Notícias Gerais

Como reinventar a educação na era digital?


Evento em Madri reúne especialistas mundiais em educação, tecnologia e inovação para debater os desafios da edtech.

Investir na digitalização da sociedade de maneira justa e inclusiva com formação e treinamentos continuados. Essa é uma das lições deixadas pela segunda edição da enlightED 2019, conferência realizada em Madri, na Espanha, entre os dias 2 e 4 de outubro. Mais de 500 participantes de diferentes países debateram práticas e compartilharam suas experiências digitais –  todas as mesas estão disponíveis no YouTube da Fundación Telefónica, organizadora do evento ao lado da IE University, da Fundación Santillana e do South Summit. O encontro aconteceu dentro da proposta do South Summit, tido como a maior reunião do sul da Europa relacionada ao empreendedorismo.

“A educação é a base sustentável de qualquer mudança em direção ao desenvolvimento”, afirmou a ministra da Educação, Formação Profissional e porta-voz do governo da Espanha, Isabel Celaá, na abertura da conferência.

O papel dos docentes – atores principais do processo educacional – ganhou destaque nos painéis expositivos. “Os professores são responsáveis por educar as crianças e a tecnologia não vai substituir esse papel. Eles decidem a aprendizagem de cada estudante, e é aí onde entra a tecnologia. A tecnologia ajuda o docente a personalizar a aprendizagem de cada aluno muito melhor do que antes”, defendeu Lucia Dellagnelo, diretora-presidente do CIEB (Centro de Inovação para a Educação Brasileira), convidada para o debate sobre habilidades docentes na era digital ao lado de Alfredo Hernando (fundador de escuela21.org). Rocío Albert (vice-ministra de Educação da Comunidade de Madri) e Fredrik Lindgren (CEO da rede Kunskapskolan, na Suécia).

Lucia ressaltou a necessidade de os professores desenvolverem suas competências digitais e investirem continuamente em sua formação profissional, a fim de mudar a dinâmica da sala de aula. Como prática exitosa, apresentou o EfeX (Espaço de Formação e Experimentação em Tecnologias para Professores), conceito criado pelo CIEB: um ambiente de aprendizagem focado na formação de quem cria e usa produtos e serviços de tecnologia na educação, que pode ser replicado por qualquer rede de ensino.

Confira a íntegra do painel “Quais são as habilidades que os docentes necessitam na era digital?” (com tradução em espanhol):

Acompanhe as novidades do CIEB no YouTube!

Publicado em: Notícias Gerais