Meu projeto de pesquisa atual na Fatec Jahu tem como tema "As TDIC e a consolidação da educação 4.0: desafios para a adoção do modelo de ensino híbrido no ensino superior tecnológico" e o objetivo principal é propor um modelo de ensino híbrido que possa ser configurado para o ensino superior tecnológico, diante do desafio do retorno das aulas presenciais, após a experiência das aulas remotas, por meio do uso de TDIC.
Suportar o avanço da discussão e distribuição de conhecimento.
Eu gostaria de ajudar a implementar metodologias ativas, que incluem o uso de tecnologia, e de ajudar a incluir a tecnologia de forma significativa na sala de aula. Enxergo na tecnologia o potencial para construir uma educação que leva em consideração o desenvolvimento cognitivo, social e emocional dos estudantes, além de promover a participação cidadã em um mundo cada vez mais conectado. Neste momento, o que mais procuro são formas de levar os resultados de pesquisas e o desenvolvimento tecnológico para as práticas de sala de aula.
A minha contribuição tem base na minha formação no contexto da área de computação, particularmente na subáreas de programação, jogos digitais e inteligência artificial, que me permitiram ganhar inspiração para a sua aplicação no contexto da educação. A experiência que obtive nos últimos anos como professor do magistério superior, por meio do ensino, pesquisa e extensão, coordenando projetos visando buscar soluções para ajudar a mudar a realidade do baixo nível de qualificação dos jovens ingressantes do Ensino Superior, criou uma grande inquietude pela constatação que a única forma seria modificando a realidade atual do Ensino Básico. Por esta razão, passei a direcionar grande parte das minhas pesquisas para o processo de formação de professores no uso das tecnologias em sala de aula. Neste sentido, coordenei a criação de um Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Inovação em Tecnologias Educacionais, a nível de mestrado Profissional, o qual atualmente sou coordenador, para formar professores do Ensino Básico no contexto das tecnologias educacionais. Concentro grande parte dos meus esforços para levar os jogos digitais, a gamificação e o pensamento computacional para as escolas. Acredito que a formação de professores é o fator principal para que possa haver uma mudança de mentalidade que permita levar a educação para um novo patamar, adaptando-se às novas demandas da sociedade e do mercado de trabalho.
Atuo em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias educacionais, buscando ensino de qualidade e inclusão (acessíveis a pessoas com deficiência, equidade de gênero e diversidade) com conteúdos para Ensino Superior. Gostaria de ampliar para o Ensino Básico, principalmente em temáticas relacionadas a STEM e pensamento computacional.
Apoiando educadores e gestores na organização e planejamento de aulas mediadas pela tecnologia que com alta relevância de conteúdos e ferramentas que apoiem metodologias diversificadas e proporcionem uma experiência incrível de aprendizagem aos estudantes.
Almejo contribuir para a promoção da equidade, qualidade e contemporaneidade da educação pública, fundamentalmente, fornecendo suporte e assessoria educacionais para professores e gestores que sejam capazes de emponderá-los durante o planejamento de aulas e de atividades escolares com perspectiva inclusiva. Esses suporte e assessoria educacionais têm sido fornecidos por meio de formação (inicial e permanente) e por meio da elaboração ou prospecção de recursos pedagógicos adaptados (ou não). Estes recursos, em sua grande maioria, estão voltados ao processo inicial de escolarização de alunos com deficiência e têm como foco as questões de linguagem e comunicação.
Atualmente desenvolvendo pesquisas voltadas a "learning analytics", espero que esses estudos permitam oferecer soluções baseadas em tecnologia que favoreçam a aprendizagem e o sucesso acadêmico dos estudantes da educação pública, inclusive licenciandos de universidades públicas.
Tenho interesse em investigar o uso de tecnologias aplicadas a construção de materiais instrucionais, produção de conteúdos e no trabalho com habilidades socioemocionais.
Auxiliar no processo de compreensão e apropriação das TDIC pelos professores e estudantes das Redes Públicas de Ensino do Brasil
Por meio da formação continuada de professores da Educação Básica, implementada no Programa de Residência Docente do Colégio Pedro II.
Uso das TICS em processos de Gestão Educacional e ensino
Contribuir e colaborar com o grupo
Pesquiso e atuo diretamente a formacao inicial e continuada de docentes. Novas metodologias de ensino e aprendizagem que coloquem o aluno e a aprendizagem no centro sao alvo de constantes formacoes/pesquisas/formacoes. Metodologias Ativas associadas as formas de processamento da informacao no cerebro (neuroeducacao) estao em pauta nas discussoes em que participo no cotidiano da minha atuacao. Os estilos de aprendizagem que nos apontam as formas preferenciais de como cada pessoa apreende a informacao e o conhecimento finalizam o esteio das minhas pesquisas/atuacoes atuais. Em 2015 coordenei o projeto APA (Acao para Promocao da Aprendizagem) da Secretaria de Estado de Educacao do Estado do Rio de Janeiro onde o principal objetivo foi empoderar professores de toda a rede estadual nos preceitos da aprendizagem ativa utilizando recursos digitais para viabilizar as avaliacoes diagnostica e formativa da aprendizagem. Exatamente 9231 (nove mil duzentos e trinta e um) docentes da rede estadual foram certificados nesse projeto que foi executado por 105 mediadores de tecnologia educacional diretamente coordenados por mim. A aprendizagem Ativa por meio das Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem e o foco atual tanto da minha atuacao como formador de docentes tanto das minhas pesquisas que finalizam o meu Mestrado e que serao o esteio do meu doutoramento. Colaborar com o entendimento e a aplicacao pratica que estao envolvidos na mudanca paradigmatica da atuacao docente que esta em transicao de principal centro do processo educativo para a mediacao das aprendizagens e o meu principal objetivo profissional. Dar significado e proposito a essa transicao e muito importante. Por isso afirmo: Assim como o fruto precisa da terra para se desenvolver, a aprendizagem necessita do significado para florescer!