Almejo contribuir por meio da formação docente e da profissionalização, ao entender que a sociedade atual do conhecimento é tecnológica, complexa e globalizada. Deste modo, as pesquisas que desenvolvo buscam atentar para a formação de professores, para a inovação educacional, bem como impactar nos processos de gestão, ensino e aprendizagem, por meio de diferentes frentes de ensino, pesquisa e extensão.
Suportar o avanço da discussão e distribuição de conhecimento.
Eu gostaria de ajudar a implementar metodologias ativas, que incluem o uso de tecnologia, e de ajudar a incluir a tecnologia de forma significativa na sala de aula. Enxergo na tecnologia o potencial para construir uma educação que leva em consideração o desenvolvimento cognitivo, social e emocional dos estudantes, além de promover a participação cidadã em um mundo cada vez mais conectado. Neste momento, o que mais procuro são formas de levar os resultados de pesquisas e o desenvolvimento tecnológico para as práticas de sala de aula.
Nesse contexto, almejo contribuir para a educação igualitária para todos, explorando o potencial da ubiquidade, da imersão de multimodalidade, da mobilidade, dos fluxos de informações, da presença transparente dos dispositivos e mídias em convergências exploradas no desenvolvimento do currículo. Promover isso pelas práticas pedagógicas explorando as possibilidades de integração de distintos espaços sociais, de culturas e de trabalho com o conhecimento.
Proporcionando pesquisa e estudos que viabilizem a educacao publica para todos com qualidade e inovacao
Pesquisando e desenvolvendo novas tecnologias e ações para promoção de alfabetização computacional e desenvolvimento do pensamento computacional.
Atuo em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias educacionais, buscando ensino de qualidade e inclusão (acessíveis a pessoas com deficiência, equidade de gênero e diversidade) com conteúdos para Ensino Superior. Gostaria de ampliar para o Ensino Básico, principalmente em temáticas relacionadas a STEM e pensamento computacional.
Acredito que minha contribuição seja na integração entre o professor, a(s) ferramenta(s), o(s) conteúdo(s) e os estudantes. Fazer com que as ferramentas, de fato, contribuam para a melhoria da qualidade da educação e a ampliação do conhecimento pelos estudantes.
Através do uso de metodologias científicas e tecnologias da informação para o levantamento e produção de evidências científicas que contribuam para a tomada de decisão dos gestores das redes de ensino.
Minha contribuição visa a possibilitar a introdução de trabalho com competências socioemocionais em ambiente virtual, ou seja, foco meus estudos e esforços no desenvolvimento de um aplicativo com curso e atividades de competências socioemocionais, de forma a preparar e avaliar estudantes e professores, partindo de uma perspectiva qualitativa-quantitativa-qualitativa.
Equidade - Acredito que eu possa contribuir através do meu conhecimento acadêmico e experiência profissional nesse quesito, desde o planejamento dos programas e projetos educacionais até a implementação tecnológica. Reconheço o grande desafio em navegar entre o velho e o novo mundo, hoje antecipado pela tecnologia e sedimentado pelo dinamismo que a tecnologia trouxe aos conteúdos. Porém esse posicionamento não garante nenhuma vitória sobre o processo ensino-aprendizagem, mas sem sombra de dúvida a tecnologia nos permite chegar a vários pontos do mundo, garantindo acesso a todos e dessa forma contribuindo para a promoção da Equidade, entretanto chegar a lugares distantes não significa interagir verdadeiramente com essas comunidades existentes, venho estudando sobre o fabuloso recurso que o Big Data oferece, e assim, no que tange a educação podemos enxergar grandes grupos e subdividi-los em grupos cada vez menores ainda, dessa forma observando alunos e suas carências de maneira cada vez mais assertiva, e ainda trabalhar com dados não estruturados, que são aqueles que traduzem a vida social e comportamental do aluno, permitindo uma análise cada vez mais individualizada, para finalmente garantir um olhar para todos sem que o indivíduo tenha que enquadrar-se, obrigatoriamente, em grupos maiores no tange ao seu apreender. O segundo quesito que é qualidade dos conteúdos e sua disseminação, é um resultante do trabalho supracitado, pois a partir dos interesses suscitados, a riqueza de conteúdos e a interatividades são processos bastante garantidos pelas tecnologias existentes e também pertinentes as possibilidades permitidas pela tecnologia Big Data. Acredito que o terceiro quesito, que é o da contemporaneidade, trata-se de fomentar a capacitação dos "designers" de conteúdos para que possam usar seus talentos no que tange a usabilidade, sem jamais deixar de ouvir os docentes e especialistas que são a "alma" ou o pulsar da educação dos indivíduos. Vale ressaltar, que tenho conhecimento como gestora na área de processos e qualidade e desenvolvi um sistema que tem o propósito de avaliar processos e contribuir, através de indicadores parametrizáveis, para uma gestão dinâmica absolutamente necessária nos tempos atuais. Esse sistema rodou em grandes empresas como HARSCO METALS & MINERAIS e TRANSPETRO.
