Betania Leite Ramalho

Formação acadêmica/titulação:

Mestrado: Educação, 1981 - 1985

Instituição de Mestrado: Universidade Federal da Paraíba

Doutorado: Ciências da Educação, 1987 - 1991

Instituição de Doutorado: Universitat Autonoma de Barcelona

Formação inicial:

  • Pedagogia Educação

  • Outra : Tecnólogo em Estatística

Proposta para contribuir para promoção da equidade, qualidade e contemporaneidade da educação pública, por meio de inovação e tecnologia:

Almejo contribuir por meio da formação docente e da profissionalização, ao entender que a sociedade atual do conhecimento é tecnológica, complexa e globalizada. Deste modo, as pesquisas que desenvolvo buscam atentar para a formação de professores, para a inovação educacional, bem como impactar nos processos de gestão, ensino e aprendizagem, por meio de diferentes frentes de ensino, pesquisa e extensão.

A principal contribuição para as redes públicas de ensino seria na área de:

  1. Elaboração e curadoria de conteúdos e recursos educacionais digitais
  2. Formação de professores e gestores para integração de tecnologia
  3. Infraestrutura para uso de tecnologia nas escolas
  4. Visão e planejamento para uso de tecnologia para fins pedagógicos e melhoria de gestão

Já atuou com inovação e tecnologia educacional em parceria com gestores públicos e/ou redes públicas de ensino? Sim

Projetos de maior relevância que atuou anteriormente com inovação e tecnologia educacional junto a gestores públicos e/ou redes públicas de ensino:

Ação/Projeto Objetivo Vigência da Ação/Projeto
EDUCAÇÃO NO TERRITÓRIO INTELIGENTE: CONTEXTOS SÓCIO EDUCATIVOS, VUNERABILIDADES E FATORES PREDITPRES DO (IN)SUCESSO ESCOLAR A pesquisa desenvolve-se por meio de redes colaborativas, interdisciplinares,envolvendo pesquisadores de IES do país e do exterior, de diferentes áreas de conhecimento: Educação, Estatística, Computação e Tecnologia da Informação, assim como professores de escolas públicas, estudantes de graduação e da pós-graduação. Tem como objetivos, desenvolver a plataforma SGeoL-Educ para georeferenciar fatores de elevada influência (geo-demográfica, escolar e cognitiva, social, cultural, familiar, entre outros) no território onde se situa a escola; analisar e dar visibilidade a comportamentos espaciais e multifatoriais de vulnerabilidades que incidem no desempenho/(in)sucesso do alunado do Ensino Fundamental na língua portuguesa e matemática. 20/02/2017
Cartografia Georreferenciada da Vulnerabilidade escolar de alunos da rede estadual do Ensino Fundamental do Rio Grande do Norte. Possibilidades para a gestão pedagógica Desenvolver uma cartografia georreferenciada da vulnerabilidade escolar e situa-a na Plataforma SGeoL-Educ e SIGEduc, com estudos multifatoriais (cognitivas, sociais, econômicas, demográficas, familiares, culturais, entre outras) sobre vulnerabilidades escolar de estudantes do Ensino Fundamental da rede pública do Rio Grande do Norte. 02/01/2019
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E-mail: betania.ramalho.edu@gmail.com

Cidade: Natal

Estado: Rio Grande do Norte

Pais: Brasil

Site: http://lattes.cnpq.br/1326690619078211

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