Documento divulgado apresenta layout navegável e moderno. Em nove seções interativas, o Relatório possibilita maior compreensão das ações do CIEB e de sua contribuição para a educação pública
Foi lançado o Relatório Anual CIEB 2020, com novo formato, mais interativo e lúdico, com a proposta de mostrar as contribuições da organização para a educação pública, além de divulgar publicamente suas demonstrações financeiras como parte do compromisso de transparência. O documento está separado em nove seções navegáveis, nas quais é possível conhecer mais sobre o CIEB, os projetos realizados no último ano, bem como os resultados obtidos.
Lúcia Dellagnelo, diretora-presidente do CIEB, aponta na carta de abertura como o ano de 2020 foi um divisor de águas na educação, considerando que, pela primeira vez, ocorreu o uso massivo de tecnologias digitais em escolas públicas. Esse fator influenciou, inclusive, o posicionamento da organização. “Agora, além de defender a transformação das escolas brasileiras em Escolas Conectadas, também enfatizamos a importância de ter estudantes conectados/as. O material escolar do século 21 deve incluir um computador com acesso à internet para garantir a todas as crianças e jovens o direito à aprendizagem, além de conectá-los com a cultura digital e permitir que eles exerçam plenamente sua cidadania”, afirma Dellagnelo.
O novo cenário também induziu o CIEB a adaptar seu planejamento estratégico, mas sem deixar de lado os grandes projetos já previstos para difundir e viabilizar a cultura da inovação nas redes públicas.
Em termos de resultados, o documento mostra que os produtos e ferramentas do CIEB tiveram uma expansão significativa em termos de acessos, cadastros e visualizações. Houve um aumento de 270% no número de consultas aos estudos, notas técnicas e materiais de referência, por exemplo. Junto a isso, soma-se:
- 25% a mais de gestores e gestoras cadastradas no Guia EduTec;
- 71% de expansão no número de docentes que acessaram a Autoavaliação de Competências Digitais Docentes;
- 56% no número de pessoas que buscaram recursos educacionais na Plataforma EduTec;
- 214% de crescimento na quantidade de visitantes do site.
Diante do desafio de implantar o ensino remoto para dar continuidade às aulas presenciais, o CIEB procurou ser propositivo, apresentando ativamente um papel central nesse cenário. Na seção “Educação e Pandemia” do documento, visualiza-se os feitos em relação à temática.
De podcasts a novas plataformas educacionais, o CIEB se fez presente por meio de projetos inovadores. Ações voltadas para a formação docente e para o auxílio na seleção e aquisição de recursos digitais pela secretarias de educação estão entre as várias soluções e propostas da organização. Todas podem ser conferidas no Relatório com mais profundidade.
Acesse o Relatório Anual CIEB 2020 aqui.
Publicado em: Notícias Gerais