As ferramentas digitais não impactam apenas os processos pedagógicos das escolas. Outra grande beneficiária do uso de tecnologia educacional é a gestão escolar. Já existem diversas soluções voltadas a otimizar tarefas rotineiras e de controle, burocráticas, sejam dos administradores, sejam dos professores – que gastam boa parte de seu tempo com atividades paralelas à sua atuação em sala de aula.
Esse foi um dos temas abordados durante o evento Educação 360 Tecnologia, realizado dia 7 de agosto, no Museu do Amanhã (RJ). O CIEB foi convidado a participar, levando ao público os dados coletados em seus estudos e sua experiência com a plataforma Guia Edutec, que avalia o uso de tecnologia nas instituições de ensino.
Lúcia Dellagnelo, diretora do CIEB, defendeu a importância de um olhar ampliado para a tecnologia na escola, para além da dimensão da aprendizagem. “A tecnologia traz eficácia na gestão, possibilitando a otimização de recursos, de modo a alocar os investimentos realmente na atividade pedagógica, na valorização do professor”, disse ela. Lúcia também ressaltou que, “ao ter a ajuda de softwares, aplicativos, plataformas inteligentes para realizar os procedimentos burocráticos, o professor pode dedicar mais tempo a sua atividade fim, que é a tarefa de ensinar”.
Publicado em: Notícias Gerais