Integrantes da Rede IEB




Aparecida Maria Zem Lopes

Jaú - SP
Mestrado Doutorado

Meu projeto de pesquisa atual na Fatec Jahu tem como tema "As TDIC e a consolidação da educação 4.0: desafios para a adoção do modelo de ensino híbrido no ensino superior tecnológico" e o objetivo principal é propor um modelo de ensino híbrido que possa ser configurado para o ensino superior tecnológico, diante do desafio do retorno das aulas presenciais, após a experiência das aulas remotas, por meio do uso de TDIC.

Betania Leite Ramalho

Natal - RN
Mestrado Doutorado

Almejo contribuir por meio da formação docente e da profissionalização, ao entender que a sociedade atual do conhecimento é tecnológica, complexa e globalizada. Deste modo, as pesquisas que desenvolvo buscam atentar para a formação de professores, para a inovação educacional, bem como impactar nos processos de gestão, ensino e aprendizagem, por meio de diferentes frentes de ensino, pesquisa e extensão.

Douglas Veras e Silva

Recife - PE
Mestrado Doutorado

Através do uso de metodologias científicas e tecnologias da informação para o levantamento e produção de evidências científicas que contribuam para a tomada de decisão dos gestores das redes de ensino.

Eduardo Gomes de Oliveira

Cataguases - MG
Mestrado Doutorado

Desenvolvimento e avaliação de ferramentas educacionais para apoiar o processo de ensino e aprendizagem.

Erika de Azevedo Carvalho

Niterói - RJ
Mestrado

Equidade - Acredito que eu possa contribuir através do meu conhecimento acadêmico e experiência profissional nesse quesito, desde o planejamento dos programas e projetos educacionais até a implementação tecnológica. Reconheço o grande desafio em navegar entre o velho e o novo mundo, hoje antecipado pela tecnologia e sedimentado pelo dinamismo que a tecnologia trouxe aos conteúdos. Porém esse posicionamento não garante nenhuma vitória sobre o processo ensino-aprendizagem, mas sem sombra de dúvida a tecnologia nos permite chegar a vários pontos do mundo, garantindo acesso a todos e dessa forma contribuindo para a promoção da Equidade, entretanto chegar a lugares distantes não significa interagir verdadeiramente com essas comunidades existentes, venho estudando sobre o fabuloso recurso que o Big Data oferece, e assim, no que tange a educação podemos enxergar grandes grupos e subdividi-los em grupos cada vez menores ainda, dessa forma observando alunos e suas carências de maneira cada vez mais assertiva, e ainda trabalhar com dados não estruturados, que são aqueles que traduzem a vida social e comportamental do aluno, permitindo uma análise cada vez mais individualizada, para finalmente garantir um olhar para todos sem que o indivíduo tenha que enquadrar-se, obrigatoriamente, em grupos maiores no tange ao seu apreender. O segundo quesito que é qualidade dos conteúdos e sua disseminação, é um resultante do trabalho supracitado, pois a partir dos interesses suscitados, a riqueza de conteúdos e a interatividades são processos bastante garantidos pelas tecnologias existentes e também pertinentes as possibilidades permitidas pela tecnologia Big Data. Acredito que o terceiro quesito, que é o da contemporaneidade, trata-se de fomentar a capacitação dos "designers" de conteúdos para que possam usar seus talentos no que tange a usabilidade, sem jamais deixar de ouvir os docentes e especialistas que são a "alma" ou o pulsar da educação dos indivíduos. Vale ressaltar, que tenho conhecimento como gestora na área de processos e qualidade e desenvolvi um sistema que tem o propósito de avaliar processos e contribuir, através de indicadores parametrizáveis, para uma gestão dinâmica absolutamente necessária nos tempos atuais. Esse sistema rodou em grandes empresas como HARSCO METALS & MINERAIS e TRANSPETRO.

