Atuando como facilitador, estimulador e desenvolvedor de acoes que proporcionem programas educativos e estruturas educacionais que atendam as demanda e as carencias apresentadas na sociedade.
Fui fundador do Nucleo de Excelencia em Tecnologias Sociais, que pertence a Universidade Federal de Alagoas, que visa desenvolver Tecnologias Sociais tanto voltadas para a Educacao quanto para a Saude. Nesse nucleo temos tecnologias que podem ser utilizadas de forma aplicada na educacao de areas estrategicas para o Pais, por exemplo, ensino de sustentabilidade para o ensino fundamental. Alem disso, tambem sou socio fundador da Empresa MeuTutor, que visa desenvolver produtos voltados para a educacao. No momento essa empresa possui clientes para a rede privada, no entanto, no momento atual, nao temos um modelo de negocio para o ensino publico.
Concebendo modelos de ambientes de aprendizagem distribuidos com licenca livre para tornar a adocao por redes publicas de ensino sustentaveis do ponto de vista financeiro e de formacao de professores.
Estou engajado na mobilizacao para a construcao de novo projeto educacional alinhado aos objetivos da Republica, expresso no artigo 3 da Constituicao da Republica Federativa do Brasil.
Tratar hoje do direito à uma educação pública de qualidade implica necessariamente em promover uma educação aberta, ou seja, uma educação que busca alternativas sustentáveis para algumas das barreiras que se apresentam na construção dessa educação. Nesse sentido, o acesso ao conhecimento, inovação das práticas pedagógicas e também, o uso de recursos e serviços que estreitam essa troca e a construção colaborativa do saber são fundamentais. Para isso inovação e tecnologia são fundamentais, pois contribuem diretamente com esta construção, com a melhora do processo de ensino e aprendizagem, aproximando o conhecimento aprendido na escola com a realidade atual em que a sociedade vive. É preciso galgar uma nova cultura onde se entende a escola de hoje além de um espaço com cujo objetivo principal é transmitir conhecimentos e adquirir competências valorizadas no mercado. A escola deve envolver a preparação para a vida em sociedade. Uma sociedade cada vez mais tecnológica. Acredito que para essa construção, de uma educação aberta, é preciso o engajamento e o diálogo entre Estado e diversos setores da sociedade civil, bem como uma mudança cultural na formação de professores.
Minha experiencia e conhecimento teorico podem auxiliar nesta promocao da equidade, qualidade e contemporaneidade da educacao publica, utilizando a inovacao metodologica e tecnologica na educacao.
Através da automação de ideias inovadoras por meio do uso de tecnologia da informação, do aprendizado baseado em problemas e da gamificação.
Essa proposta de pesquisa esta vinculada ao coletivo da linha de pesquisa Didatica das Ciencias Naturais e Matematica do PPGECIM e seu principal objetivo e investigar a contribuicao de uma abordagem de educacao cientifica voltada a cultura Maker na pratica pedagogica de professores da educacao basica, fomentando possibilidades de interlocucao entre ensino e pesquisa que poderao qualificar a presente investigacao. Alem destas acoes, articulamos acoes de ensino, pesquisa e extensao com cursos de licenciatura, na graduacao, o que favorece a participacao de futuros professores em formacao inicial. Alem disso essa investigacao compartilha em sua problematica de pesquisa, questoes ligadas a melhoria da formacao continuada de professores da rede publica de ensino buscando ampliar o repertorio cientifico e cultural dos docentes envolvidos. Em projetos anteriores (de extensao e de pesquisa), desenvolvidos nos espacos da FURB, especialmente no LIE, Laboratorio de Instrumentacao de Ensino; LIFE , Laboratorio Interdisciplinar de Formacao de Educadores; LENQUI, Laboratorio de Ensino de Quimica, ha uma procura de profissionais da Educacao por subsidios pedagogicos para o desenvolvimento de metodologias diferenciadas nas escolas, como orientacoes para o planejamento das acoes; materiais para emprestimos; desenvolvimento de praticas educativas com seus estudantes nesses laboratorios; producao de objetos (digitais) de aprendizagem, orientacoes para escrita de suas experiencias para envio a concursos e revistas de divulgacao de relatos pedagogicos, dentre outras. Dessas experiencias formativas, tambem, surgiram propostas de pesquisas que sempre integraram coletivos desses laboratorios (docentes, academicos e bolsistas) e coletivos das escolas. Alem deles, nesse ano, a FURB, em uma parceria com a Secretaria de Educacao Estado de Santa Catarina- Gerencia de Tecnologias Educacionais e Inovacao e o Centro de Inovacao para Educacao Brasileira, passa a incluir dentre seus ambientes, o EfeX, Espaco de Formacao e Experimentacao em Tecnologias para Professores, com foco especialmente na cultura Maker de inovacao educacional. Considerando esses espacos em suas especificidades, propomos, pela extensao, a sua nucleacao na criacao de um espaco hibrido que inclui a Escola e espacos de Educacao Nao formal/Nao Escolar para formacao docente.
