A Jornada Escola Conectada do CIEB chega à Alagoas por meio de uma parceria com o Conisul e o Itaú Social
A partir deste mês de junho, 17 redes de ensino municipais de Alagoas contarão com uma assessoria técnica para apoiá-las no planejamento e nas tomadas de decisões relacionadas ao uso de tecnologias por meio da Jornada Escola Conectada.
A Jornada faz parte da frente de atuação do CIEB que tem como parceiros e financiadores o BNDES Fundo Socioambiental e o Movimento Bem Maior.
A iniciativa em Alagoas é resultado de uma parceria do Itaú Social e o Consórcio Intermunicipal do Sul do Estado de Alagoas (Conisul), que amplia suas ações através da contratação do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB). O acordo deverá impactar 328 escolas, 75.805 estudantes e 3.954 professores, de acordo com dados do Censo Escolar sobre esses municípios.
“É mais uma parceria que vai impactar diretamente em toda a cadeira da educação, por meio da aplicação de uma estratégia que visa contribuir com a organização das gestões das secretarias de educação das 17 cidades da Região Sul. A nossa expectativa é absorver conhecimento e trocar também, uma vez que temos experiências positivas nos nossos municípios e que podem ser absorvidas de forma regional”, destacou Marcelo Beltrão, presidente do Conisul.
Claudia Sintoni, gerente de Implementação do Itaú Social, reforçou a importância da parceria em apoiar as redes de ensino no avanço da tecnologia.
“As novas tecnologias não são apenas ferramentas, mas também competências a serem desenvolvidas. Ao aproveitar o potencial de comunicação do universo digital, a escola pode instituir novos modos de promover a aprendizagem, a interação e o compartilhamento de significados entre professores e estudantes, ampliando o repertório e as experiências de aprendizagem, sem substituir a vivência escolar. Por isso, é uma grande satisfação estar ao lado do CIEB e Conisul no desafio de apoiar as secretarias de Educação no aprimoramento do uso das tecnologias, desde as secretarias até as escolas nas redes de ensino”, ressalta Claudia Sintoni.
Assinatura do acordo de cooperação entre CIEB, Conisul e Itáu Social ocorreu durante encontro em Maceió (AL)
Ao final da Jornada, a expectativa é que as secretarias participantes estejam com o sistema de gestão implementado para apoiar ações de busca ativa e de recuperação de aprendizagem dos estudantes. Além disso, contarão com um Plano de Inovação e Tecnologia elaborado e com priorização definida para executar a contratação de equipamentos e conectividade ou a formação para desenvolvimento de competências digitais dos professores, garantindo a visão sistêmica na incorporação de tecnologia.
“Sabemos dos desafios, como a falta de estrutura adequada ou de recursos para planejar e realizar ações que atendam às diversas necessidades das secretarias e das escolas. Por isso, é fundamental olharmos para as diferentes realidades de cada rede para que o Plano de Inovação e Tecnologia seja colocado em prática e comece pelas ações prioritárias. E uma delas é a contratação e implementação de um sistema de gestão, que terá a vantagem de contar com a estrutura e experiência do Conisul e da Fundação Itaú Social enquanto apoio aos municípios”, afirma Julia Sant’Anna, diretora executiva do CIEB.
Estão contemplados na parceria os municípios: Anadia, Barra de São Miguel, Boca da Mata, Campo Alegre, Coruripe, Feliz Deserto, Igreja Nova, Jequiá da Praia, Junqueiro, Penedo, Piaçabuçu, Porto Real do Colégio, Roteiro, São Brás, São Miguel dos Campos, São Sebastião e Teotônio Vilela.
Conheça a Jornada Escola Conectada
A Jornada Escola Conectada é uma iniciativa do CIEB que visa desenvolver e disseminar uma metodologia escalável e replicável de apoio técnico às Secretarias de Educação para qualificar a tomada de decisões relacionadas à adoção da tecnologia das redes públicas de ensino.
A metodologia é baseada no conceito de escola conectada: uma escola que possui uma visão estratégica e planejada para incorporação da inovação e da tecnologia em seu currículo e nas práticas pedagógicas, com equipe capacitada para uso de tecnologia, que utiliza recursos educacionais digitais selecionados e que dispõe de equipamentos e conectividade adequados.
Ciclo: diagnóstico, planejamento e execução
Durante a Jornada, o CIEB disponibiliza referenciais e oferece apoio técnico às secretarias para definirem as estratégias de atuação, a partir de um diagnóstico do nível de adoção de tecnologia das redes. O resultado é um plano de inovação e tecnologia, que considera as prioridades de cada rede, para que depois as ações sejam implementadas, de acordo com cada dimensão de uma escola conectada.
Publicado em: Jornada Escola Conectada, Notícias Gerais