Atuando como facilitador, estimulador e desenvolvedor de acoes que proporcionem programas educativos e estruturas educacionais que atendam as demanda e as carencias apresentadas na sociedade.
Disponibilizar recursos educacionais digitais de modo livre, em formato de facil acesso e compreensao.
Auxiliando a repensar a escola para que ele se torne um ambiente de praticas inovadoras e pedagogias ativas mediadas por tecnologia.
Meu projeto de pesquisa atual na Fatec Jahu tem como tema "As TDIC e a consolidação da educação 4.0: desafios para a adoção do modelo de ensino híbrido no ensino superior tecnológico" e o objetivo principal é propor um modelo de ensino híbrido que possa ser configurado para o ensino superior tecnológico, diante do desafio do retorno das aulas presenciais, após a experiência das aulas remotas, por meio do uso de TDIC.
Suportar o avanço da discussão e distribuição de conhecimento.
Eu gostaria de ajudar a implementar metodologias ativas, que incluem o uso de tecnologia, e de ajudar a incluir a tecnologia de forma significativa na sala de aula. Enxergo na tecnologia o potencial para construir uma educação que leva em consideração o desenvolvimento cognitivo, social e emocional dos estudantes, além de promover a participação cidadã em um mundo cada vez mais conectado. Neste momento, o que mais procuro são formas de levar os resultados de pesquisas e o desenvolvimento tecnológico para as práticas de sala de aula.
A minha contribuição tem base na minha formação no contexto da área de computação, particularmente na subáreas de programação, jogos digitais e inteligência artificial, que me permitiram ganhar inspiração para a sua aplicação no contexto da educação. A experiência que obtive nos últimos anos como professor do magistério superior, por meio do ensino, pesquisa e extensão, coordenando projetos visando buscar soluções para ajudar a mudar a realidade do baixo nível de qualificação dos jovens ingressantes do Ensino Superior, criou uma grande inquietude pela constatação que a única forma seria modificando a realidade atual do Ensino Básico. Por esta razão, passei a direcionar grande parte das minhas pesquisas para o processo de formação de professores no uso das tecnologias em sala de aula. Neste sentido, coordenei a criação de um Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Inovação em Tecnologias Educacionais, a nível de mestrado Profissional, o qual atualmente sou coordenador, para formar professores do Ensino Básico no contexto das tecnologias educacionais. Concentro grande parte dos meus esforços para levar os jogos digitais, a gamificação e o pensamento computacional para as escolas. Acredito que a formação de professores é o fator principal para que possa haver uma mudança de mentalidade que permita levar a educação para um novo patamar, adaptando-se às novas demandas da sociedade e do mercado de trabalho.
Conscientizacao da importancia do desenvolvimento do Pensamento Computacional, desde crianca, atraves de palestras e formacoes para estudantes e professores. O Pensamento Computacional e uma habilidade fundamental para qualquer pessoa, independentemente da area e traz diversos beneficios no ambito empregaticio, na transversalidade das areas do conhecimento, na alfabetizacao digital, no trabalho em equipe, no aumento da produtividade, na inclusao de minorias, na diminuicao das limitacoes fisicas e na compreensao do mundo em que vivemos atualmente.
Propondo a participacao ativa de professores no projeto e gestao de tecnologias educacionais adaptativas.
Compartilhar conhecimento, ensinar e aprender. Ajudar a abrir as portas atraves da tecnologia que oportuniza novas e multiplas experiencias para o desenvolvimento humano. Usar o que ja sei para ajudar aqueles que ainda nao conseguiram integrar-se com este novo mundo. Creio que posso contribuir com muitas ideias em projetos que envolvam educacao e tecnologia. Sou apaixonado por esta area e estou dando enfase a ela.
Desenvolvimento e avaliação de ferramentas educacionais para apoiar o processo de ensino e aprendizagem.
Venho desenvolvendo desde o meu doutoramento pesquisas relacionadas ao uso das TICs para o ensino, pesquisa e extensao na formacao de alunos de Enfermagem, pacientes e profissionais de Enfermagem principalmente em temas que envolvem doencas cronicas nao transmissiveis.
Vislumbro contribuir no sentido de simplificar, tornar mais direto, mais leve, mais efetivo e mais atraente o processo de ensino aprendizagem atraves do uso de tecnologias e metodologias apropriadas.
O objetivo e construir metodos e tecnicas experimentais que potencialmente viabilizem tornar atividades educacionais mais eficazes, tomando como base a construcao de artefatos especializados.
Possuo mais de quinze anos de experiência em Ensino Superior em Cursos de Ciência da Computação (em instiotuições Privadas e Públicas) e em Pesquisa e Desenvolvimento de Ambiente Virtuais de Jogos (Aplicações de Técnicas de Inteligência Artificial em Personagens Sintéticos para formação de equipes com Jogadores Humanos em Jogos de Estratégia). Atualmente, sou responsável por projetos de PD&I na NTU, projetos PIPE-FAPESP para desenvolvimento de Plataforma de Robótica em Nuvem como Solução para Distribuição em Escala de Aplicações Robóticas - Aplicações em Educação, Saúde e Hospitalidade. Acredito que posso contribuir com a equipe do CiEB com a minha experiência (empresarial) em PD&I de Tecnologias Educacionais e atuação em educação (executando uma gama variada de Programas Pilotos: Colégio Visconde de Porto Seguro, Colégio Marista Arquidiocesano, ETECs e FATECs) avaliando as Tecnologias Educacionais e Metodologias envolvendo Práticas Transversais de Aprendizagem por Competências e Habilidades.
Fornecendo tecnologia que de suporte ao docente e estudante para design e execucao da aprendizagem colaborativa
Por meio da aplicacao da Inteligencias Artificial na Educacao - investigando a concepcao, desenvolvimento e experimentacao de tecnologias educacionais; Sistemas Tutores Inteligentes Gamificados, avaliando o uso (educacao basica e superior) e o impacto (mediadores psicologicos, experiencia otima, engajamento e aprendizagem).