Flavio Yamamoto

São Paulo - SP
Mestrado

Possuo mais de quinze anos de experiência em Ensino Superior em Cursos de Ciência da Computação (em instiotuições Privadas e Públicas) e em Pesquisa e Desenvolvimento de Ambiente Virtuais de Jogos (Aplicações de Técnicas de Inteligência Artificial em Personagens Sintéticos para formação de equipes com Jogadores Humanos em Jogos de Estratégia). Atualmente, sou responsável por projetos de PD&I na NTU, projetos PIPE-FAPESP para desenvolvimento de Plataforma de Robótica em Nuvem como Solução para Distribuição em Escala de Aplicações Robóticas - Aplicações em Educação, Saúde e Hospitalidade. Acredito que posso contribuir com a equipe do CiEB com a minha experiência (empresarial) em PD&I de Tecnologias Educacionais e atuação em educação (executando uma gama variada de Programas Pilotos: Colégio Visconde de Porto Seguro, Colégio Marista Arquidiocesano, ETECs e FATECs) avaliando as Tecnologias Educacionais e Metodologias envolvendo Práticas Transversais de Aprendizagem por Competências e Habilidades.

Gabriele Greggersen

Niterói - RJ
Mestrado Doutorado Pós doutorado

Através, principalmente de cursos de capacitação e assessoria.

Juliana de Albuquerque Gonçalves Saraiva

João Pessoa - PB
Mestrado Doutorado

Dar suporte à melhoria do processo ensino-aprendizagem com desenvolvimento de softwares educativos para auxiliar a educação inclusiva de alunos com deficiência.

Laércio Elias Pereira

Maceió - AL
Mestrado Doutorado

Ampliando as parcerias do Centro Esportivo Virtual (cev.org.br)

Luciana e Sá Alves

Rio de Janeiro - RJ
Mestrado Doutorado

Contribuição prática - como usar, o que usar, como medir o impacto.

Marcelo Bustamante Chilingue

Rio de Janeiro - RJ
Mestrado

Pretendo contribuir, mediante minhas atuações e inserções em tecnologias assistivas computacionais, para o aprimoramento e, principalmente, fomento da acessibilidade das pessoas com deficiencia visual nas novas tecnologias ofertadas pelo computador. Experiência em desenvolvimento e edição de plataforma MOODLE para cursos na modalidade EaD.

NEILA BATISTA XAVIER

Manaus - AM
Mestrado

Por meio do compartilhamento de conhecimento e conteudo de qualidade, acesso as tecnologias existentes e as novas, e publicacao das praticas em sala de aula, por meio de artigos cientificos.

PRISCILA DA SILVA NEVES LIMA

Terezópolis de Goiás - GO
Mestrado

Meu objetivo é contribuir para melhorar a qualidade da educação do meu país através da informática. O objetivo é estudar, pesquisar e desenvolver modelos tecnológicos que ajudem a elevar os resultados da educação brasileira em rankings mundiais. Para isso, precisamos ter uma compreensão clara do problema, para que as soluções possam ser definidas com base em evidências concretas. É por isso que escolhi estudar mineração de dados educacionais e análise de aprendizado. Com base nesse conhecimento, meu principal objetivo de carreira é me tornar um especialista em dados educacionais e em sua análise, e um dia ser capaz de influenciar e ajudar a definir as políticas educacionais brasileiras.

Ricardo Ramos de Oliveira

Poços de Caldas - MG
Mestrado Doutorado

Contribuir e colaborar com o grupo

Tatiana Sansone Soster

São Paulo - SP
Mestrado Doutorado

Entendo que quando já existe um sistema educacional público vigente o primeiro passo é compreende-lo para posteriormente pensar nas ações. Portanto, todo esse processo contínuo (diagnóstico, proposta de projetos/ações, implantação, acompanhamento/controle, avaliação - PDCA - plan, do, check, act) deve ser realizado considerando os valores de equidade, qualidade e contemporaneidade (premissas) a partir de práticas inovadoras, principalmente na gestão das pessoas e projetos, com o apoio das tecnologias.

Thiago Simon Marques

Votorantim - SP
Mestrado Doutorado Pós doutorado

Minha contribuição se concentra em atividades de pesquisa e ensino que favoreçam um ambiente de praticas inovadoras e pedagogias ativas mediadas por tecnologia nos ambientes escolares. Espero que minha experiência possa acrescentar nas discussões da rede potencializando as parcerias e fortalecendo as ações conjuntas.

William de Souz Santos

Salvador - BA
Mestrado Doutorado Pós doutorado

Contribuir na formação inicial e continuada de profissionais da área de pedagogia e matemática envolvendo tecnologias digitais; Contribuir no desenvolvimento de práticas, metodologias e artefatos tecnológicos para o ensino de matemática nos diversos níveis de ensino.

Carregando...