Integrantes da Rede IEB




Adriana Moreira da Rocha Veiga

Santa Maria - RS
Mestrado Doutorado

A minha contribuicao se da por meio de uma visao indissociada de educacao superior como ensino, pesquisa e extensao, aproximando a Universidade das comunidades escolares. Decorre dai a minha propria producao cientifica. Acredito na formacao inicial e continuada dos professores e gestores escolares, integrando as tecnologias digitais como mediadoras nos processos de aprendizagem, consolidando-as, deste modo, como tecnologias cognitivas.

Alex Sandro Gomes

Recife - PE
Mestrado Doutorado

Concebendo modelos de ambientes de aprendizagem distribuidos com licenca livre para tornar a adocao por redes publicas de ensino sustentaveis do ponto de vista financeiro e de formacao de professores.

Andre Raabe

Itajaí - SC
Mestrado Doutorado Pós doutorado

Auxiliando a repensar a escola para que ele se torne um ambiente de praticas inovadoras e pedagogias ativas mediadas por tecnologia.

Beto Silva

São Paulo - SP
Mestrado

Atuo no campo da educacao por meio de programas e projetos de formacao, consultoria, assessoria e avaliacao de acoes que contribuam na melhoria dos processos e dos resultados de ensino e aprendizagem. Considerando essa trajetoria, faz alguns anos que venho constituindo para o uso de experiencias exitosas e multiplicaveis de experiencias que possam ter uma capilaridade para gerar acoes e resultados para um numero maior de pessoas. Essa perspectiva tem me levado a considerar a organizacao de acoes que possam ser legalizadas por meio das Politicas Publicas, para a construcao de redes que possam atuar e construir significados plurais. Toda apropriacao no que se refere a uma tecnologia funcional para uma alteracao de uma politica de governo para de estado trata-se da maneira como aprendemos a olhar resultados e criar oportunidades. Eu acredito muito nisso!

Camila Pereira

São Paulo - SP
Mestrado

Eu gostaria de ajudar a implementar metodologias ativas, que incluem o uso de tecnologia, e de ajudar a incluir a tecnologia de forma significativa na sala de aula. Enxergo na tecnologia o potencial para construir uma educação que leva em consideração o desenvolvimento cognitivo, social e emocional dos estudantes, além de promover a participação cidadã em um mundo cada vez mais conectado. Neste momento, o que mais procuro são formas de levar os resultados de pesquisas e o desenvolvimento tecnológico para as práticas de sala de aula.

Cassia Cordeiro Furtado

São Luís - MA
Mestrado Doutorado Pós doutorado

Sou desenvolvedora do aplicativo de literatura infantil, TecTeca, e desejo disponibilizar para o sistema público de ensino a fim de incentivar as competências literárias na comunidade discente, do Ensino Fundamental !. Estou em fase final do Estágio Pós-Doutoral onde pesquiso sobre a relação entre as mídias dinâmicas e o processo de leitura em aplicativo, tendo como objetivo principal compreender o comportamento do usuário no processo de leitura em aplicativos de literatura-serviço.

Cristiane Koehler

São Leopoldo - RS
Mestrado Doutorado

A minha principal contribuicao para a educacao publica no Brasil e fomentar a formacao de professores e criar uma rede de professores inovadores.

ERICA DE CÁSSIA MODESTO COUTRIM

Salvador - BA
Mestrado Doutorado

Minha contribuição visa a possibilitar a introdução de trabalho com competências socioemocionais em ambiente virtual, ou seja, foco meus estudos e esforços no desenvolvimento de um aplicativo com curso e atividades de competências socioemocionais, de forma a preparar e avaliar estudantes e professores, partindo de uma perspectiva qualitativa-quantitativa-qualitativa.

Flavio Yamamoto

São Paulo - SP
Mestrado

Possuo mais de quinze anos de experiência em Ensino Superior em Cursos de Ciência da Computação (em instiotuições Privadas e Públicas) e em Pesquisa e Desenvolvimento de Ambiente Virtuais de Jogos (Aplicações de Técnicas de Inteligência Artificial em Personagens Sintéticos para formação de equipes com Jogadores Humanos em Jogos de Estratégia). Atualmente, sou responsável por projetos de PD&I na NTU, projetos PIPE-FAPESP para desenvolvimento de Plataforma de Robótica em Nuvem como Solução para Distribuição em Escala de Aplicações Robóticas - Aplicações em Educação, Saúde e Hospitalidade. Acredito que posso contribuir com a equipe do CiEB com a minha experiência (empresarial) em PD&I de Tecnologias Educacionais e atuação em educação (executando uma gama variada de Programas Pilotos: Colégio Visconde de Porto Seguro, Colégio Marista Arquidiocesano, ETECs e FATECs) avaliando as Tecnologias Educacionais e Metodologias envolvendo Práticas Transversais de Aprendizagem por Competências e Habilidades.

