Creio que podemos discutir em grupo estratégias para desenvolver em nossos estudantes as competências previstas na BNCC de forma interdisciplinar com o ensino de computação na educação básica, formando professores e incentivando mais e mais os cursos de licenciatura em computação, que formam os profissionais que poderiam dar o devido suporte a este processo. Posso também apoiar nas estratégias para a avaliação e utilização de objetos de aprendizagem para apoiar o ensino.
Torna-se obrigatório promover a reestruturação pedagógica nos ambientes educativos, pois o estímulo do potencial dos estudantes oportunizará melhor desempenho individual, diminuindo a exclusão social. Dessa forma, o educador precisa atuar de maneira eficaz, com didáticas inovadoras e necessita possuir competência que vai além do domínio dos conteúdos da disciplina, passando pelo conhecimento de propostas alternativas. Algumas alternativas vêm apresentando resultados e têm se mostrado eficazes no que diz respeito ao maior envolvimento dos alunos durante a disciplina e que resultam em maior aprendizado. Minha principal contribuição seria pensar nessas alternativas, levando em consideração meios de inovação e tecnologia.
Acredito que minha contribuição seja na integração entre o professor, a(s) ferramenta(s), o(s) conteúdo(s) e os estudantes. Fazer com que as ferramentas, de fato, contribuam para a melhoria da qualidade da educação e a ampliação do conhecimento pelos estudantes.
Através do uso de metodologias científicas e tecnologias da informação para o levantamento e produção de evidências científicas que contribuam para a tomada de decisão dos gestores das redes de ensino.
Pretende-se, principalmente, contribuir no âmbito das políticas públicas educacionais, com foco no desenvolvimento de um modelo de avaliação de programas (intervenções), aplicados em larga escala, denominado "esteira de evidências". Objetiva-se, a partir disto, destacar elementos relevantes para o funcionamento adequado dos programas de larga escala, tendo em vista, qualificar as tomadas de decisões dos gestores nas esferas públicas. Para além disto, o uso da tecnologia, como ferramenta mediadora, pode, em uma etapa posterior à avaliação, auxiliar no desenvolvimento dos próprios programas de larga escala, destacando elementos em comum (e essenciais) para o funcionamento dos mesmos. Sendo assim, entende-se que o desenvolvimento de um modelo de avaliação, a partir do contexto descrito anteriormente, contempla a promoção da equidade, qualidade e contemporaneidade, na Educação Pública.
As tecnologias educativas auxiliam na promoção da inclusão, propiciando facilidades que tornam a aprendizagem mais dinâmica e interessante. Assim, as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), pelas inesgotáveis possibilidades de construção de recursos que contribuem para uma aprendizagem inclusiva, possuem diversificadas aplicabilidades no âmbito educacional, além de sensibilizar os profissionais que atuam nessa área para que suas ações didático-pedagógicas sejam orientadas pelas potencialidades de seus estudantes e não pelas suas limitações. Dessa forma, procuro desenvolver ações, entre outras, para a promoção de práticas inclusivas digitais, pela possibilidade de trazer reflexões de como usar os recursos tecnológicos para melhorar o processo educacional e a aprendizagem, no intuito de auxiliar o processo de ensino e aprendizagem de estudantes com deficiência, pois as TIC podem vir a contribuir para a expansão do acesso à informação, à comunicação e do estabelecimento de novas relações com o saber, que ultrapassam os limites da escola, alcançando outros espaços produtores de conhecimento.
Trabalho em parceria com pesquisadores e professores, de forma colaborativa, ética e visando o rigor científico, responsabilidade social e reprodutibilidade.
Utilizar meus conhecimentos de computação e de educação matemática para desenvolver projetos de apoio a educação básica, bem como capacitar professores da educação básica para o uso de tecnologias digitais como ferramentas de apoio ao ensino.
Sem soluções abrangentes, pensando na escola como uma gestora de seus recursos e capaz de decidir o melhor investimento para a sua comunidade. Avaliação dos recursos existentes (sempre existe algum) e fazer pequenos testes de uso das tecnologias, pequenos espaços na escola para torná-los maiores. Sempre pensando em alunos protagonistas e capazes de ajudarem uns aos outros, como tutores e autônomos.
Com a utilização da robótica para aqueles que, normalmente, não teriam acesso a programação.
Minha contribuição se concentra em atividades de pesquisa e ensino que favoreçam um ambiente de praticas inovadoras e pedagogias ativas mediadas por tecnologia nos ambientes escolares. Espero que minha experiência possa acrescentar nas discussões da rede potencializando as parcerias e fortalecendo as ações conjuntas.
Acredito que a pesquisa científica deve se aproximar da realidade escolar, oferecendo soluções científicas baseada em fatos concretos observados e medidos pelo método científico. Em Sobral, tive a oportunidade de colocar parte dos conceitos da minha tese de doutoramento em prática, ajudando o município a atingir os dois primeiros lugares no ranking nacional do Ideb para anos iniciais e finais do ensino fundamental. Agora com a implementação dos Fablearn Labs, a pesquisa científica também deve estar associada para verificar o impacto no engajamento dos alunos, bem como no seu desempenho acadêmico e socioemocional. Atualmente faço parte do Programa Cientista Chefe (FUNCAP/UFC/SEDUC-CE) sendo responsável pelo desenvolvimento e validação de uma plataforma de avaliação online e de um sistema de ensino adaptativo. No INSPER, sou membro pesquisador do Centro de Educação que teve inicio em 04/2019.
Orientar trabalhos que tratem de pesquisas a respeito de como utilizar melhor as tecnologias para fins educacionais; formacao de professores.
Contribuir na formação inicial e continuada de profissionais da área de pedagogia e matemática envolvendo tecnologias digitais; Contribuir no desenvolvimento de práticas, metodologias e artefatos tecnológicos para o ensino de matemática nos diversos níveis de ensino.
Potencializar o aprendizado a partir do uso de tecnologias.