FLÁVIA ROLDAN VIANA
Formação acadêmica/titulação:
Mestrado: EDUCAÇÃO, 2011 - 2013
Instituição de Mestrado: UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
Doutorado: EDUCAÇÃO, 2013 - 2016
Instituição de Doutorado: UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
Formação inicial:
-
Pedagogia Educação
Proposta para contribuir para promoção da equidade, qualidade e contemporaneidade da educação pública, por meio de inovação e tecnologia:
As tecnologias educativas auxiliam na promoção da inclusão, propiciando facilidades que tornam a aprendizagem mais dinâmica e interessante. Assim, as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), pelas inesgotáveis possibilidades de construção de recursos que contribuem para uma aprendizagem inclusiva, possuem diversificadas aplicabilidades no âmbito educacional, além de sensibilizar os profissionais que atuam nessa área para que suas ações didático-pedagógicas sejam orientadas pelas potencialidades de seus estudantes e não pelas suas limitações. Dessa forma, procuro desenvolver ações, entre outras, para a promoção de práticas inclusivas digitais, pela possibilidade de trazer reflexões de como usar os recursos tecnológicos para melhorar o processo educacional e a aprendizagem, no intuito de auxiliar o processo de ensino e aprendizagem de estudantes com deficiência, pois as TIC podem vir a contribuir para a expansão do acesso à informação, à comunicação e do estabelecimento de novas relações com o saber, que ultrapassam os limites da escola, alcançando outros espaços produtores de conhecimento.
Principais atividades ligadas à inovação educacional:
Atuação focada nos níveis de ensino:
Atuação focada nas disciplinas específicas:
Atua com inovação e/ou tecnologia na educação na forma de:
A principal contribuição para as redes públicas de ensino seria na área de:
- Elaboração e curadoria de conteúdos e recursos educacionais digitais
- Formação de professores e gestores para integração de tecnologia
- Infraestrutura para uso de tecnologia nas escolas
- Visão e planejamento para uso de tecnologia para fins pedagógicos e melhoria de gestão
Já atuou com inovação e tecnologia educacional em parceria com gestores públicos e/ou redes públicas de ensino? Sim
Projetos de maior relevância que atuou anteriormente com inovação e tecnologia educacional junto a gestores públicos e/ou redes públicas de ensino:
Ação/Projeto | Objetivo | Vigência da Ação/Projeto |
---|---|---|
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA | discutir estudos que envolvem conceitos Estatísticos numa perspectiva de desenvolvimento profissional | 01/03/2018 - 31/03/2020 |
“Desenvolvimento profissional de professores de Matemática e o ensino de Estatística no Ensino Fundamental | Formação de Professores e desenvolvimento da Educação Básica Pública | 26/04/2019 - 30/04/2020 |

E-mail: flaviarviana.ufrn@gmail.com
Cidade: Natal
Estado: Rio Grande do Norte
Pais: Brasil