Notícias Gerais

O papel das práticas pedagógicas inovadoras mediadas por tecnologia


Websérie CIEB: Práticas Pedagógicas Inovadoras Mediadas por Tecnologia
CIEB lança websérie com sete episódios sobre o uso e a importância das ferramentas educacionais digitais no dia a dia dos professores.  

O que é uma escola conectada? Para o CIEB (Centro de Inovação para a Educação Brasileira), escola conectada é aquela que possui uma visão estratégica e planejada para a incorporação de tecnologia em seu currículo e prática pedagógica, conta com equipe capacitada para o uso de tecnologia, utiliza recursos digitais e dispõe de equipamentos e conectividade adequadas. Tal conceito, criado pela equipe de especialistas da organização, norteia o CIEB em sua missão de apoiar os gestores públicos na transformação das escolas em escolas conectadas.

As ações do CIEB resultam na elaboração de produtos e ferramentas que oferecem subsídios à escola conectada. Um desses materiais desenvolvidos especialmente para o início do ano letivo de 2020 é a websérie Práticas Pedagógicas Inovadoras Mediadas por Tecnologia. Até o mês de março, sete vídeos serão divulgados nas redes sociais do CIEB, com o intuito de mostrar como o uso da tecnologia pode ocorrer no contexto da sala de aula. Assista ao primeiro vídeo:

A consultora de educação Lilian Bacich, da Tríade Educacional, comentará os destaques de cada episódio da websérie. Segundo a especialista em metodologias ativas, este primeiro vídeo é importante por mostrar as quatro dimensões necessárias para a implementação das tecnologias digitais nas instituições de ensino: visão, formação, infraestrutura e recursos educacionais digitais.

“Esse ponto precisa ser reforçado, principalmente nas escolas iniciantes em tecnologia digital. Para algumas delas, pode parecer que só ter recursos ou infraestrutura vai resolver o problema. É preciso ter equilíbrio em todas as quatro dimensões para efetivar a prática pedagógica inovadora”, afirma Lilian.

São seis os modelos de Práticas Pedagógicas Inovadoras Mediadas por Tecnologia que compõem a websérie, que estará disponível no YouTube do CIEB a partir das seguintes datas: aula enriquecida com tecnologia (no ar dia 21/01), ensino híbrido: sala de aula invertida (no ar dia 28/01), ensino híbrido: rotação por estações (no ar dia 06/02), ensino personalizado (no ar dia 11/02), aulas mão na massa (no ar dia 18/02) e aprendizagem baseada em projetos (no ar dia 03/03).

Por que falar de práticas pedagógicas inovadoras?

A formação dos professores para o uso da tecnologia é elemento central no marco conceitual do CIEB. Estudadas de forma ampla pela equipe, as práticas pedagógicas consistem nas experiências de aprendizagem que os professores preparam para desenvolver as competências e as habilidades de cada componente curricular com os alunos. 

Quando mediadas pela tecnologia, essas práticas são capazes de tirar o estudante do lugar de receptor passivo por meio de ferramentas que o apoiam na construção do conhecimento. Além disso, estimulam o desenvolvimento das competências digitais, transformando a prática docente dos professores. 

Para trabalhar os desafios educacionais identificados no âmbito da Iniciativa BNDES Educação Conectada nos estados de Tocantins, Paraíba, Rio Grande do Sul e Sergipe, da qual o CIEB é parceiro técnico, a equipe apresentou estudos sobre as Práticas Pedagógicas Inovadoras Mediadas por Tecnologia a mais de 100 gestores públicos, incluindo representantes das Secretarias de Educação de 27 estados brasileiros (por meio da parceria CIEB-Consed). O material culminou na criação dos sete vídeos. 

“Acreditamos que a tecnologia só consegue alcançar o seu potencial no fomento à aprendizagem quando está nas mãos de professoras e professores bem formados, estimulando a inovação em suas práticas pedagógicas. Para apoiá-los neste processo, desenvolvemos estes sete vídeos que reúnem conceitos e exemplos reais de práticas inovadoras mediadas por tecnologias educacionais”, afirma Gabriela Gambi, gerente-executiva do CIEB.

CIEB lança websérie "Práticas Pedagógicas Mediadas por Tecnologia"
Crédito: iStock

Estímulo às competências digitais

Por que desenhar os modelos de aula em formato de vídeo? Ana Paula Gaspar, coordenadora de Educação do CIEB, explica o processo de construção:

“Desenhar essas experiências com uso das tecnologias digitais é desafiador porque a nossa formação inicial não contempla esse modo de fazer. Um dos recursos que os educadores mais requerem são exemplos práticos, visuais e com instruções claras e objetivas de como fazer e como colocar em prática as metodologias ativas. Produzir os vídeos foi um esforço de tornar mais tangível essas práticas de forma bem rápida”, diz. 

“Cada educador e pessoa interessada no tema pode se aprofundar em cada uma delas com os outros materiais de referência que indicamos ao final de cada episódio* e, o mais importante, experimentá-las em sala de aula com os estudantes”, complementa a coordenadora.

 

ícone aprendizagem

Conte para o CIEB!

Como você usa as práticas pedagógicas inovadoras mediadas por tecnologia? Tem alguma sugestão? Gostou do material?
Conte para CIEB! Mande o seu relato para o e-mail comunicacao@cieb.net.br com nome completo, cidade e escola na qual atua.

 

 

*Quer saber mais sobre Práticas Pedagógicas Inovadoras Mediadas por Tecnologias? Confira nossas sugestões!
Livros

“Metodologias ativas para uma educação inovadora”

“Inovações Radicais na Educação Brasileira”

“Planejamento para a Compreensão”

“Aula Nota 10”

E-books gratuitos

“Inova Escola – Práticas para quem quer inovar na educação”

“E-NAVE 2 Guia de Práticas Pedagógicas Inovadoras”

Recursos para práticas pedagógicas inovadoras

Clube Porvir

Nova Escola Box

Cursos EAD

“Curso Tecnologias Digitais e Metodologias Ativas”

“Competências Gerais na BNCC” (gratuito)

“Inova Escola – Recursos Tecnológicos”

Curso presencial

“Metodologias ativas para uma educação inovadora”

Comunidade de práticas

Comunidade de Aprendizagem

 

Publicado em: Notícias Gerais