Integrantes da Rede IEB




Adriana Moreira da Rocha Veiga

Santa Maria - RS
Mestrado Doutorado

A minha contribuicao se da por meio de uma visao indissociada de educacao superior como ensino, pesquisa e extensao, aproximando a Universidade das comunidades escolares. Decorre dai a minha propria producao cientifica. Acredito na formacao inicial e continuada dos professores e gestores escolares, integrando as tecnologias digitais como mediadoras nos processos de aprendizagem, consolidando-as, deste modo, como tecnologias cognitivas.

Alan Pedro

Maceió - AL
Mestrado Doutorado

Fui fundador do Nucleo de Excelencia em Tecnologias Sociais, que pertence a Universidade Federal de Alagoas, que visa desenvolver Tecnologias Sociais tanto voltadas para a Educacao quanto para a Saude. Nesse nucleo temos tecnologias que podem ser utilizadas de forma aplicada na educacao de areas estrategicas para o Pais, por exemplo, ensino de sustentabilidade para o ensino fundamental. Alem disso, tambem sou socio fundador da Empresa MeuTutor, que visa desenvolver produtos voltados para a educacao. No momento essa empresa possui clientes para a rede privada, no entanto, no momento atual, nao temos um modelo de negocio para o ensino publico.

Alex Sandro Gomes

Recife - PE
Mestrado Doutorado

Concebendo modelos de ambientes de aprendizagem distribuidos com licenca livre para tornar a adocao por redes publicas de ensino sustentaveis do ponto de vista financeiro e de formacao de professores.

Ana Carolina Costa de Oliveira

João Pessoa - PB
Mestrado

Andre Raabe

Itajaí - SC
Mestrado Doutorado Pós doutorado

Auxiliando a repensar a escola para que ele se torne um ambiente de praticas inovadoras e pedagogias ativas mediadas por tecnologia.

Beto Silva

São Paulo - SP
Mestrado

Atuo no campo da educacao por meio de programas e projetos de formacao, consultoria, assessoria e avaliacao de acoes que contribuam na melhoria dos processos e dos resultados de ensino e aprendizagem. Considerando essa trajetoria, faz alguns anos que venho constituindo para o uso de experiencias exitosas e multiplicaveis de experiencias que possam ter uma capilaridade para gerar acoes e resultados para um numero maior de pessoas. Essa perspectiva tem me levado a considerar a organizacao de acoes que possam ser legalizadas por meio das Politicas Publicas, para a construcao de redes que possam atuar e construir significados plurais. Toda apropriacao no que se refere a uma tecnologia funcional para uma alteracao de uma politica de governo para de estado trata-se da maneira como aprendemos a olhar resultados e criar oportunidades. Eu acredito muito nisso!

Camila Pereira

São Paulo - SP
Mestrado

Eu gostaria de ajudar a implementar metodologias ativas, que incluem o uso de tecnologia, e de ajudar a incluir a tecnologia de forma significativa na sala de aula. Enxergo na tecnologia o potencial para construir uma educação que leva em consideração o desenvolvimento cognitivo, social e emocional dos estudantes, além de promover a participação cidadã em um mundo cada vez mais conectado. Neste momento, o que mais procuro são formas de levar os resultados de pesquisas e o desenvolvimento tecnológico para as práticas de sala de aula.

Cassia Cordeiro Furtado

São Luís - MA
Mestrado Doutorado Pós doutorado

Sou desenvolvedora do aplicativo de literatura infantil, TecTeca, e desejo disponibilizar para o sistema público de ensino a fim de incentivar as competências literárias na comunidade discente, do Ensino Fundamental !. Estou em fase final do Estágio Pós-Doutoral onde pesquiso sobre a relação entre as mídias dinâmicas e o processo de leitura em aplicativo, tendo como objetivo principal compreender o comportamento do usuário no processo de leitura em aplicativos de literatura-serviço.

Charles Andryê Galvão Madeira

Natal - RN
Mestrado Doutorado Pós doutorado

A minha contribuição tem base na minha formação no contexto da área de computação, particularmente na subáreas de programação, jogos digitais e inteligência artificial, que me permitiram ganhar inspiração para a sua aplicação no contexto da educação. A experiência que obtive nos últimos anos como professor do magistério superior, por meio do ensino, pesquisa e extensão, coordenando projetos visando buscar soluções para ajudar a mudar a realidade do baixo nível de qualificação dos jovens ingressantes do Ensino Superior, criou uma grande inquietude pela constatação que a única forma seria modificando a realidade atual do Ensino Básico. Por esta razão, passei a direcionar grande parte das minhas pesquisas para o processo de formação de professores no uso das tecnologias em sala de aula. Neste sentido, coordenei a criação de um Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Inovação em Tecnologias Educacionais, a nível de mestrado Profissional, o qual atualmente sou coordenador, para formar professores do Ensino Básico no contexto das tecnologias educacionais. Concentro grande parte dos meus esforços para levar os jogos digitais, a gamificação e o pensamento computacional para as escolas. Acredito que a formação de professores é o fator principal para que possa haver uma mudança de mentalidade que permita levar a educação para um novo patamar, adaptando-se às novas demandas da sociedade e do mercado de trabalho.

