Jáima Pinheiro de Oliveira
Formação acadêmica/titulação:
Mestrado: Educação Especial, 2002 - 2004
Instituição de Mestrado: Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Doutorado: Educação, 2008 - 2010
Instituição de Doutorado: Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Pós doutorado: Psicologia da Educação, 2012 - 2013
Instituição de Pós doutorado: Universidade do Minho (Braga, Portugal)
Formação inicial:
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Pedagogia Educação
-
Outra : Fonoaudiologia
Proposta para contribuir para promoção da equidade, qualidade e contemporaneidade da educação pública, por meio de inovação e tecnologia:
Almejo contribuir para a promoção da equidade, qualidade e contemporaneidade da educação pública, fundamentalmente, fornecendo suporte e assessoria educacionais para professores e gestores que sejam capazes de emponderá-los durante o planejamento de aulas e de atividades escolares com perspectiva inclusiva. Esses suporte e assessoria educacionais têm sido fornecidos por meio de formação (inicial e permanente) e por meio da elaboração ou prospecção de recursos pedagógicos adaptados (ou não). Estes recursos, em sua grande maioria, estão voltados ao processo inicial de escolarização de alunos com deficiência e têm como foco as questões de linguagem e comunicação.
Principais atividades ligadas à inovação educacional:
Atuação focada nos níveis de ensino:
Atuação focada nas disciplinas específicas:
- Linguagens – língua portuguesa, artes, educação física, língua inglesa
- Outra: Recursos Adaptados de Comunicação Alternativa e Comunicação Alternativa
Atua com inovação e/ou tecnologia na educação na forma de:
A principal contribuição para as redes públicas de ensino seria na área de:
- Elaboração e curadoria de conteúdos e recursos educacionais digitais
- Formação de professores e gestores para integração de tecnologia
- Infraestrutura para uso de tecnologia nas escolas
- Visão e planejamento para uso de tecnologia para fins pedagógicos e melhoria de gestão
Já atuou com inovação e tecnologia educacional em parceria com gestores públicos e/ou redes públicas de ensino? Sim
Projetos de maior relevância que atuou anteriormente com inovação e tecnologia educacional junto a gestores públicos e/ou redes públicas de ensino:
Ação/Projeto | Objetivo | Vigência da Ação/Projeto |
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Suportes da Educação Especial para o processo de escolarização de crianças com necessidades educacionais especiais (CNPq/458232/2014-9) | O objetivo geral foi o de identificar e sistematizar estratégias e recursos que têm sido utilizados como suporte para os processos de escolarização e de alfabetização de crianças com necessidades educacionais especiais. De maneira específica, pretendeu: a) sistematizar as principais produções científicas nacionais acerca de recursos e estratégias voltados para os processos de escolarização e de alfabetização de crianças com necessidades educacionais especiais; b) verificar em que medida estas pesquisas tem gerado práticas baseadas em evidências científicas, por meio da sistematização de dados acerca da implementação e do funcionamento, atuais, destes programas (achados na literatura) e, se for o caso, de validação (para instrumentos específicos); c) descrever os efeitos de programas que têm sido desenvolvidos pela equipe do projeto em pesquisas junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação (linha: Educação Especial) da FFC/UNESP/SP, com foco para: c.1) o uso de tecnologia assistiva para facilitar o acesso da criança com paralisia cerebral; c.2) avaliação e acompanhamento do desempenho escolar da criança com déficit intelectual; c.3) uso de recursos e estratégias de comunicação alternativa no processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem (oral e escrita) de crianças com necessidades educacionais especiais e o uso de programas de intervenção metatextuais com crianças com necessidades educacionais especiais. Os resultados alcançados foram publicados em artigos em periódicos e livros em forma de coletânea. | 01/01/2014 - 01/12/2017 |
