Jáima Pinheiro de Oliveira

Formação acadêmica/titulação:

Mestrado: Educação Especial, 2002 - 2004

Instituição de Mestrado: Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Doutorado: Educação, 2008 - 2010

Instituição de Doutorado: Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Pós doutorado: Psicologia da Educação, 2012 - 2013

Instituição de Pós doutorado: Universidade do Minho (Braga, Portugal)

Formação inicial:

  • Pedagogia Educação

  • Outra : Fonoaudiologia

Proposta para contribuir para promoção da equidade, qualidade e contemporaneidade da educação pública, por meio de inovação e tecnologia:

Almejo contribuir para a promoção da equidade, qualidade e contemporaneidade da educação pública, fundamentalmente, fornecendo suporte e assessoria educacionais para professores e gestores que sejam capazes de emponderá-los durante o planejamento de aulas e de atividades escolares com perspectiva inclusiva. Esses suporte e assessoria educacionais têm sido fornecidos por meio de formação (inicial e permanente) e por meio da elaboração ou prospecção de recursos pedagógicos adaptados (ou não). Estes recursos, em sua grande maioria, estão voltados ao processo inicial de escolarização de alunos com deficiência e têm como foco as questões de linguagem e comunicação.

A principal contribuição para as redes públicas de ensino seria na área de:

  1. Elaboração e curadoria de conteúdos e recursos educacionais digitais
  2. Formação de professores e gestores para integração de tecnologia
  3. Infraestrutura para uso de tecnologia nas escolas
  4. Visão e planejamento para uso de tecnologia para fins pedagógicos e melhoria de gestão

Já atuou com inovação e tecnologia educacional em parceria com gestores públicos e/ou redes públicas de ensino? Sim

Projetos de maior relevância que atuou anteriormente com inovação e tecnologia educacional junto a gestores públicos e/ou redes públicas de ensino:

