Notícias Gerais

CIEB participa de Encontro Estadual de Educação Conectada no Rio de Janeiro

clique na imagem para ampliar

Organizado pela Undime-RJ, o evento contou com a apresentação do Guia Edutec, ferramenta que auxilia no diagnóstico e planejamento do uso da tecnologia nas escolas

No último dia 13 de setembro, aconteceu o III Encontro ESTADUAL de Educação Conectada no Rio de Janeiro, organizado pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação do Rio de Janeiro (Undime).

Voltado para dirigentes municipais, gestores e técnicos das Secretarias, o evento contribuiu com a implementação da Política de Inovação Educação Conectada nas redes municipais e na rede estadual do Rio de Janeiro, além de formar e informar as equipes das secretarias de educação para a construção dos planos locais de inovação.

O Educação Conectada é uma iniciativa do Ministério da Educação – MEC que tem como objetivo apoiar a universalização do acesso à internet de alta velocidade e fomentar o uso de tecnologia digital na Educação Básica. 

Fruto de acordo de cooperação técnica firmado em 2021 entre MEC e CIEB , o Diagnóstico do Guia Edutec foi incorporado, a partir de 2022, como ferramenta oficial de diagnóstico de tecnologia do PDDE Interativo. O intuito foi subsidiar gestores escolares e de redes de ensino com informações sobre o nível de adoção de tecnologia nas escolas e, a partir daí, elaborar o planejamento das ações e da aplicação dos recursos.

O evento contou com a participação da especialista em Educação e Tecnologia do CIEB, Larissa Santa Rosa. Na ocasião, a especialista apresentou o painel: Guia EduTec e Diagnóstico: uso de dados no planejamento de ações locais.

Larissa Santa Rosa, especialista do CIEB, participa de evento da Undime.
Larissa Santa Rosa, especialista do CIEB, participa de evento da Undime – RJ.

Sobre o Guia Edutec

O Guia EduTec é uma ferramenta on-line e gratuita que faz um diagnóstico do nível de adoção de tecnologia educacional por professores e escolas de redes públicas de ensino.

O instrumento, inspirado em iniciativas similares de sucesso em outros países, também aponta caminhos para as melhores práticas de tecnologia aplicada à aprendizagem dos alunos, ao desenvolvimento de competências digitais dos professores e à gestão nas escolas.

Acesse a plataforma e saiba mais!

Publicado em: Notícias Gerais