jjgjgjgjgj
Atuo no campo da educacao por meio de programas e projetos de formacao, consultoria, assessoria e avaliacao de acoes que contribuam na melhoria dos processos e dos resultados de ensino e aprendizagem. Considerando essa trajetoria, faz alguns anos que venho constituindo para o uso de experiencias exitosas e multiplicaveis de experiencias que possam ter uma capilaridade para gerar acoes e resultados para um numero maior de pessoas. Essa perspectiva tem me levado a considerar a organizacao de acoes que possam ser legalizadas por meio das Politicas Publicas, para a construcao de redes que possam atuar e construir significados plurais. Toda apropriacao no que se refere a uma tecnologia funcional para uma alteracao de uma politica de governo para de estado trata-se da maneira como aprendemos a olhar resultados e criar oportunidades. Eu acredito muito nisso!
Levando o conhecimento cientifico para alem dos muros da universidade, envolvendo os diversos atores da comunidade educativa local e regional nas acoes realizadas na area de Informatica e Educacao.
Atraves de trocas de experiencias, cursos de formacao docente, capacitacao para uso de tecnologia na educacao
Elaboração, Divulgação e Execução de Projetos que envolvem tecnologias no sentido de democratizar o uso das mesmas, permitindo sobretudo o acesso a oportunidades de aquisição do conhecimento pelas vias tecnológicas para todos que fazem parte da Educação.
Conscientizacao da importancia do desenvolvimento do Pensamento Computacional, desde crianca, atraves de palestras e formacoes para estudantes e professores. O Pensamento Computacional e uma habilidade fundamental para qualquer pessoa, independentemente da area e traz diversos beneficios no ambito empregaticio, na transversalidade das areas do conhecimento, na alfabetizacao digital, no trabalho em equipe, no aumento da produtividade, na inclusao de minorias, na diminuicao das limitacoes fisicas e na compreensao do mundo em que vivemos atualmente.
Por meio da inserção de atividades em que o aluno consiga produzir artefatos digitais de modo a aprofundar o conhecimento escolar, exercer a autoria, a cooperação e a desenvolver o senso criativo e crítico dentro da cultura digital.
Enquanto Docente de futuros pedagogo(a)s busco trabalhar com meus discentes e orientando(a)s o uso das tecnologias em projetos interdisciplinares e lúdicos, com foco na inclusão social, com o olhar ético e em construções compartilhadas.
Desenvolvimento de metodologias inovadoras ou com a utilizacao de CRED. Desenvolvimento de pesquisas na area de TDIC, para uso em sala de aula ou em situacoes de aprendizagem formal, nao formal e informal. Investigar processos cognitivos basicos de ensino-aprendizagem e de construcao de conhecimento em contextos multi e interdisciplinar com a utilizacao de jogos digitais e gamificacao e suas relacoes com os distintos espacos de aprendizagem. Estuda os fundamentos, condicoes e perspectivas decorrentes do desenvolvimento de tecnologias digitais aplicadas ao desenvolvimento do conhecimento.
Possuo mais de quinze anos de experiência em Ensino Superior em Cursos de Ciência da Computação (em instiotuições Privadas e Públicas) e em Pesquisa e Desenvolvimento de Ambiente Virtuais de Jogos (Aplicações de Técnicas de Inteligência Artificial em Personagens Sintéticos para formação de equipes com Jogadores Humanos em Jogos de Estratégia). Atualmente, sou responsável por projetos de PD&I na NTU, projetos PIPE-FAPESP para desenvolvimento de Plataforma de Robótica em Nuvem como Solução para Distribuição em Escala de Aplicações Robóticas - Aplicações em Educação, Saúde e Hospitalidade. Acredito que posso contribuir com a equipe do CiEB com a minha experiência (empresarial) em PD&I de Tecnologias Educacionais e atuação em educação (executando uma gama variada de Programas Pilotos: Colégio Visconde de Porto Seguro, Colégio Marista Arquidiocesano, ETECs e FATECs) avaliando as Tecnologias Educacionais e Metodologias envolvendo Práticas Transversais de Aprendizagem por Competências e Habilidades.