Confira quais ferramentas oferecidas pelo CIEB podem auxiliar o professor a implementar práticas pedagógicas inovadoras no contexto da COVID-19.
Em tempos de pandemia e ações emergenciais para garantir o direito à educação de todos os estudantes, a Secretaria Estadual de Educação de Santa Catarina tem oferecido aos seus professores uma série de formações a distância. E, na segunda-feira (6), o convite foi estendido ao Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB), parceiro da secretaria há três anos.
Intitulada “A cultura digital como objeto do conhecimento”, a formação contou com a apresentação de Lidiana Osmundo, especialista em educação do CIEB. A mediação foi realizada por Luiz Alessandro da Silva, gestor da secretaria de Educação e do Espaço de Formação e Experimentação em Tecnologias para Professores (EfeX), em Blumenau.
Mais de 11 mil profissionais de educação assistiram à live, que está disponível na íntegra no YouTube do CIEB:
A conversa ressaltou a importância da aproximação da escola à cultura digital, com destaque às estratégias de aprendizagem remota que podem ser aplicadas durante a quarentena.
Clique aqui para fazer o download do material apresentado no webinar.
Além de abordar dados nacionais sobre acesso à internet e dispositivos utilizados pela população brasileira, Lidiana trouxe exemplos das principais formas de aprendizado dos alunos no cenário atual. A especialista destacou ferramentas de apoio do CIEB neste contexto, que estão disponíveis on-line, com acesso gratuito:
Diretrizes e orientações para apoiar redes de ensino e escolas públicas (da educação infantil ao ensino fundamental) a incluir os temas tecnologia e computação em suas propostas curriculares.
Oferece orientações para apoiar as redes e as escolas de Ensino Médio a incorporarem nos seus conteúdos curriculares o tema cultura digital.
Ferramenta on-line e gratuita que possibilita aos professores identificarem suas competências digitais para que possam se desenvolver profissionalmente.
Importância da cultura digital
O CIEB é parceiro da secretaria estadual de Educação de Santa Catarina desde 2017. “Com essa parceria, buscamos implementar, de forma gradual, o uso de tecnologias, de metodologias ativas e da cultura digital para todas as escolas da rede”, ressalta Luiz Alessandro.
Para o gestor, o webinar (realizado no contexto da formação de professores do estado) mostra a importância de os educadores começarem a pensar e aplicar, de forma gradativa, a transposição das aulas presenciais para um momento de atividade virtual não presencial.
“Como professor, vejo a importância dessa atividade para que os alunos possam ter a continuidade do seu aprendizado e de uma forma inovadora e com protagonismo dos professores alunos e familiares”, afirma o gestor catarinense.
De acordo com Lidiana Osmundo, precisamos qualificar o acesso à tecnologia para garantir resultados efetivos. “Os estudantes hoje estão expostos a diversos conteúdos e informações no mundo digital, sendo consumidores do que acessam. Para que possamos apoiá-los a evoluir, por meio de um olhar crítico e da criação de tecnologias, precisamos trazer para dentro da escola a temática de tecnologia e computação. Assim, conseguimos qualificar esse acesso e promover a equidade na educação”.
Professor, avalie já suas competências digitais para apoiar a aprendizagem remota
CIEB lança Estratégias de Aprendizagem Remota para Secretarias de Educação
Publicado em: Notícias Gerais