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Mapa revela a situação de conectividade de 140 mil escolas municipais e estaduais

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Iniciativa do NIC.br e CIEB permite uma macro-análise das redes municipais e estaduais. Ação faz parte do projeto Conectividade para Educação

Para traçar um panorama da conectividade na rede pública de ensino do país, o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) e o Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB) apresentaram hoje (30 de março) o Mapa Integrado de Conectividade na Educação, uma das iniciativas do projeto Conectividade para Educação, lançado no final do ano passado.

A ferramenta oferece a gestores/as e secretários/as de educação uma análise de parte das cerca de 140 mil escolas municipais e estaduais brasileiras em atividade. Em 27 mil delas, onde há medidores do NIC.br instalados, é possível verificar o desempenho da banda larga, o que permite estimar se ela está adequada ou deficiente. A solução foi lançada durante o seminário internacional Repensando o Papel das Tecnologias na Educação. Clique aqui para assistir ao vídeo.

“Esses 27 mil medidores são os que desenvolvemos para o Programa Inovação e Educação Conectada (PIEC), do Ministério da Educação (MEC). Seu número pode aumentar à medida que mais escolas forem instalando medidores, que são distribuídos gratuitamente. Por ora, eles estão em colégios públicos de aproximadamente 3.500 municípios, nas cinco regiões do país”, explica Paulo Kuester Neto, analista de projetos do NIC.br e um dos idealizadores da ferramenta.

“O Mapa lançado agora possibilita uma análise ampla. Pode-se, por exemplo, investigar a qualidade da banda larga de toda uma rede municipal ou estadual. É possível ainda verificar se a conectividade das escolas é melhor ou pior do que a do entorno delas (residências, estabelecimentos comerciais etc.), favorecendo-se, se for o caso, uma renegociação de contrato”, destaca o diretor de projetos especiais e de desenvolvimento do NIC.br, Milton Kashiwakura, acrescentando que essa comparação só é viável, porque o mapa é abastecido também por dados de todos os outros medidores do NIC.br fora das instituições de ensino.

De acordo com Lúcia Dellagnelo, diretora-presidente do CIEB, faltava uma base de dados integrada para informar melhor a situação de conectividade das escolas públicas brasileiras. A ferramenta cumpre essa função e poderá ser fundamental para as lideranças envolvidas na construção de projetos e políticas públicas relacionados ao tema. “Embora nos últimos anos a gente tenha registrado um aumento no volume de recursos destinados para este fim, a conectividade em escolas públicas ainda apresenta deficiências importantes tanto em relação à cobertura de sinal quanto à qualidade para o uso pedagógico por docentes e estudantes. Não estamos usando a tecnologia como uma alavanca para a educação brasileira, ao contrário do que muitos países fazem”, apontou Dellagnelo.

“Além disso, precisamos de escolas e estudantes conectados para conseguir implementar o ensino híbrido, que já era uma forte tendência na educação e agora assumiu papel central no contexto da pandemia. Hoje, contudo, faltam modelos de infraestrutura, de distribuição do sinal, de formas de contratação de Internet para apoiar gestores e gestoras. Também não tínhamos um retrato claro da conectividade das escolas, mas com o apoio de muitos parceiros, superamos isso”, complementa.

Diferentes tipos de investigação

De fácil navegação, o Mapa é uma ferramenta analítica que permite verificações diversas. Possibilita explorar recortes, como escolas de estados e municípios que possuem conectividade adequada e as que não têm acesso à rede, velocidade da Internet naquelas com acesso e com o medidor, tecnologias para conectividade disponíveis (fibra óptica, satélite, rádio, etc.) que são fontes para a contratação do serviço, entre outras.

A ferramenta, que reúne bases de dados de diversos órgãos, possibilita também comparar diferentes indicadores de conectividade, como, por exemplo, velocidade de download e upload, latência entre as instituições de ensino e seu entorno, e se a Internet é utilizada durante atividades pedagógicas, ou se fica restrita à parte administrativa do colégio.

Selecionado o indicador, quem navega pode escolher qual característica deseja comparar: localização, faixas de velocidade, porte da instituição e série temporal.

Além de ser um instrumento útil para gestores, o mapa pode ser usado para recolher informações sobre o tema.

Projeto Conectividade para Educação

Coordenado pelo NIC.br e pelo CIEB, o Conectividade na Educação tem como objetivo reunir dados e referenciais técnicos para apoiar a formulação de políticas públicas e de conectividade na área. O projeto conta com a contribuição do GICE (Grupo Interinstitucional de Conectividade na Educação), formado por entidades governamentais, operadoras, provedores regionais, empresas de tecnologia, associações e organizações do terceiro setor.

A inciativa está baseada em três eixos de atuação: o mapa, alternativas de modelos de contratação de Internet e a conectividade dentro da escola.

Publicado em: Diversos, Notícias Gerais