Betania Leite Ramalho
Formação acadêmica/titulação:
Mestrado: Educação, 1981 - 1985
Instituição de Mestrado: Universidade Federal da Paraíba
Doutorado: Ciências da Educação, 1987 - 1991
Instituição de Doutorado: Universitat Autonoma de Barcelona
Formação inicial:
-
Pedagogia Educação
-
Outra : Tecnólogo em Estatística
Proposta para contribuir para promoção da equidade, qualidade e contemporaneidade da educação pública, por meio de inovação e tecnologia:
Almejo contribuir por meio da formação docente e da profissionalização, ao entender que a sociedade atual do conhecimento é tecnológica, complexa e globalizada. Deste modo, as pesquisas que desenvolvo buscam atentar para a formação de professores, para a inovação educacional, bem como impactar nos processos de gestão, ensino e aprendizagem, por meio de diferentes frentes de ensino, pesquisa e extensão.
Principais atividades ligadas à inovação educacional:
Atuação focada nos níveis de ensino:
Atuação focada nas disciplinas específicas:
- Linguagens – língua portuguesa, artes, educação física, língua inglesa
- Matemática
- Ciências da natureza
Atua com inovação e/ou tecnologia na educação na forma de:
A principal contribuição para as redes públicas de ensino seria na área de:
- Elaboração e curadoria de conteúdos e recursos educacionais digitais
- Formação de professores e gestores para integração de tecnologia
- Infraestrutura para uso de tecnologia nas escolas
- Visão e planejamento para uso de tecnologia para fins pedagógicos e melhoria de gestão
Já atuou com inovação e tecnologia educacional em parceria com gestores públicos e/ou redes públicas de ensino? Sim
Projetos de maior relevância que atuou anteriormente com inovação e tecnologia educacional junto a gestores públicos e/ou redes públicas de ensino:
Ação/Projeto | Objetivo | Vigência da Ação/Projeto |
---|---|---|
EDUCAÇÃO NO TERRITÓRIO INTELIGENTE: CONTEXTOS SÓCIO EDUCATIVOS, VUNERABILIDADES E FATORES PREDITPRES DO (IN)SUCESSO ESCOLAR | A pesquisa desenvolve-se por meio de redes colaborativas, interdisciplinares,envolvendo pesquisadores de IES do país e do exterior, de diferentes áreas de conhecimento: Educação, Estatística, Computação e Tecnologia da Informação, assim como professores de escolas públicas, estudantes de graduação e da pós-graduação. Tem como objetivos, desenvolver a plataforma SGeoL-Educ para georeferenciar fatores de elevada influência (geo-demográfica, escolar e cognitiva, social, cultural, familiar, entre outros) no território onde se situa a escola; analisar e dar visibilidade a comportamentos espaciais e multifatoriais de vulnerabilidades que incidem no desempenho/(in)sucesso do alunado do Ensino Fundamental na língua portuguesa e matemática. | 20/02/2017 |
Cartografia Georreferenciada da Vulnerabilidade escolar de alunos da rede estadual do Ensino Fundamental do Rio Grande do Norte. Possibilidades para a gestão pedagógica | Desenvolver uma cartografia georreferenciada da vulnerabilidade escolar e situa-a na Plataforma SGeoL-Educ e SIGEduc, com estudos multifatoriais (cognitivas, sociais, econômicas, demográficas, familiares, culturais, entre outras) sobre vulnerabilidades escolar de estudantes do Ensino Fundamental da rede pública do Rio Grande do Norte. | 02/01/2019 |

E-mail: betania.ramalho.edu@gmail.com
Cidade: Natal
Estado: Rio Grande do Norte
Pais: Brasil