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Secretarias municipais de educação fecham parceria com o CIEB para promover a transformação digital de suas redes de ensino 

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O programa “Gestão de Inovação e Tecnologia na Rede de Ensino” terá duração de dois anos, ao longo dos quais haverá um processo de formação e planejamento contínuo para aprimorar a prática pedagógica com o uso de metodologias, tecnologias e materiais educacionais inovadores 

O Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB) estabeleceu um acordo de cooperação com 13 secretarias municipais de educação para apoiá-las na transformação digital de suas redes. A finalidade é melhorar a qualidade e a equidade da educação dos municípios com o estabelecimento de um processo contínuo de formação e planejamento para a incorporação de tecnologias digitais na prática pedagógica, ao mesmo tempo em que desenvolve líderes educacionais para a transformação digital.  

Com duração de dois anos, o programa Gestão de Inovação e Tecnologia na Rede de Ensino será viabilizado com o apoio de dois parceiros: a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e o Instituto General Motors (IGM). O primeiro vai dar suporte para as redes de Caicó (RN), Juazeiro (BA), Campina Grande (PB), Mossoró (RN), Caruaru (PE) e Petrolina (PE). Já as redes paulistas de São José dos Campos, São Caetano do Sul, Mogi das Cruzes, Indaiatuba e Sorocaba, além das de Gravataí (RS) e Joinville (SC), terão a colaboração do IGM.

A iniciativa não envolve a transferência de recursos financeiros às redes participantes. Em vez disso, o CIEB, em parceria com a RNP e o IGM, prestará assessoria técnica e compartilhará metodologias, conceitos, conteúdos e ferramentas gratuitas e autoinstrucionais. 

Transformação digital em 12 módulos

A organização também desenvolveu especialmente para o programa o curso online Gestão de Inovação e Tecnologia nas Redes de Ensino. 

Em 12 módulos, gestores e gestoras de educação vão aprender conceitos e ferramentas para criar Escolas Conectadas, que são aquelas que possuem: visão estratégica e planejada para incorporação da tecnologia em seu currículo e nas práticas pedagógicas; equipe com competências digitais desenvolvidas; recursos educacionais digitais selecionados; além de equipamentos e conectividade adequados (infraestrutura). 

Além de serem condições fundamentais para as escolas serem impactadas pelo uso pedagógico, intencional e ético das tecnologias, a atuação equilibrada nas quatro dimensões permite a oferta do ensino híbrido e a consequente ampliação do tempo, espaço e ritmo de aprendizagem dos(as) estudantes.

“A transformação digital da educação deve ser liderada pelas secretarias de educação, pois depende de processos contínuos de formação e planejamento para atingir resultados e se manter sustentável. Nesse primeiro momento, optamos por acompanhar as 13 redes participantes para verificar os modelos mais efetivos de implantação e permitir a futura escalabilidade do projeto. A partir de 2022, vamos disponibilizar o pacote completo da assessoria, de forma instrucional e autoguiada, para qualquer rede municipal”, explica Lúcia Dellagnelo, diretora-presidente do CIEB.

“Vale dizer que todas as ferramentas e soluções do CIEB já estão disponíveis gratuitamente para qualquer secretaria de educação. A novidade é, efetivamente, o curso, que propõe uma jornada de formação e planejamento e estabelece as bases para a transformação digital”, acrescenta.  

Metas claras

Ao final dos dois anos do programa, as secretarias de educação deverão ser capazes de:

  1. Identificar o grau de adoção de tecnologia de suas escolas, desenvolver um plano de inovação e monitorar os avanços da transformação digital;
  2. Dimensionar investimentos, planejar e realizar a aquisição de infraestrutura de tecnologia educacional, bem como sua distribuição para as escolas, a partir dos parâmetros do conceito de Escola Conectada;
  3. Identificar, selecionar, adquirir, implementar e monitorar o uso de Recursos Educacionais Digitais (RED);
  4. Mapear as competências digitais dos(as) docentes, além de planejar e executar um plano de formação para o desenvolvimento dessas competências da rede de ensino.

Para alcançar os resultados esperados, o acordo de cooperação estabelece algumas contrapartidas. Entre elas, está a responsabilidade de cada secretaria em formar um Grupo de Inovação e Tecnologia (GIT) composto por, no mínimo, cinco servidores/as ligados/as às áreas pedagógica, de licitações e de tecnologia. E para liderar os esforços desse grupo, precisará também nomear um gestor ou gestora do projeto. Esta será a equipe que percorrerá os 12 módulos do programa de formação e aprenderá a utilizar e aplicar as ferramentas do CIEB no desenvolvimento e implementação do Plano de Inovação e Tecnologia para a rede. 

O lançamento do programa “Gestão de Inovação e Tecnologia na Rede de Ensino” acontecerá em 5 de maio com a presença dos secretários e secretárias de educação das redes participantes. Lúcia Dellagnelo, diretora-presidente do CIEB, Adriana Quintas, presidente do IGM, e Andrei Elias Amaral, da gerência de Projetos Estratégicos da Diretoria de Engenharia e Operações RNP, também estarão presentes. Para acompanhar a transmissão ao vivo pelo YouTube, faça a sua inscrição aqui

 

Publicado em: Notícias Gerais