Ação/Projeto Objetivo Vigência da Ação/Projeto
Suportes da Educação Especial para o processo de escolarização de crianças com necessidades educacionais especiais (CNPq/458232/2014-9) O objetivo geral foi o de identificar e sistematizar estratégias e recursos que têm sido utilizados como suporte para os processos de escolarização e de alfabetização de crianças com necessidades educacionais especiais. De maneira específica, pretendeu: a) sistematizar as principais produções científicas nacionais acerca de recursos e estratégias voltados para os processos de escolarização e de alfabetização de crianças com necessidades educacionais especiais; b) verificar em que medida estas pesquisas tem gerado práticas baseadas em evidências científicas, por meio da sistematização de dados acerca da implementação e do funcionamento, atuais, destes programas (achados na literatura) e, se for o caso, de validação (para instrumentos específicos); c) descrever os efeitos de programas que têm sido desenvolvidos pela equipe do projeto em pesquisas junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação (linha: Educação Especial) da FFC/UNESP/SP, com foco para: c.1) o uso de tecnologia assistiva para facilitar o acesso da criança com paralisia cerebral; c.2) avaliação e acompanhamento do desempenho escolar da criança com déficit intelectual; c.3) uso de recursos e estratégias de comunicação alternativa no processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem (oral e escrita) de crianças com necessidades educacionais especiais e o uso de programas de intervenção metatextuais com crianças com necessidades educacionais especiais. Os resultados alcançados foram publicados em artigos em periódicos e livros em forma de coletânea. 01/01/2014 - 01/12/2017
Efeitos de um suporte tecnológico no desenvolvimento de narrativas orais em crianças com diagnóstico de deficiência intelectual matriculadas na Educação Infantil Esta pesquisa tem como foco crianças com diagnóstico de deficiência intelectual que frequentam, regularmente, a educação infantil. Tem como objetivo principal aperfeiçoar e avaliar os efeitos de um recurso tecnológico como suporte para o processo de desenvolvimento de narrativas orais dessas crianças. De maneira específica, pretende-se: a) identificar e descrever os trabalhos com narrativas orais realizados no ensino infantil, na rotina das escolas pesquisadas; b) aperfeiçoar um recurso tecnológico de suporte para o processo de desenvolvimento de narrativas e; c) descrever os efeitos desse suporte tecnológico em narrativas orais de crianças com diagnóstico de deficiência intelectual, matriculadas na Educação Infantil. 01/01/2017 - 30/12/2019
Efeitos do PRONARRAR no desempenho escolar de alunos com atraso no processo de alfabetização (CNPq- 405359/2012-8) Este estudo propôs, por meio de uma pesquisa colaborativa, o uso de um recurso para auxiliar a alfabetização de crianças com atraso nesse processo. As manifestações de atraso no processo de alfabetização aparecem, especialmente, em relação ao desenvolvimento da fala, da escrita (leitura e escrita) e exigiu apoios especializados, a fim de que essas crianças pudessem alcançar níveis desejados de escolarização, cumprindo assim uma das metas da instituição escolar. Considerando esse contexto, o objetivo principal desse projeto foi o de verificar os efeitos de um programa que usou, simultaneamente, histórias e figuras, no desempenho em leitura e escrita de alunos com atraso no processo de alfabetização. Participaram dessa edição do projeto crianças que cursavam do 1° ao 3° ano do ensino fundamental, num total de 146, provenientes de sete escolas (2 rurais e cinco urbanas), situadas em quatro cidades do interior do Estado do Paraná. Os pais e os professores dessas crianças também participaram do estudo. Ao longo do programa houve sessões em que o professor auxiliou a criança (ou o grupo) e sessões em que a produção da criança foi efetuada sem esse apoio. Cada sessão consistiu de uma produção de uma história com todos os seus elementos (cenário, tema, enredo, resolução e sequência). Essa produção foi realizada a partir de figuras (4). Cada figura apresentava uma parte da história para a criança. Inicialmente ela elabora essa história oralmente e, em seguida, de modo escrito. Os resultados do estudo indicaram melhora na produção da criança, a partir da segunda sessão. Ao total foram feitas 12 sessões com cada grupo participante. Não foi verificada nenhuma relação (estatisticamente significante) entre esse desempenho e e as variáveis de anos de escolaridade, gênero e idade para uma amostra de 60 crianças. Concluímos que o PRONARRAR trata-se de uma tecnologia eficaz para melhorar e/ou aperfeiçoar a produção textual de alunos, em sala de aula. 01/01/2013 - 01/12/2014
The use of Lesson Study to support inclusive practice in Higher Education (British Academy) De maneira geral, essa pesquisa tem o objetivo de fortalecer e favorecer experiências de ensino e aprendizagem voltadas aos alunos que, porventura, apresentem algum tipo de dificuldade relacionada à sua permanência no Ensino Superior. Embora haja um foco inicial para os alunos do público-alvo da educação especial, o projeto não priorizará apenas esse perfil, tendo em vista um objetivo secundário que é a discussão de políticas públicas para a Educação Inclusiva no Ensino Superior. De maneira específica, pretende-se lançar mão de uma proposta didática que permite projetar, implementar e sustentar ações didático-pedagógicas para uma pedagogia inclusiva. Todas essas discussões são vistas pelos pesquisadores envolvidos como extremamente necessárias, tanto no contexto das IES no Brasil, quanto no Reino Unido. Diante disso, o projeto de pesquisa intitulado ?The use of Lesson Study to support inclusive practice in Higher Education?, está sendo desenvolvido em parceria com a University of Worcester, com financiamento da Academia Britânica, congregará pesquisadores brasileiros (FFC/UNESP; UFAM/AM; UTFPR e UENP/PR) e ingleses (University of Worcester, Reino Unido), ocupando-se, fundamentalmente de pensar modos mais amplos sobre a inclusão nesses países, tendo como base o marco das políticas públicas que incentivaram e garantiram direitos voltados às minorias. Essa pesquisa também priorizará possibilidades pedagógicas que atendem aos pressupostos do Desenho Universal para a Aprendizagem (Universal Design for Learning) que possam ser testados nos cursos de formação de professores. 01/03/2018 - 30/07/2019
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E-mail: jaima.oliveira@unesp.br

Cidade: Marília

Estado: São Paulo

Pais: Brasil

Site: http://lattes.cnpq.br/8137271342793052

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