Cristiane Koehler

São Leopoldo - RS
Mestrado Doutorado

A minha principal contribuicao para a educacao publica no Brasil e fomentar a formacao de professores e criar uma rede de professores inovadores.

Eduardo Henrique da Silva Aranha

Parnamirim - RN
Mestrado Doutorado

Investigar como jogos digitais e sistemas tutores inteligentes podem contribuir para os processos de ensino, avaliacao e aprendizagem no ensino basico, principalmente no tocante ao pensamento computacional e Matematica.

ERICA DE CÁSSIA MODESTO COUTRIM

Salvador - BA
Mestrado Doutorado

Minha contribuição visa a possibilitar a introdução de trabalho com competências socioemocionais em ambiente virtual, ou seja, foco meus estudos e esforços no desenvolvimento de um aplicativo com curso e atividades de competências socioemocionais, de forma a preparar e avaliar estudantes e professores, partindo de uma perspectiva qualitativa-quantitativa-qualitativa.

Flavio Yamamoto

São Paulo - SP
Mestrado

Possuo mais de quinze anos de experiência em Ensino Superior em Cursos de Ciência da Computação (em instiotuições Privadas e Públicas) e em Pesquisa e Desenvolvimento de Ambiente Virtuais de Jogos (Aplicações de Técnicas de Inteligência Artificial em Personagens Sintéticos para formação de equipes com Jogadores Humanos em Jogos de Estratégia). Atualmente, sou responsável por projetos de PD&I na NTU, projetos PIPE-FAPESP para desenvolvimento de Plataforma de Robótica em Nuvem como Solução para Distribuição em Escala de Aplicações Robóticas - Aplicações em Educação, Saúde e Hospitalidade. Acredito que posso contribuir com a equipe do CiEB com a minha experiência (empresarial) em PD&I de Tecnologias Educacionais e atuação em educação (executando uma gama variada de Programas Pilotos: Colégio Visconde de Porto Seguro, Colégio Marista Arquidiocesano, ETECs e FATECs) avaliando as Tecnologias Educacionais e Metodologias envolvendo Práticas Transversais de Aprendizagem por Competências e Habilidades.

IG IBERT BITTENCOURT SANTANA PINTO

Maceió - AL
Mestrado Doutorado Pós doutorado

No apoio a gestores no diagnostico, planejamento e implementacao de tecnologias educacionais.

Julia Zanetti Rocca

Rondonópolis - MT
Mestrado Doutorado Pós doutorado

Pretendo atuar no desenvolvimento e validação de tecnologias educacionais por meio de protocolos de pesquisa que evidenciem sua efetividade e eficácia.

Juliana de Albuquerque Gonçalves Saraiva

João Pessoa - PB
Mestrado Doutorado

Dar suporte à melhoria do processo ensino-aprendizagem com desenvolvimento de softwares educativos para auxiliar a educação inclusiva de alunos com deficiência.

Leandro Marques Queiros

Recife - PE
Mestrado Doutorado

Os esforcos atuais estao em direcao ao perfil do professor, principalmente, aqueles que possuem baixo conhecimento tecnologico. Nesse sentido, buscamos a concepcao e integracao de plataformas para que esses professores possam projetar plano de aula e executa-lo em sala de aula, independentemente do ambiente.

Leonardo Brandao Marques

Maceió - AL
Mestrado Doutorado Pós doutorado

Pretendo direcionar minhas pesquisas para o desenvolvimento e avaliacao de sistemas informatizados de capacitacao de professores para o trabalho com criancas com necessidades especiais. Aproveitando da minha experiencia previa com capacitacao de professores para o uso de sistemas assistivos de alfabetizacao.

Lilian Bacich

São Paulo - SP
Mestrado Doutorado

.

luci ferraz de mello

São Paulo - SP
Mestrado Doutorado Pós doutorado

Auxiliar no processo de compreensão e apropriação das TDIC pelos professores e estudantes das Redes Públicas de Ensino do Brasil

Carregando...