Através da automação de ideias inovadoras por meio do uso de tecnologia da informação, do aprendizado baseado em problemas e da gamificação.
Auxiliando a repensar a escola para que ele se torne um ambiente de praticas inovadoras e pedagogias ativas mediadas por tecnologia.
Eu gostaria de ajudar a implementar metodologias ativas, que incluem o uso de tecnologia, e de ajudar a incluir a tecnologia de forma significativa na sala de aula. Enxergo na tecnologia o potencial para construir uma educação que leva em consideração o desenvolvimento cognitivo, social e emocional dos estudantes, além de promover a participação cidadã em um mundo cada vez mais conectado. Neste momento, o que mais procuro são formas de levar os resultados de pesquisas e o desenvolvimento tecnológico para as práticas de sala de aula.
A minha contribuição tem base na minha formação no contexto da área de computação, particularmente na subáreas de programação, jogos digitais e inteligência artificial, que me permitiram ganhar inspiração para a sua aplicação no contexto da educação. A experiência que obtive nos últimos anos como professor do magistério superior, por meio do ensino, pesquisa e extensão, coordenando projetos visando buscar soluções para ajudar a mudar a realidade do baixo nível de qualificação dos jovens ingressantes do Ensino Superior, criou uma grande inquietude pela constatação que a única forma seria modificando a realidade atual do Ensino Básico. Por esta razão, passei a direcionar grande parte das minhas pesquisas para o processo de formação de professores no uso das tecnologias em sala de aula. Neste sentido, coordenei a criação de um Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Inovação em Tecnologias Educacionais, a nível de mestrado Profissional, o qual atualmente sou coordenador, para formar professores do Ensino Básico no contexto das tecnologias educacionais. Concentro grande parte dos meus esforços para levar os jogos digitais, a gamificação e o pensamento computacional para as escolas. Acredito que a formação de professores é o fator principal para que possa haver uma mudança de mentalidade que permita levar a educação para um novo patamar, adaptando-se às novas demandas da sociedade e do mercado de trabalho.
Nesse contexto, almejo contribuir para a educação igualitária para todos, explorando o potencial da ubiquidade, da imersão de multimodalidade, da mobilidade, dos fluxos de informações, da presença transparente dos dispositivos e mídias em convergências exploradas no desenvolvimento do currículo. Promover isso pelas práticas pedagógicas explorando as possibilidades de integração de distintos espaços sociais, de culturas e de trabalho com o conhecimento.
Proporcionando pesquisa e estudos que viabilizem a educacao publica para todos com qualidade e inovacao
Propor caminhos para uma apropriacao das tecnologias em praticas pedagogicas de forma critica, autonoma e responsavel, identificando percursos alinhados as realidades locais.
Possuo mais de quinze anos de experiência em Ensino Superior em Cursos de Ciência da Computação (em instiotuições Privadas e Públicas) e em Pesquisa e Desenvolvimento de Ambiente Virtuais de Jogos (Aplicações de Técnicas de Inteligência Artificial em Personagens Sintéticos para formação de equipes com Jogadores Humanos em Jogos de Estratégia). Atualmente, sou responsável por projetos de PD&I na NTU, projetos PIPE-FAPESP para desenvolvimento de Plataforma de Robótica em Nuvem como Solução para Distribuição em Escala de Aplicações Robóticas - Aplicações em Educação, Saúde e Hospitalidade. Acredito que posso contribuir com a equipe do CiEB com a minha experiência (empresarial) em PD&I de Tecnologias Educacionais e atuação em educação (executando uma gama variada de Programas Pilotos: Colégio Visconde de Porto Seguro, Colégio Marista Arquidiocesano, ETECs e FATECs) avaliando as Tecnologias Educacionais e Metodologias envolvendo Práticas Transversais de Aprendizagem por Competências e Habilidades.
Qualidade em educacao e algo complexo de ser discutido pois exige equidade, democratizacao e atualizacao constante.
Espero compartilhar minhas vivencias e aprendizados para contribuir com o ecossitema educacional brasileiro e participar das pautas que tenham relevancia para o mesmo. Estou embarcando em uma jornada de pesquisa onde pretendo trazer referencias e contribuicoes importantes para apoiar as redes na construcoes dos seus curriculos.
Meu objetivo e promover acoes de capacitacao e formacao de professores que atuam na rede publica de ensino, proporcionando inclusao e literacidade digitais e tecnologica para esses professores.
Tenho interesse em investigar o uso de tecnologias aplicada ao ensino, mais especificamente a construcao de materiais instrucionais. Cada vez mais o ensino esta sendo associado ao uso de novas tecnologias. No entanto, ainda e possivel questionar qual a melhor forma de se apresentar um conteudo educacional no ensino suportado por computador. O uso de visualizacoes graficas e um recurso que tem provado beneficiar o aprendizado. Durante o mestrado investiguei o uso de infograficos como materiais instrucionais no lugar de materiais tradicionais em uma secao de aprendizagem online, tendo resultados solidos obtidos atraves de experimentos. Meu objetivo e prosseguir e aprofundar essa pesquisa, desenvolvendo materiais educacionais baseados em infograficos que tragam beneficios para o ensino-aprendizagem.
Os esforcos atuais estao em direcao ao perfil do professor, principalmente, aqueles que possuem baixo conhecimento tecnologico. Nesse sentido, buscamos a concepcao e integracao de plataformas para que esses professores possam projetar plano de aula e executa-lo em sala de aula, independentemente do ambiente.
Pretendo direcionar minhas pesquisas para o desenvolvimento e avaliacao de sistemas informatizados de capacitacao de professores para o trabalho com criancas com necessidades especiais. Aproveitando da minha experiencia previa com capacitacao de professores para o uso de sistemas assistivos de alfabetizacao.
.
Auxiliar no processo de compreensão e apropriação das TDIC pelos professores e estudantes das Redes Públicas de Ensino do Brasil
Pretendo contribuir, mediante minhas atuações e inserções em tecnologias assistivas computacionais, para o aprimoramento e, principalmente, fomento da acessibilidade das pessoas com deficiencia visual nas novas tecnologias ofertadas pelo computador. Experiência em desenvolvimento e edição de plataforma MOODLE para cursos na modalidade EaD.
Por meio da formação continuada de professores da Educação Básica, implementada no Programa de Residência Docente do Colégio Pedro II.
O uso consciente das diferentes tecnologias e um tema que vem ganhando bastante importancia na Educacao. Se por um lado a tecnologia pode favorecer a aprendizagem e ampliar as formas de relacao dos estudantes com a construcao do conhecimento, sua ausencia ou insuficiencia pode aumentar ainda mais a desigualdade no acesso aos bens culturais, fundamentais para o desenvolvimento da sociedade. Para tanto, e preciso que os alunos usem as tecnologias de maneira reflexiva e etica, levando-se em consideracao seus diferentes aspectos na resolucao dos problemas presentes na vida humana. Tal fato, depende de professores que, nao so conhecam e dominem tecnologias relevantes para seus alunos, como tambem que sejam capazes de promover discussoes sobre seus impactos para o homem e para a sociedade, por meio de praticas inovadoras, coerentes com as diferentes demandas socioculturais. Nesse contexto, minha experiencia como professora e pesquisadora de ensino de ciencias, com o foco nas relacoes entre Ciencias, Tecnologia e Sociedade (CTS), podera ter valia na formacao de tais professores, de modo a contemplar as necessidades singulares de cada contexto escolar.