e orientando(a)s o uso das tecnologias em projetos interdisciplinares e lúdicos, com foco na inclusão social, com o olhar ético e em construções compartilhadas.

Iza Reis Gomes Ortiz

Porto Velho - RO
Mestrado Doutorado

Acredito muito nos espaços de aprendizagem online. Não adianta apresentar a tecnologia aos alunos se não ensinarem o uso e o porquê daquele aprendizado. Os espaços de aprendizagem online podem oferecer motivações simples para que o aprendizado seja realmente efetivado e esteja aberto a outras realidades que estão em todos os lugares hoje. O redesenho das salas de aulas e o acesso a espaços de aprendizagem online podem promover um acesso mais independente aos conteúdos de qualidade, rompendo com as barreiras sociais e econômicas, possibilitando a promoção da equidade. A qualidade poderá estar ligada à formação dos professores, pois estes são essenciais nesta rede de inovação, sem formação não há como promover uma continuidade no desenvolvimento profissional. E a contemporaneidade está em todos os lugares e ações. Saliento que a participação, o protagonismo do estudante é a concretização desta inovação tecnológica, possibilitando reais condições de acesso à cultura, ao ensino, à leitura e à compreensão desta. Compreender a leitura em seus vários suportes é um grande desafio aos alunos da Educação Básica. E esse poderá ser um início de uma grande ação contributiva para que todos possam ter acesso a informações e transformá-las em conhecimento. formação de professores e compreensão de leitura

Juliana de Albuquerque Gonçalves Saraiva

João Pessoa - PB
Mestrado Doutorado

Dar suporte à melhoria do processo ensino-aprendizagem com desenvolvimento de softwares educativos para auxiliar a educação inclusiva de alunos com deficiência.

luci ferraz de mello

São Paulo - SP
Mestrado Doutorado Pós doutorado

Auxiliar no processo de compreensão e apropriação das TDIC pelos professores e estudantes das Redes Públicas de Ensino do Brasil

Marcia Martins de Oliveira

Rio de Janeiro - RJ
Mestrado Doutorado

Por meio da formação continuada de professores da Educação Básica, implementada no Programa de Residência Docente do Colégio Pedro II.

Marcio Ferreira de Souza

Cosmópolis - SP
Mestrado Doutorado

Uma das minhas principais contribuições para a promoção da equidade, qualidade e contemporaneidade da Educação Pública por meio de inovações e tecnologias é a adaptação dos conteúdos, bem como o seus formatos, para que sejam disponibilizados de forma clara nos diversos tipos de dispositivos e plataformas.

Mariana Peramezza Del Fiol

São Paulo - SP
Mestrado

Hoje atuamos muito com a tencologia, mas muito mais como consumidores dela. O desafio é desenvolver a competência do Letramento tecnológico para resolução criativa de problemas (outra competência). Não adianta ter só o conhecimento, mas sim como aplicar esse conhecimento para as questões do nosso dia a dia, ou questões complexas. A tecnologia como meio para encontrar as soluções que o mundo está requerendo. Na escola uma das formas é trabalhar por meio de projetos. Projetos não só desenvolvidos pelos alunos, mas pelos gestores, professores. É a aprendizagem em serviço.

MÁRIO ANDRÉ DE FREITAS FARIAS

Aracaju - SE
Mestrado Doutorado

Contrubuir com investigações e produtos educacionais na área de educação inclusiva para deficientes auditivos e visuais.

Peter Parker

Vinhedo - SP
Mestrado

Criar e alimentar um podcast, com diálogos que contemplem a formação continuada dos profissionais da educação da Rede Municipal de Educação de Vinhedo, com a participação de alunos, professores, pais e convidados, obrigatoriamente com temas educacionais.

PRISCILA DA SILVA NEVES LIMA

Terezópolis de Goiás - GO
Mestrado

Meu objetivo é contribuir para melhorar a qualidade da educação do meu país através da informática. O objetivo é estudar, pesquisar e desenvolver modelos tecnológicos que ajudem a elevar os resultados da educação brasileira em rankings mundiais. Para isso, precisamos ter uma compreensão clara do problema, para que as soluções possam ser definidas com base em evidências concretas. É por isso que escolhi estudar mineração de dados educacionais e análise de aprendizado. Com base nesse conhecimento, meu principal objetivo de carreira é me tornar um especialista em dados educacionais e em sua análise, e um dia ser capaz de influenciar e ajudar a definir as políticas educacionais brasileiras.

Renata Luiza da Costa

Goiânia - GO
Mestrado Doutorado

Almejo contribuir, principalmente, com a formação continuada de professores para integração de tecnologias digitais no seu dia a dia em sala de aula, bem como com o aproveitamento do celular que os alunos já portam e a oferta de capacitação para produção de material didático digital e uso de ferramentas de autoria gratuitas da internet para implementação de metodologias ativas de ensino.

Silmar Vasconcelos

Belo Horizonte - MG
Mestrado

Com a melhoria da formação dos professores oferecendo subsídios de metodologias como design thinking, cultura maker, cultura steam, ensino híbrido etc. É necessário aumentar a rede de aprendizagem dos professores com conexões que possam colaborar para sua formação e que acrescente bases para que ele possa melhorar a qualidade do seu ensino. Nosso ideal é trabalhar com cocriação, aproveitando toda a formação dos professores e criando juntos novas possibilidades para que ele se sinta confiante e entenda que o processo de crescimento não significa esquecer tudo que ele aprendeu e sim dar continuidade.

Tatiana Sansone Soster

São Paulo - SP
Mestrado Doutorado

Entendo que quando já existe um sistema educacional público vigente o primeiro passo é compreende-lo para posteriormente pensar nas ações. Portanto, todo esse processo contínuo (diagnóstico, proposta de projetos/ações, implantação, acompanhamento/controle, avaliação - PDCA - plan, do, check, act) deve ser realizado considerando os valores de equidade, qualidade e contemporaneidade (premissas) a partir de práticas inovadoras, principalmente na gestão das pessoas e projetos, com o apoio das tecnologias.

Wilmax Marreiro Cruz

São Paulo - SP
Mestrado

Potencializar o aprendizado a partir do uso de tecnologias.

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