Pretende-se, principalmente, contribuir no âmbito das políticas públicas educacionais, com foco no desenvolvimento de um modelo de avaliação de programas (intervenções), aplicados em larga escala, denominado "esteira de evidências". Objetiva-se, a partir disto, destacar elementos relevantes para o funcionamento adequado dos programas de larga escala, tendo em vista, qualificar as tomadas de decisões dos gestores nas esferas públicas. Para além disto, o uso da tecnologia, como ferramenta mediadora, pode, em uma etapa posterior à avaliação, auxiliar no desenvolvimento dos próprios programas de larga escala, destacando elementos em comum (e essenciais) para o funcionamento dos mesmos. Sendo assim, entende-se que o desenvolvimento de um modelo de avaliação, a partir do contexto descrito anteriormente, contempla a promoção da equidade, qualidade e contemporaneidade, na Educação Pública.
Apoiando educadores e gestores na organização e planejamento de aulas mediadas pela tecnologia que com alta relevância de conteúdos e ferramentas que apoiem metodologias diversificadas e proporcionem uma experiência incrível de aprendizagem aos estudantes.
Através, principalmente de cursos de capacitação e assessoria.
Minha principal motivação de pesquisa é que a inovação educacional possa contribuir para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem e da inclusão para redução para da desigualdade social.
Divulgação e treinamento de professores dos Ensinos Fundamental e Médio para a utilização de TIC em suas aulas, bem como promoção desses professores em sua carreira.
Acredito muito nos espaços de aprendizagem online. Não adianta apresentar a tecnologia aos alunos se não ensinarem o uso e o porquê daquele aprendizado. Os espaços de aprendizagem online podem oferecer motivações simples para que o aprendizado seja realmente efetivado e esteja aberto a outras realidades que estão em todos os lugares hoje. O redesenho das salas de aulas e o acesso a espaços de aprendizagem online podem promover um acesso mais independente aos conteúdos de qualidade, rompendo com as barreiras sociais e econômicas, possibilitando a promoção da equidade. A qualidade poderá estar ligada à formação dos professores, pois estes são essenciais nesta rede de inovação, sem formação não há como promover uma continuidade no desenvolvimento profissional. E a contemporaneidade está em todos os lugares e ações. Saliento que a participação, o protagonismo do estudante é a concretização desta inovação tecnológica, possibilitando reais condições de acesso à cultura, ao ensino, à leitura e à compreensão desta. Compreender a leitura em seus vários suportes é um grande desafio aos alunos da Educação Básica. E esse poderá ser um início de uma grande ação contributiva para que todos possam ter acesso a informações e transformá-las em conhecimento. formação de professores e compreensão de leitura
Atualmente desenvolvendo pesquisas voltadas a "learning analytics", espero que esses estudos permitam oferecer soluções baseadas em tecnologia que favoreçam a aprendizagem e o sucesso acadêmico dos estudantes da educação pública, inclusive licenciandos de universidades públicas.
Auxiliar no processo de compreensão e apropriação das TDIC pelos professores e estudantes das Redes Públicas de Ensino do Brasil
Contribuição prática - como usar, o que usar, como medir o impacto.