Juliana de Albuquerque Gonçalves Saraiva

João Pessoa - PB
Mestrado Doutorado

Dar suporte à melhoria do processo ensino-aprendizagem com desenvolvimento de softwares educativos para auxiliar a educação inclusiva de alunos com deficiência.

Leandro Marques Queiros

Recife - PE
Mestrado Doutorado

Os esforcos atuais estao em direcao ao perfil do professor, principalmente, aqueles que possuem baixo conhecimento tecnologico. Nesse sentido, buscamos a concepcao e integracao de plataformas para que esses professores possam projetar plano de aula e executa-lo em sala de aula, independentemente do ambiente.

Lilian Bacich

São Paulo - SP
Mestrado Doutorado

.

luci ferraz de mello

São Paulo - SP
Mestrado Doutorado Pós doutorado

Auxiliar no processo de compreensão e apropriação das TDIC pelos professores e estudantes das Redes Públicas de Ensino do Brasil

Luciana Polonen

São Paulo - SP
Mestrado

Gostaria que minha principal contribuicao fosse em termos de pesquisa e acessoria a produtos digitais para colocar professores e estudantes como usuarios ativos. Outra contribuicao e tambem relacionado a colaborar em criacao de curriculos de formacao de professores, curriculos que fometem a independencia intelectual para educadores em escolas publicas.

Luiz Augusto Matos da Silva

Rio Branco - AC
Mestrado Doutorado

Propondo e gerando projetos que contribuam para a geracao de conhecimento e formacao nos ensinos basico e superior publico brasileiro.

MÁRIO ANDRÉ DE FREITAS FARIAS

Aracaju - SE
Mestrado Doutorado

Contrubuir com investigações e produtos educacionais na área de educação inclusiva para deficientes auditivos e visuais.

PRISCILA DA SILVA NEVES LIMA

Terezópolis de Goiás - GO
Mestrado

Meu objetivo é contribuir para melhorar a qualidade da educação do meu país através da informática. O objetivo é estudar, pesquisar e desenvolver modelos tecnológicos que ajudem a elevar os resultados da educação brasileira em rankings mundiais. Para isso, precisamos ter uma compreensão clara do problema, para que as soluções possam ser definidas com base em evidências concretas. É por isso que escolhi estudar mineração de dados educacionais e análise de aprendizado. Com base nesse conhecimento, meu principal objetivo de carreira é me tornar um especialista em dados educacionais e em sua análise, e um dia ser capaz de influenciar e ajudar a definir as políticas educacionais brasileiras.

Tatiana Sansone Soster

São Paulo - SP
Mestrado Doutorado

Entendo que quando já existe um sistema educacional público vigente o primeiro passo é compreende-lo para posteriormente pensar nas ações. Portanto, todo esse processo contínuo (diagnóstico, proposta de projetos/ações, implantação, acompanhamento/controle, avaliação - PDCA - plan, do, check, act) deve ser realizado considerando os valores de equidade, qualidade e contemporaneidade (premissas) a partir de práticas inovadoras, principalmente na gestão das pessoas e projetos, com o apoio das tecnologias.

Thomaz Edson Veloso da Silva

Fortaleza - CE
Mestrado Doutorado Pós doutorado

Acredito que a pesquisa científica deve se aproximar da realidade escolar, oferecendo soluções científicas baseada em fatos concretos observados e medidos pelo método científico. Em Sobral, tive a oportunidade de colocar parte dos conceitos da minha tese de doutoramento em prática, ajudando o município a atingir os dois primeiros lugares no ranking nacional do Ideb para anos iniciais e finais do ensino fundamental. Agora com a implementação dos Fablearn Labs, a pesquisa científica também deve estar associada para verificar o impacto no engajamento dos alunos, bem como no seu desempenho acadêmico e socioemocional. Atualmente faço parte do Programa Cientista Chefe (FUNCAP/UFC/SEDUC-CE) sendo responsável pelo desenvolvimento e validação de uma plataforma de avaliação online e de um sistema de ensino adaptativo. No INSPER, sou membro pesquisador do Centro de Educação que teve inicio em 04/2019.

Valguima Victoria Viana Aguiar Odakura

Dourados - MS
Mestrado Doutorado

Participar da rede de inovação em parceria com atores da educação pública é um grande desafio. Almejo direcionar as pesquisas já realizadas no âmbito da universidade para atender as demandas das escolas públicas, podendo, dessa forma, contribuir especificamente nas necessidades locais das escolas. O fato desse processo ser concebido dentro de uma rede é bastante animador, uma vez que contar com experiências e relatos de parcerias de sucesso pode facilitar e alavancar o desenvolvimento das ações necessárias.

Carregando...