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Três novas competências digitais essenciais para os professores nos dias de hoje


Análise de dados, Mentalidade orientada a dados e Pensamento Computacional passarão a integrar a Matriz de Competências Digitais Docentes do CIEB. Entenda a importância de cada uma delas!

A pandemia da Covid-19 potencializou o uso das tecnologias digitais em diversos setores da sociedade e mudou a forma como interagimos, trabalhamos e estudamos. 

Na Educação, esse período ampliou a necessidade de considerar fatores de ordem social, econômica ou natural para garantir uma aprendizagem plena dos estudantes. E além disso, a necessidade de apoiar os docentes no desenvolvimento das competências necessárias para atuar em uma sociedade impactada pela crise sanitária e já transformada pela cultura digital.

Alinhado a esse novo contexto educacional, o CIEB (Centro de Inovação para a Educação Brasileira) definiu três novas competências digitais como essenciais para a atuação e desenvolvimento profissional docente: Análise de dados; Mentalidade orientada a dados e Pensamento Computacional

Para a definição das novas competências o CIEB contou com a consultoria de Andrea Filatro. Ela é doutora, mestra e pedagoga pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP) e formada em Gestão de Projetos pela Fundação Instituto de Administração (FIA).

O intuito é que, a partir das novas competências, os educadores possam construir cenários de ensino e aprendizagem que se adaptem a diferentes demandas educacionais e que sejam capazes de analisar e tomar decisões baseadas em dados.

“A Educação está em constante evolução e a Ciência de Dados contribui com o processo de ensino e de aprendizagem. O uso de dados pode ser utilizado para monitorar e acompanhar a trajetória dos estudantes, além de otimizar o tempo dos docentes e apoiá-los na tomada de decisão”, aponta a especialista em Educação e Tecnologia do CIEB, Larissa Santa Rosa.

 

Entenda as novas competências

Hoje, a alfabetização, letramento e a fluência digital são habilidades fundamentais para qualquer cidadão. Tanto que a Cultura Digital foi incorporada como uma das competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Essa competência reconhece a importância de promover aprendizagens mais significativas e que considerem o uso de tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais.

Para os professores, ser capaz de analisar dados pode influenciar nos processos de ensino e de aprendizagem, apoiando decisões pedagógicas. Da mesma forma, o uso proativo de dados estimula o senso crítico e a tomada de decisões mais conscientes. 

A capacidade de solucionar problemas de forma lógica, por meio do pensamento computacional, também é considerada outra competência essencial para o desenvolvimento profissional de educadores. 

Em breve, as novas competências serão incluídas na Matriz de Competências Digitais Docentes do CIEB, em cada uma das três áreas que compõem o documento: pedagógica, cidadania digital e desenvolvimento profissional.

 

 

Mais de 107 mil professores já realizaram a autoavaliação de Competências Digitais 

A partir da Matriz de Competências Digitais Docentes, o CIEB desenvolveu uma Ferramenta de Autoavaliação online e gratuita para promover a reflexão dos professores sobre seus próprios conhecimentos e uso de tecnologias digitais. A ferramenta também serve para informar as redes de ensino sobre perfil agregado das competências digitais dos professores, de forma que possam desenvolver formações docentes mais efetivas.

Atualmente, mais de 107 mil professores da Educação Básica já realizaram a autoavaliação, que é composta por 23 perguntas distribuídas entre três áreas e 12 competências digitais. Após a atualização da Matriz de Competências Digitais, a Ferramenta de Autoavaliação Docentes refletirá a nova matriz e levará em conta as três novas competências.

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