Atuando como facilitador, estimulador e desenvolvedor de acoes que proporcionem programas educativos e estruturas educacionais que atendam as demanda e as carencias apresentadas na sociedade.
Fui fundador do Nucleo de Excelencia em Tecnologias Sociais, que pertence a Universidade Federal de Alagoas, que visa desenvolver Tecnologias Sociais tanto voltadas para a Educacao quanto para a Saude. Nesse nucleo temos tecnologias que podem ser utilizadas de forma aplicada na educacao de areas estrategicas para o Pais, por exemplo, ensino de sustentabilidade para o ensino fundamental. Alem disso, tambem sou socio fundador da Empresa MeuTutor, que visa desenvolver produtos voltados para a educacao. No momento essa empresa possui clientes para a rede privada, no entanto, no momento atual, nao temos um modelo de negocio para o ensino publico.
Concebendo modelos de ambientes de aprendizagem distribuidos com licenca livre para tornar a adocao por redes publicas de ensino sustentaveis do ponto de vista financeiro e de formacao de professores.
Minha experiencia e conhecimento teorico podem auxiliar nesta promocao da equidade, qualidade e contemporaneidade da educacao publica, utilizando a inovacao metodologica e tecnologica na educacao.
Atuo no campo da educacao por meio de programas e projetos de formacao, consultoria, assessoria e avaliacao de acoes que contribuam na melhoria dos processos e dos resultados de ensino e aprendizagem. Considerando essa trajetoria, faz alguns anos que venho constituindo para o uso de experiencias exitosas e multiplicaveis de experiencias que possam ter uma capilaridade para gerar acoes e resultados para um numero maior de pessoas. Essa perspectiva tem me levado a considerar a organizacao de acoes que possam ser legalizadas por meio das Politicas Publicas, para a construcao de redes que possam atuar e construir significados plurais. Toda apropriacao no que se refere a uma tecnologia funcional para uma alteracao de uma politica de governo para de estado trata-se da maneira como aprendemos a olhar resultados e criar oportunidades. Eu acredito muito nisso!
Conscientizacao da importancia do desenvolvimento do Pensamento Computacional, desde crianca, atraves de palestras e formacoes para estudantes e professores. O Pensamento Computacional e uma habilidade fundamental para qualquer pessoa, independentemente da area e traz diversos beneficios no ambito empregaticio, na transversalidade das areas do conhecimento, na alfabetizacao digital, no trabalho em equipe, no aumento da produtividade, na inclusao de minorias, na diminuicao das limitacoes fisicas e na compreensao do mundo em que vivemos atualmente.
A minha principal contribuicao para a educacao publica no Brasil e fomentar a formacao de professores e criar uma rede de professores inovadores.
Investigar como jogos digitais e sistemas tutores inteligentes podem contribuir para os processos de ensino, avaliacao e aprendizagem no ensino basico, principalmente no tocante ao pensamento computacional e Matematica.
Gestao de Projetos e Desenvolvimento de materiais relevantes para a EaD
Na minha visao as tecnologias web e sistemas virtuais de aprendizagem apresentam-se como democratizadores de ensino, proporcionando oportunidades de aprendizagem de qualidade sem se importar com condicoes sociais. Assim em minhas pesquisas almejo desenvolvimento de ambientes e estrategias motivadoras que auxiliem nesse processo. Buscando oferecer auxilio para outros desenvolvedores e interessados a partir do uso de codigo aberto e trocas de experiencias. Atualmente minhas pesquisas tem por objetivo identificar maneiras inteligentes de utilizar as estrategias motivacionais respeitando e tratando a individualidade dos estudantes.
1. Desenvolvimento do sistema e-M, cuja aplicacao em 8 escolas, alcancou a seguinte inferencia como resultado na pesquisa: investir na Gestao da Tecnologia em ambito escolar, com vistas a melhoria e desenvolvimento da e-maturity, e relevante, pois contribuira na criacao das condicoes para que o IDEB avance nos anos subsequentes. A relacao entre as variaveis IDEB e e-M teve como bases tecnicas estatisticas de correlacao, cujo coeficiente obtido (r = 0,82) indica que ha uma correlacao forte e positiva entre as variaveis IDEB e e-M. 2. Taxonomica das tecnologias digitais; 3. Os principais riscos a saude e a e-seguranca associados ao uso da tecnologias digitais e qual o papel da escola frente a esses novos desafios.
Acredito que possa contribuir com a experiencia com recursos educativos abertos, educacao a distancia e tecnologia educacional em geral. Alem disso, a experiencia acumulada em projetos e redes de pesquisa de ambito iberoamericano sao um bom background.
Formacao de educadores, desenvolvimento de metodologias para a producao de materiais didaticos
Meu objetivo e desenvolver os docentes e os gestores para que utilizem as tecnologias educacionais para promover experiencias significativas de ensino-aprendizagem aos estudantes, ou seja, permitindo que os estudantes aprendam no seu tempo e ritmo, de forma colaborativa e desenvolvendo competencias e habilidades necessarias aos cidadaos contemporaneos. A tecnologia pode contribuir com as mudancas das praticas pedagogicas e, nesse sentido, vejo sua insercao na sala de aula como uma oportunidade de dialogar com as instituicoes de ensino a respeito de praticas inovadoras, com enfoque nas metodologias ativas.
Os esforcos atuais estao em direcao ao perfil do professor, principalmente, aqueles que possuem baixo conhecimento tecnologico. Nesse sentido, buscamos a concepcao e integracao de plataformas para que esses professores possam projetar plano de aula e executa-lo em sala de aula, independentemente do ambiente.
Pretendo direcionar minhas pesquisas para o desenvolvimento e avaliacao de sistemas informatizados de capacitacao de professores para o trabalho com criancas com necessidades especiais. Aproveitando da minha experiencia previa com capacitacao de professores para o uso de sistemas assistivos de alfabetizacao.
.
Discussao e desenvolvimento de tecnologias e metodologias virtuais
Gostaria que minha principal contribuicao fosse em termos de pesquisa e acessoria a produtos digitais para colocar professores e estudantes como usuarios ativos. Outra contribuicao e tambem relacionado a colaborar em criacao de curriculos de formacao de professores, curriculos que fometem a independencia intelectual para educadores em escolas publicas.