EFEX

O Espaço de Formação e Experimentação em Tecnologias para Professores (Efex) é um conceito de ambiente de aprendizagem focado na formação de docentes para o uso de tecnologias nas suas práticas pedagógicas e no seu desenvolvimento profissional.

Nesse espaço, os professores podem se sentir à vontade para conhecer e testar equipamentos, plataformas digitais e metodologias inovadoras de ensino, desenvolvendo as competências necessárias para inovar em sala de aula.

O conceito do Efex pode ser adotado pelas redes de ensino em sua totalidade, como está aqui proposto, ou pode ser adaptado às realidades locais. Para isso, estão disponíveis nesta página, com acesso gratuito, diversos materiais e documentos que podem apoiar a criação e a implantação de um espaço com esse conceito.

ENTENDA O CONCEITO EFEX

O que é Efex?

É um espaço destinado à formação continuada de professores de todos os níveis da rede pública de ensino básico, visando promover a inserção gradual de tecnologia no contexto escolar. O espaço dispõe de tecnologias de ponta, como cortadora a laser, cortadora de vinil, kits de eletrônica e protoboard, kits de invenção, kits de robótica, notebooks, tablets, câmera fotográfica e kits de iluminação.

Quais os diferenciais do Efex?

O EfeX propõe formar professores a partir de metodologias ativas e do contato com a tecnologia por meio de experimentação, tentativa e erro, de modo que eles se sintam confortáveis para vivenciar novas experiências.

Qual metodologia orienta a formação no Efex?

O CIEB desenvolveu as Diretrizes de Formação de Professores para o Uso de Tecnologias, que abrangem as seguintes temáticas: ensino híbrido, cultura maker, gamificação, curadoria na cultura digital, colaboração, avaliação e tecnologias digitais, educomunicação, programação e robótica, plataformas adaptativas, aprendizagem baseada em projetos. O conjunto desses 10 módulos iniciais é um ponto de partida para que cada EfeX desenvolva suas formações.

Quero um EfeX na minha rede de ensino!

Todos os elementos que estruturam o conceito EfeX estão disponíveis, para acesso livre e gratuito, na forma de documentos de referências, como metodologias, plantas arquitetônicas, guias de orientação, entre outros.

  1. ENTENDA Conheça os conceitos-base do projeto.

  2. PROJETE Utilize documentos como o caderno técnico e a planilha de fornecedores.

  3. FORME Realize formações utilizando as metodologias ativas e o caderno de gestão.

CONCEITO

Apresentação

Para usar a tecnologia de modo efetivo nos processos educacionais, obtendo melhorias no aprendizado dos estudantes, o professor precisa transformar sua prática pedagógica e olhar para novos horizontes.

O EfeX foi idealizado para ser um espaço propício a essa mudança. Integrado à rede de ensino, pode receber formações continuadas em inovação, permitindo aos professores apropriarem-se gradualmente da cultura digital.

 

ARQUITETURA

Caderno técnico

O caderno técnico apresenta o projeto arquitetônico, o projeto executivo, o detalhamento do mobiliário e dos equipamentos, entre outras informações técnicas para a construção do Efex.

A arquitetura é facilmente configurável, para que possa se adequar ao contexto local, abrangendo três zonas: espaço maker, zona multifuncional e área de administração.

O projeto arquitetônico foi desenvolvido pelo escritório Luiz Paulo Andrade Arquitetos.

BAIXAR O ARQUIVO

EQUIPAMENTOS

Planilha de fornecedores

Este arquivo contém uma lista de todos os materiais, mobiliários e equipamentos necessários para a construção do EfeX. Os produtos estão listados com suas respectivas especificações e indicações de fornecedores.

BAIXAR O ARQUIVO

METODOLOGIAS

Diretrizes de formação

Para instigar reflexões sobre práticas docentes inovadoras, o CIEB desenvolveu um conjunto de 10 Diretrizes de Formação, disponíveis para acesso livre e gratuito. Os materiais oferecem sugestões de conteúdos para formações com experimentação, associando momentos teóricos e práticos.

BAIXAR O ARQUIVO

GESTÃO

Caderno de gestão

Este material apresenta os principais conceitos relativos ao EfeX, sugerindo estratégias para a organização e para a gestão do espaço. Importante destacar que são apenas orientações, que podem (e devem) ser adaptadas ao contexto local.

BAIXAR O ARQUIVO

 

Formulários de interesse e planejamento de formações

Para apoiar a organização das formações no EfeX, foram cocriados, com especialistas de diversas áreas e funcionários de diferentes redes públicas de ensino, modelos de formulários para coletar dados. Com essas sugestões, o gestor poderá: 1. direcionar os temas das formações de acordo com a demanda da rede (Formulário de Interesse e Demanda); 2. selecionar mediadores para as formações (Plano de Formação); 3. avaliar as formações ofertadas (Formulário de Avaliação).

BAIXAR O ARQUIVO