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Estratégias de Aprendizagem Remota (EAR): Características e Diferenciação da Educação a Distância (EAD)

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A transição de aulas presenciais para não-presenciais ganhou caráter emergencial imposto pelo atual contexto mundial de crise sanitária e de saúde em decorrência do avanço da Covid-19. A pandemia ocasionou o fechamento dos prédios escolares em várias localidades e, consequentemente, a suspensão das aulas presenciais no Brasil e no mundo.

Neste momento emergencial, o CIEB compilou experiências e boas práticas, elaborando o que denominamos Estratégias de Aprendizagem Remota (EAR). As EAR têm o objetivo de apoiar as Secretarias de Educação de todo o país na tentativa de garantir equidade, acessibilidade e adaptação de experiências de aprendizado para atender às necessidades de todos os estudantes.

É importante diferenciar o que são as EAR que estão sendo aplicadas em um cenário emergencial do que é Educação a Distância (EAD), dado que esta última é uma modalidade regulamentada no Brasil, possuindo normas, metodologias, diferentes formatos de oferta e contextos
específicos de aplicação, assim como a educação presencial.

Assim, apresentamos o conceito e a contextualização da Educação a Distância (EAD) no Brasil, as tecnologias e meios
impresso e de comunicação utilizados durante este período emergencial, além da ferramenta de Seleção de Estratégias de
Aprendizagem Remota desenvolvida pela equipe do CIEB.

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Publicado em: CIEB Notas Técnicas