A parceria tem duração de dois anos e envolve a realização de um programa inédito de assessoria a secretarias de educação para a transformação digital de centenas de escolas
Pelos próximos dois anos, o Instituto General Motors (IGM) será mantenedor do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB) e financiará o custeio de atividades e projetos voltados à transformação digital da educação pública brasileira.
A parceria está em andamento desde o primeiro semestre do ano e possibilitou o lançamento de um programa inédito de assessoria a 12 redes municipais e duas redes estaduais de ensino.
Batizado “Gestão de Inovação e Tecnologia na Rede de Ensino”, o programa consiste na prestação de assessoria técnica para as secretarias de educação incorporarem, de maneira efetiva, tecnologias digitais na prática pedagógica e na gestão administrativa e, assim, avançar em termos de qualidade e equidade educacional. Além do IGM, a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) também apoia o CIEB nesta iniciativa específica.
Para viabilizar as metas estabelecidas, o programa se baseia no desenvolvimento de lideranças educacionais e no compartilhamento de metodologias, conceitos e ferramentas gratuitas e autoinstrucionais desenvolvidas pelo CIEB.
“Com o apoio de parceiros como o IGM, a equipe do CIEB está realizando esse programa de assessoria técnica em 14 redes de ensino. Além de impactar diretamente as escolas envolvidas, a cooperação técnica permitirá escalar o projeto em curto prazo. A partir de 2022, esta iniciativa estará à disposição de qualquer rede de ensino, e isso graças aos aprendizados da ação em curso e dos aprimoramentos que serão e já estão sendo feitos no desenho do programa”, ressalta Lúcia Dellagnelo, diretora-presidente do CIEB.
Transformação social
Criado em 1993, o IGM fomenta e desenvolve projetos em diferentes frentes de atuação. Uma delas é a educação, frente em que apoia projetos inovadores ligados às áreas STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) com o objetivo de transformar a realidade dos estudantes por meio da inclusão tecnológica.
“O Instituto GM com as suas novas frentes de atuação, pensadas nas necessidades atuais, tem impactado diretamente a vida de centenas de brasileiros, e nós acreditamos que o poder da mudança se faz por meio do trabalho em sinergia e em prol dos que mais necessitam. Juntos somos mais fortes!”, destaca Adriana Quintas, presidente do Instituto GM.
Sobre os mantenedores do CIEB
As atividades do CIEB são custeadas por um conjunto de organizações civis interessadas em contribuir com a geração de inovações na educação pública e, assim, permitir aos/às estudantes alcançarem seu pleno potencial de aprendizagem.
Atualmente, são mantenedores da organização: Instituto Natura, Fundação Lemann, Instituto Península, Itaú Social, Fundação Telefônica Vivo, Cisco – Programa Brasil Digital Inclusivo e, agora, Instituto General Motors.
A governança do CIEB é compartilhada e equilibrada entre os mantenedores e o poder público, que, por meio de representantes de órgãos da administração pública federal, estadual e municipal, integram o Conselho de Administração.
Essa diversidade garante o aporte de conhecimentos e de visões sobre as questões educacionais e da gestão pública da educação e permite a promoção contínua da cultura de inovação na educação pública brasileira.
Publicado em: Notícias Gerais