As secretarias de educação participantes seguem com o compromisso de avançar na adoção de tecnologias na rede após encerramento do programa de assessoria técnica do CIEB.
Após uma trajetória de dois anos apoiando 12 redes de ensino a adotarem a tecnologia em suas escolas, o Programa de Gestão de Inovação e Tecnologia na Rede de Ensino encerrou sua jornada de assessoria neste mês de junho, durante encontro virtual.
A iniciativa foi realizada em parceria com o IGM (Instituto General Motors) e a RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa) e teve como objetivo fortalecer as equipes das Secretarias de Educação para que estabeleçam um processo contínuo de planejamento e execução das ações de tecnologia na rede.
Para tanto, foram formados os Grupos de Inovação e Tecnologia (GIT) composto por uma grupo multidisciplinar de técnicos indicados pelas secretarias participantes.
“Gostaria de agradecer a vocês por toda a dedicação e tempo. A gente sabe o quanto foi desafiador conciliar uma jornada intensa como essa. É gratificante chegar nesse momento com resultados parciais positivos e poder reconhecer o trabalho de vocês” afirmou Maúna Rocha, gerente de Assessoria às Redes do CIEB.
Iniciado em 2021, o programa teve dois momentos principais. O primeiro deles durou até o ano seguinte e focou na elaboração de um Plano de Inovação e Tecnologia e sua execução a partir do diagnóstico do nível de adoção de tecnologias, usando as ferramentas e referências técnicas do CIEB.
Foram cerca de 100 horas de atividades formativas tanto teóricas quanto práticas com certificação de 47% dos integrantes. Como resultados parciais do programa, houve avanços na dimensão de infraestrutura: reduziu de 46% para 31% o percentual de escolas que estavam no nível emergente – aquele em que as escolas possuem computador e internet apenas na área administrativa, e não há serviços de manutenção de equipamentos disponibilizados pela secretaria.
Gráficos dos resultados da primeira fase do Programa de Gestão de Inovação e Tecnologia na Rede de Ensino
Além disso, aumentou em 6 pontos o percentual de escolas no nível intermediário – que disponibiliza kits de dispositivos para uso por estudantes de maneira a viabilizar o uso por, pelo menos, 2 vezes por semana, e disponibiliza acesso à internet na área administrativa, biblioteca e/ou laboratórios de informática e salas de aula, tendo apoio técnico periódico da secretaria para prevenção e correção de problemas.
Também, entre 2021 e 2022, 62% das escolas que fazem parte das redes avançaram de nível em, pelo menos, uma dimensão e 30% avançaram em mais de uma dimensão, das quatro que formam uma Escola Conectada, conforme dados do Diagnóstico do Guia Edutec – ferramenta que avalia os níveis de adoção de tecnologia nas escolas.
As redes de ensino farão a reaplicação desse diagnóstico até o final de 2023, quando será possível avaliar os resultados finais do programa, e reorientar a execução do plano de inovação e tecnologia.
Em sua fase final o programa avançou na execução das ações planejadas durante a primeira etapa. Houveram reuniões de monitoramentos com consultorias individuais, oficinas temáticas com participação de especialistas, além da criação da Comunidade de Práticas, que se tornou um importante instrumento de formação.
Último Encontro
O encerramento aconteceu no dia 6 de junho durante o último encontro da Comunidade de Práticas, espaço em que as equipes técnicas das Secretarias de Educação dos territórios participantes compartilharam práticas e experiências entre si. Estiverem presentes as redes de ensino, parceiros e convidados especiais.
“Tive a oportunidade de conhecer algumas redes e foi uma experiência incrível. O instituto quer fazer mais trabalhos para além do CIEB. Então, foi uma porta que se abriu para que a gente tivesse oportunidade de fazer muito mais” conta Aline Rosa, coordenadora do Instituto General Motors.
Além de mostrar os resultados do programa, a reunião também foi um momento para apontar caminhos possíveis para que as redes de ensino continuem com a implementação do Plano de Inovação e Tecnologia desenvolvido durante a iniciativa.
“A semente foi plantada e as redes têm condições para continuar com as ações dos planos de inovações locais, e a ideia é essa. Estaremos aí com vocês nessa caminhada, mesmo que, talvez, um pouco mais distantes” disse Andrei Amaral, gerente de Projetos da RNP.
Ao longo do mês de Junho, o CIEB ainda irá se reunir com secretários de educação responsáveis pelas redes para discutir os avanços e ações de sustentabilidade.
Continuidade entre pares
A Comunidade de Práticas foi pensada para oferecer o suporte necessário para que as redes de ensino pudessem aplicar suas ações de inovações, através de um espaço para trocas de experiências entre as Secretarias participantes do programa de assessoria, a partir das suas práticas profissionais. A ação foi construída em conjunto pelos participantes e equipe técnica da iniciativa.
Jornada de criação da Comunidade de Práticas
Segundo Selma Bessa, técnica em Educação na Prefeitura Municipal de Fortaleza, é nesses espaços de troca que os profissionais da educação desenvolvem suas capacidades de criar e co-criar. “Eu já estive em diversas redes sociais e quanto mais eu me engajava, mais eu aprimorava minha atuação enquanto professora”, comentou a participante do encontro.
Ricardo Lisboa, superintendente de Desenvolvimento do Ensino Médio na Secretaria de Estado da Educação de Alagoas, também destacou a importância das comunidades. “São coisas que fazem com que a gente da secretaria aprenda. Não há tanta oportunidade e o tempo necessário para aprender e estudar. Então, essa formação gerada pelas comunidades em rede proporciona isso pra gente.”
O CIEB atuou, principalmente, como um referencial técnico para as redes, contribuindo para a base de sua formação. Por isso, a comunidade nasceu no final desse processo com o objetivo de promover a interconexão entre esses conhecimentos adquiridos, o apoio entre as redes e a continuidade das ações previstas no plano.
“Apesar do pouco tempo que tivemos, conseguimos alcançar o objetivo de inspirar e refletir a partir das experiências trocadas”, afirmou Julia Borges, especialista em Tecnologias Educacionais do CIEB.
Próximos passos
Com o encerramento do programa, a decisão dos participantes foi manter a essência da comunidade, ainda que com menos encontros marcados, seja online ou, quando possível, presencialmente, realizando visitas entre as redes de ensino.
“Começamos lá no início dessa parceria do CIEB focando apenas no desenvolvimento de duas redes municipais e pretendemos estender para toda a rede, pois compreendemos como a tecnologia na educação é importante . O Guia Edutec do CIEB foi fundamental nesse processo e vai continuar sendo.” expressou Zelda Simplicio, que faz parte da Secretaria de Estado da Educação do Rio Grande do Norte.
Ainda que o programa de assessoria tenha terminado, os participantes pretendem seguir com o propósito de promover a qualidade e equidade na educação por meio da tecnologia.
“Eu fiquei muito feliz com o aprendizado de conhecer todo o processo de construção do Plano de Inovação e Tecnologia, de conhecer as realidade das redes, com suas similaridades e diferenças. Nosso trabalho não acaba por aqui”, disse André Cavalcante, da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, ao final do encontro.
Joelma da Silveira, da Secretaria Municipal de Educação de Mogi das Cruzes, também destacou sua experiência: “Queria agradecer ao CIEB, por todo trabalho e dedicação conosco. Vocês foram maravilhosos tanto na condução, como no conteúdo tratado. A mobilização de vocês para as nossas ações, o carinho e a atenção. Vocês deixaram boas marcas”, finalizou a orientadora de Informática do Departamento Pedagógico.
Publicado em: Notícias Gerais