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Iniciativa BNDES Educação Conectada inicia transição para fase de monitoramento e avaliação de resultados

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Os detalhes da nota etapa foram apresentados no V Encontro Nacional IEC-BNDES 

Em curso desde 2018, a Iniciativa BNDES Educação Conectada caminha para uma nova fase com a conclusão dos projetos territoriais e a intensificação das atividades de monitoramento e da avaliação. “2022 é o ano de pensarmos o que a gente leva de concreto da IEC para as políticas públicas. Ou seja, de extrair quais aprendizados podem subsidiar a melhoria de políticas públicas ligadas ao uso de tecnologias na educação”, ressaltou Eduardo Bizzo, gerente do Departamento de Educação e Cultura do BNDES. 

A declaração foi dada no segundo dia do V Encontro Nacional da IEC-BNDES, promovido de forma online pelo Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB). 

O evento reuniu novamente os seis territórios que integram a Iniciativa e, neste segundo dia, se dedicou aos desafios e aos aspectos técnicos que marcam a nova etapa do programa. Entre as mudanças, está a nova atuação do CIEB, que permanece como parceiro técnico, mas assume outras funções. 

“A partir de agora, os GETs (Grupo Especial de Trabalho) ganham autonomia para liderar o cumprimento dos marcos do programa. Essa passagem de bastão acontece com muita confiança na visão e na capacidade técnicas das equipes”, ressaltou Maúna Rocha, coordenadora de Inovação e Tecnologias Educacionais do CIEB. 

Para apoiar os territórios na condução desta etapa final, o evento abriu um espaço para as equipes discutirem os desafios que ainda precisam ser superados para alcançar os marcos finais previstos no programa, que são: 

 

marcos finais IEC BNDES

 

A importância da atualização dos dados 

A nova fase da IEC-BNDES também será marcada por uma interlocução maior dos territórios com o Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais (CEIPE) e, especificamente, com o Observatório Tecnologia na Escola (OTec). 

“O OTec nasceu no escopo da estratégia de monitoramento e avaliação da Iniciativa. Além de contribuir para a disseminação de informações sobre o uso de tecnologias na educação, o OTec busca garantir a transparência pública da IEC e potencializar suas ações a partir da constituição de uma rede de instituições que agrega novos atores e conhecimentos ao projeto”, afirmou Yara Duque, gestora do Observatório. 

A especialista detalhou quais dados serão monitorados em 2022 e ressaltou a importância de os territórios compartilharem suas informações de maneira atualizada e com o rigor necessário. 

Esse cuidado com a qualidade e com frequência do fornecimento de informações também é fundamental para retratar os avanços conquistados pelas redes participantes, lembrou Bizzo. 

O V Encontro Nacional da IEC-BNDES se encerra na terça-feira (07/12). Clique aqui para saber como foi o primeiro dia do evento. 

 

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