Almejo contribuir por meio da formação docente e da profissionalização, ao entender que a sociedade atual do conhecimento é tecnológica, complexa e globalizada. Deste modo, as pesquisas que desenvolvo buscam atentar para a formação de professores, para a inovação educacional, bem como impactar nos processos de gestão, ensino e aprendizagem, por meio de diferentes frentes de ensino, pesquisa e extensão.
Pretende-se, principalmente, contribuir no âmbito das políticas públicas educacionais, com foco no desenvolvimento de um modelo de avaliação de programas (intervenções), aplicados em larga escala, denominado "esteira de evidências". Objetiva-se, a partir disto, destacar elementos relevantes para o funcionamento adequado dos programas de larga escala, tendo em vista, qualificar as tomadas de decisões dos gestores nas esferas públicas. Para além disto, o uso da tecnologia, como ferramenta mediadora, pode, em uma etapa posterior à avaliação, auxiliar no desenvolvimento dos próprios programas de larga escala, destacando elementos em comum (e essenciais) para o funcionamento dos mesmos. Sendo assim, entende-se que o desenvolvimento de um modelo de avaliação, a partir do contexto descrito anteriormente, contempla a promoção da equidade, qualidade e contemporaneidade, na Educação Pública.
Apoiando educadores e gestores na organização e planejamento de aulas mediadas pela tecnologia que com alta relevância de conteúdos e ferramentas que apoiem metodologias diversificadas e proporcionem uma experiência incrível de aprendizagem aos estudantes.
Minha principal motivação de pesquisa é que a inovação educacional possa contribuir para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem e da inclusão para redução para da desigualdade social.
Hoje atuamos muito com a tencologia, mas muito mais como consumidores dela. O desafio é desenvolver a competência do Letramento tecnológico para resolução criativa de problemas (outra competência). Não adianta ter só o conhecimento, mas sim como aplicar esse conhecimento para as questões do nosso dia a dia, ou questões complexas. A tecnologia como meio para encontrar as soluções que o mundo está requerendo. Na escola uma das formas é trabalhar por meio de projetos. Projetos não só desenvolvidos pelos alunos, mas pelos gestores, professores. É a aprendizagem em serviço.
Sem soluções abrangentes, pensando na escola como uma gestora de seus recursos e capaz de decidir o melhor investimento para a sua comunidade. Avaliação dos recursos existentes (sempre existe algum) e fazer pequenos testes de uso das tecnologias, pequenos espaços na escola para torná-los maiores. Sempre pensando em alunos protagonistas e capazes de ajudarem uns aos outros, como tutores e autônomos.
Com a melhoria da formação dos professores oferecendo subsídios de metodologias como design thinking, cultura maker, cultura steam, ensino híbrido etc. É necessário aumentar a rede de aprendizagem dos professores com conexões que possam colaborar para sua formação e que acrescente bases para que ele possa melhorar a qualidade do seu ensino. Nosso ideal é trabalhar com cocriação, aproveitando toda a formação dos professores e criando juntos novas possibilidades para que ele se sinta confiante e entenda que o processo de crescimento não significa esquecer tudo que ele aprendeu e sim dar continuidade.
Acredito que a pesquisa científica deve se aproximar da realidade escolar, oferecendo soluções científicas baseada em fatos concretos observados e medidos pelo método científico. Em Sobral, tive a oportunidade de colocar parte dos conceitos da minha tese de doutoramento em prática, ajudando o município a atingir os dois primeiros lugares no ranking nacional do Ideb para anos iniciais e finais do ensino fundamental. Agora com a implementação dos Fablearn Labs, a pesquisa científica também deve estar associada para verificar o impacto no engajamento dos alunos, bem como no seu desempenho acadêmico e socioemocional. Atualmente faço parte do Programa Cientista Chefe (FUNCAP/UFC/SEDUC-CE) sendo responsável pelo desenvolvimento e validação de uma plataforma de avaliação online e de um sistema de ensino adaptativo. No INSPER, sou membro pesquisador do Centro de Educação que teve inicio em 04/2019.