Efeitos de um suporte tecnológico no desenvolvimento de narrativas orais em crianças com diagnóstico de deficiência intelectual matriculadas na Educação Infantil | Esta pesquisa tem como foco crianças com diagnóstico de deficiência intelectual que frequentam, regularmente, a educação infantil. Tem como objetivo principal aperfeiçoar e avaliar os efeitos de um recurso tecnológico como suporte para o processo de desenvolvimento de narrativas orais dessas crianças. De maneira específica, pretende-se: a) identificar e descrever os trabalhos com narrativas orais realizados no ensino infantil, na rotina das escolas pesquisadas; b) aperfeiçoar um recurso tecnológico de suporte para o processo de desenvolvimento de narrativas e; c) descrever os efeitos desse suporte tecnológico em narrativas orais de crianças com diagnóstico de deficiência intelectual, matriculadas na Educação Infantil. | 01/01/2017 - 30/12/2019 |
Efeitos do PRONARRAR no desempenho escolar de alunos com atraso no processo de alfabetização (CNPq- 405359/2012-8) | Este estudo propôs, por meio de uma pesquisa colaborativa, o uso de um recurso para auxiliar a alfabetização de crianças com atraso nesse processo. As manifestações de atraso no processo de alfabetização aparecem, especialmente, em relação ao desenvolvimento da fala, da escrita (leitura e escrita) e exigiu apoios especializados, a fim de que essas crianças pudessem alcançar níveis desejados de escolarização, cumprindo assim uma das metas da instituição escolar. Considerando esse contexto, o objetivo principal desse projeto foi o de verificar os efeitos de um programa que usou, simultaneamente, histórias e figuras, no desempenho em leitura e escrita de alunos com atraso no processo de alfabetização. Participaram dessa edição do projeto crianças que cursavam do 1° ao 3° ano do ensino fundamental, num total de 146, provenientes de sete escolas (2 rurais e cinco urbanas), situadas em quatro cidades do interior do Estado do Paraná. Os pais e os professores dessas crianças também participaram do estudo. Ao longo do programa houve sessões em que o professor auxiliou a criança (ou o grupo) e sessões em que a produção da criança foi efetuada sem esse apoio. Cada sessão consistiu de uma produção de uma história com todos os seus elementos (cenário, tema, enredo, resolução e sequência). Essa produção foi realizada a partir de figuras (4). Cada figura apresentava uma parte da história para a criança. Inicialmente ela elabora essa história oralmente e, em seguida, de modo escrito. Os resultados do estudo indicaram melhora na produção da criança, a partir da segunda sessão. Ao total foram feitas 12 sessões com cada grupo participante. Não foi verificada nenhuma relação (estatisticamente significante) entre esse desempenho e e as variáveis de anos de escolaridade, gênero e idade para uma amostra de 60 crianças. Concluímos que o PRONARRAR trata-se de uma tecnologia eficaz para melhorar e/ou aperfeiçoar a produção textual de alunos, em sala de aula. | 01/01/2013 - 01/12/2014 |
The use of Lesson Study to support inclusive practice in Higher Education (British Academy) | De maneira geral, essa pesquisa tem o objetivo de fortalecer e favorecer experiências de ensino e aprendizagem voltadas aos alunos que, porventura, apresentem algum tipo de dificuldade relacionada à sua permanência no Ensino Superior. Embora haja um foco inicial para os alunos do público-alvo da educação especial, o projeto não priorizará apenas esse perfil, tendo em vista um objetivo secundário que é a discussão de políticas públicas para a Educação Inclusiva no Ensino Superior. De maneira específica, pretende-se lançar mão de uma proposta didática que permite projetar, implementar e sustentar ações didático-pedagógicas para uma pedagogia inclusiva. Todas essas discussões são vistas pelos pesquisadores envolvidos como extremamente necessárias, tanto no contexto das IES no Brasil, quanto no Reino Unido. Diante disso, o projeto de pesquisa intitulado ?The use of Lesson Study to support inclusive practice in Higher Education?, está sendo desenvolvido em parceria com a University of Worcester, com financiamento da Academia Britânica, congregará pesquisadores brasileiros (FFC/UNESP; UFAM/AM; UTFPR e UENP/PR) e ingleses (University of Worcester, Reino Unido), ocupando-se, fundamentalmente de pensar modos mais amplos sobre a inclusão nesses países, tendo como base o marco das políticas públicas que incentivaram e garantiram direitos voltados às minorias. Essa pesquisa também priorizará possibilidades pedagógicas que atendem aos pressupostos do Desenho Universal para a Aprendizagem (Universal Design for Learning) que possam ser testados nos cursos de formação de professores. | 01/03/2018 - 30/07/2019 |

E-mail: jaima.oliveira@unesp.br
Cidade: Marília
Estado: São Paulo
Pais: Brasil