Ferramenta online consegue diagnosticar o grau de adoção de tecnologias digitais de escolas e redes de ensino e o nível de competências digitais de professores. Mais de 55 mil docentes e 22 mil escolas já acessaram a avaliação no Brasil
Desde 2016, escolas e redes públicas de ensino contam com uma ferramenta online e gratuita capaz de identificar tanto seu grau de adoção de tecnologias digitais como os meios de se desenvolver nessa frente. Trata-se do Guia EduTec, criado pelo Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB) para auxiliar o sistema público de educação a incorporar tecnologias educacionais de forma estratégica, planejada e orientada para promover maior qualidade e equidade na educação. Ao longo do tempo, a ferramenta foi aprimorada e, em 2018, ganhou uma nova funcionalidade, a Autoavaliação de Competências Digitais de Professores.
Os dados mais recentes indicam que mais de 55 mil docentes e 22 mil escolas já acessaram a plataforma, alcance que deve crescer consideravelmente a partir de agora com o acordo estabelecido entre o CIEB e o programa ProFuturo, criado pela Fundação Telefônica Vivo e pela Fundação “la Caixa”.
“Por meio dessa parceria, o ProFuturo usará sistematicamente o Guia EduTec para detectar o grau de adoção tecnologias digitais das redes e escolas participantes do programa, bem como o nível de competências digitais dos docentes envolvidos. Outra meta da parceria é conferir aos participantes do projeto a possibilidade de criar e acompanhar planos bem estruturados de inovação e tecnologia, tornando as ações realizadas mais eficazes”, informa Lúcia Dellagnelo, diretora-presidente do CIEB.
O ProFuturo está presente em 38 países da América Latina, Caribe, África e Ásia, e tem como proposta diminuir a desigualdade educacional de meninos e meninas com a oferta de uma educação digital de qualidade. Até 2030, a expectativa da iniciativa é impactar positivamente 25 milhões de crianças.
Guia EduTec em código aberto
Para atender às expectativas do contrato, o CIEB disponibilizará o Guia EduTec como uma plataforma Open Source e realizará a transferência de tecnologia para o ProFuturo para que, juntos, possam adequar a plataforma às necessidades dos diferentes países, redes e escolas envolvidas na iniciativa. Como o Guia será disponibilizado em código aberto, ele terá uso livre, poderá ser acessado inicialmente em quatro idiomas (português, espanhol, inglês e francês) e ganhará funcionalidades adicionais que permitam a diferentes instituições parceiras a adoção ou customização da plataforma. A propriedade intelectual do Guia EduTec, contudo, continuará sendo do CIEB.
A parceria também prevê o desenvolvimento de nova versão da autoavaliação docente baseada no Marco Global da Competência Educadora na Era Digital. “Queremos ter um conjunto de recursos para avaliar integralmente os professores, levando em conta toda a complexidade da atuação docente, e não somente o grau de adoção de tecnologias educacionais, entendida como uma competência transversal”, explica Mila Gonçalves, gerente de programas sociais da Fundação Telefônica Vivo.
“Para o ProFuturo, a principal vantagem dessa colaboração com CIEB é partir de um instrumento amplamente testado no território brasileiro, inclusive em escolas que integram o programa. Dessa forma, não haverá a necessidade de realizar um projeto-piloto. Em curto-prazo, vamos conseguir atender nossas necessidades”, acrescenta a executiva.
Gabriela Gambi, gerente-executiva do CIEB, ressalta que o acordo de transferência tecnológica está alinhado com os princípios do CIEB, que entende a tecnologia como um meio eficaz de conferir qualidade e equidade à educação pública. “A cooperação também favorece a visibilidade e o alcance de nossas iniciativas, inclusive no cenário internacional, e contribui com o fortalecimento do ecossistema de inovação na educação no mundo todo.”
Ferramenta completa
Wilmax Marreiro Cruz, coordenador de Tecnologias Educacionais do CIEB, explica que o Guia EduTec foi criado com base no conceito ‘Four in Balance’, segundo o qual o uso eficaz das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na educação depende da existência de quatro elementos em equilíbrio: visão estratégica e planejada para a incorporação das TIC no currículo e na prática pedagógica; recursos pedagógicos digitais; infraestrutura adequada (equipamentos e conectividade); e, finalmente, equipe capacitada para fazer uso dessas tecnologias.
“O Guia trabalha essas quatro dimensões de forma integrada. As redes e escolas conseguem identificar seu grau de adoção de tecnologias, mapear suas condições de infraestrutura e avaliar as competências digitais de seus docentes. Todas essas avaliações geram relatórios personalizados e elas podem ser realizadas continuamente a fim de monitorar a evolução do quadro. O mais importante, contudo, são os desdobramentos desses diagnósticos. Com base nos resultados, os gestores e gestoras atingem um grau de conhecimento muito aprofundado sobre suas escolas e redes e conseguem entender suas prioridades e, finalmente, traçar um plano de inovação e tecnologia”, detalha.
Em 2019, o Ministério da Educação (MEC) incorporou a metodologia do Guia EduTec ao Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec), que alcançou mais de 61 mil escolas. O sistema permite ao MEC planejar o orçamento público no que diz respeito aos gastos em educação do Governo Federal. Dessa forma, a metodologia que o CIEB desenvolveu se tornou um requisito para o repasse dos recursos federais a todas as escolas públicas brasileiras para a aquisição de tecnologia. Para conhecer a ferramenta, acesse: https://guiaedutec.com.br/
Publicado em: Notícias Gerais