Nesse contexto, almejo contribuir para a educação igualitária para todos, explorando o potencial da ubiquidade, da imersão de multimodalidade, da mobilidade, dos fluxos de informações, da presença transparente dos dispositivos e mídias em convergências exploradas no desenvolvimento do currículo. Promover isso pelas práticas pedagógicas explorando as possibilidades de integração de distintos espaços sociais, de culturas e de trabalho com o conhecimento.
Proporcionando pesquisa e estudos que viabilizem a educacao publica para todos com qualidade e inovacao
Atuo em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias educacionais, buscando ensino de qualidade e inclusão (acessíveis a pessoas com deficiência, equidade de gênero e diversidade) com conteúdos para Ensino Superior. Gostaria de ampliar para o Ensino Básico, principalmente em temáticas relacionadas a STEM e pensamento computacional.
Acredito que minha contribuição seja na integração entre o professor, a(s) ferramenta(s), o(s) conteúdo(s) e os estudantes. Fazer com que as ferramentas, de fato, contribuam para a melhoria da qualidade da educação e a ampliação do conhecimento pelos estudantes.
Minha contribuição visa a possibilitar a introdução de trabalho com competências socioemocionais em ambiente virtual, ou seja, foco meus estudos e esforços no desenvolvimento de um aplicativo com curso e atividades de competências socioemocionais, de forma a preparar e avaliar estudantes e professores, partindo de uma perspectiva qualitativa-quantitativa-qualitativa.
Pretende-se, principalmente, contribuir no âmbito das políticas públicas educacionais, com foco no desenvolvimento de um modelo de avaliação de programas (intervenções), aplicados em larga escala, denominado "esteira de evidências". Objetiva-se, a partir disto, destacar elementos relevantes para o funcionamento adequado dos programas de larga escala, tendo em vista, qualificar as tomadas de decisões dos gestores nas esferas públicas. Para além disto, o uso da tecnologia, como ferramenta mediadora, pode, em uma etapa posterior à avaliação, auxiliar no desenvolvimento dos próprios programas de larga escala, destacando elementos em comum (e essenciais) para o funcionamento dos mesmos. Sendo assim, entende-se que o desenvolvimento de um modelo de avaliação, a partir do contexto descrito anteriormente, contempla a promoção da equidade, qualidade e contemporaneidade, na Educação Pública.
Apoiando educadores e gestores na organização e planejamento de aulas mediadas pela tecnologia que com alta relevância de conteúdos e ferramentas que apoiem metodologias diversificadas e proporcionem uma experiência incrível de aprendizagem aos estudantes.
Através, principalmente de cursos de capacitação e assessoria.
Minha principal motivação de pesquisa é que a inovação educacional possa contribuir para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem e da inclusão para redução para da desigualdade social.
Divulgação e treinamento de professores dos Ensinos Fundamental e Médio para a utilização de TIC em suas aulas, bem como promoção desses professores em sua carreira.
Acredito muito nos espaços de aprendizagem online. Não adianta apresentar a tecnologia aos alunos se não ensinarem o uso e o porquê daquele aprendizado. Os espaços de aprendizagem online podem oferecer motivações simples para que o aprendizado seja realmente efetivado e esteja aberto a outras realidades que estão em todos os lugares hoje. O redesenho das salas de aulas e o acesso a espaços de aprendizagem online podem promover um acesso mais independente aos conteúdos de qualidade, rompendo com as barreiras sociais e econômicas, possibilitando a promoção da equidade. A qualidade poderá estar ligada à formação dos professores, pois estes são essenciais nesta rede de inovação, sem formação não há como promover uma continuidade no desenvolvimento profissional. E a contemporaneidade está em todos os lugares e ações. Saliento que a participação, o protagonismo do estudante é a concretização desta inovação tecnológica, possibilitando reais condições de acesso à cultura, ao ensino, à leitura e à compreensão desta. Compreender a leitura em seus vários suportes é um grande desafio aos alunos da Educação Básica. E esse poderá ser um início de uma grande ação contributiva para que todos possam ter acesso a informações e transformá-las em conhecimento. formação de professores e compreensão de leitura
Atualmente desenvolvendo pesquisas voltadas a "learning analytics", espero que esses estudos permitam oferecer soluções baseadas em tecnologia que favoreçam a aprendizagem e o sucesso acadêmico dos estudantes da educação pública, inclusive licenciandos de universidades públicas.
Auxiliar no processo de compreensão e apropriação das TDIC pelos professores e estudantes das Redes Públicas de Ensino do Brasil
Nos últimos dez anos, tenho me dedicado à implementação de soluções inovadoras em educação, em parceria com o terceiro setor, por meio de programas e projetos focados na formação de gestores educacionais em diferentes Secretarias públicas de Educação do país, estaduais e municipais. Neste sentido, almejo contribuir com publicações e também com o planejamento e implementação de programas educacionais voltados à formação de profissionais de educação com vistas a qualificar os ambientes de aprendizagens para garantir a permanência interessada dos estudantes na escola e por conseguinte melhoria das aprendizagens.
Por meio da formação continuada de professores da Educação Básica, implementada no Programa de Residência Docente do Colégio Pedro II.
Hoje atuamos muito com a tencologia, mas muito mais como consumidores dela. O desafio é desenvolver a competência do Letramento tecnológico para resolução criativa de problemas (outra competência). Não adianta ter só o conhecimento, mas sim como aplicar esse conhecimento para as questões do nosso dia a dia, ou questões complexas. A tecnologia como meio para encontrar as soluções que o mundo está requerendo. Na escola uma das formas é trabalhar por meio de projetos. Projetos não só desenvolvidos pelos alunos, mas pelos gestores, professores. É a aprendizagem em serviço.
Uso das TICS em processos de Gestão Educacional e ensino
Pesquiso sobre tecnologia e inovação, tendo orientado vários alunos em nível de mestrado na temática (já orientei 31 mestres na temática). Meu mestrado e doutorado também foram nesta área. Assim posso contribuir para a discussão da educação publica de qualidade tendo a tecnologia como ferramenta auxiliar nos processos de aprendizagem ativa e educação inclusiva.
Sem soluções abrangentes, pensando na escola como uma gestora de seus recursos e capaz de decidir o melhor investimento para a sua comunidade. Avaliação dos recursos existentes (sempre existe algum) e fazer pequenos testes de uso das tecnologias, pequenos espaços na escola para torná-los maiores. Sempre pensando em alunos protagonistas e capazes de ajudarem uns aos outros, como tutores e autônomos.
Contribuir e colaborar com o grupo