O CIEB acredita que as tecnologias digitais podem ser um caminho para gerar qualidade e equidade na educação e transformar e inovar os processos de ensino, de aprendizagem e de gestão. E é por meio do desenvolvimento de Escolas Conectadas que conseguimos alcançar essa evolução e impactar na aprendizagem de milhares de estudantes brasileiros.
O conceito refere-se não apenas à conexão com a internet, mas a uma escola inserida em uma cultura digital que permeia a sociedade e a vida cotidiana de gestores/as, docentes e estudantes. Uma escola capaz de oferecer experiências educacionais utilizando as tecnologias digitais.
Entendemos que uma escola se desenvolve quando aplica ações e investimentos simultâneos em quatro dimensões: visão, competências, recursos educacionais digitais e infraestrutura. Isso é, quando possui visão estratégica e planejada para o uso da tecnologia na educação, expressa em seu currículo e nas práticas pedagógicas, com gestores/as e docentes com competências digitais desenvolvidas, com recursos educacionais selecionados e alinhados ao currículo, e com a infraestrutura adequada.
Considerando um mundo contemporâneo que demanda cada vez mais novas habilidades relacionadas a competências digitais, entendemos que todo estudante precisa aprender COM e SOBRE tecnologia, com o intuito de se preparar para esse novo cenário.
É para isso que existimos e atuamos, articulando diferentes setores e frentes. Destacando ainda o poder público como importante ator viabilizador dessa transformação.
Neste Dia Nacional da Educação, convidamos você para se aprofundar em como a tecnologia pode contribuir com qualidade e equidade na educação do Brasil. Confira o Marco Conceitual Escola Conectada.
Publicado em: Notícias Gerais