Notícias Gerais

Consed apresenta retrospectiva e planos da Frente de Inovação e Tecnologia

clique na imagem para ampliar

Ferramentas desenvolvidas pelo CIEB apoiam a Frente de Inovação e Tecnologia do Consed, que finaliza os trabalhos de 2019 com boas expectativas para o próximo ano.

Responsáveis pela da área de tecnologia e inovação das secretarias de Educação de todos os estados brasileiros estiveram reunidos em Brasília, nos dias 21 e 22 de novembro, para o terceiro encontro da Frente de Inovação e Tecnologia (F&IT) do Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação). Integrantes dos ministérios da Educação e de Ciências e Tecnologia também participaram do evento, que marcou a análise dos trabalhos de 2019 e as perspectivas para o próximo ano. O CIEB (Centro de Inovação para a Educação Brasileira), apoiador técnico da Frente desde 2016*, foi representado pela gerente-executiva Gabriela Gambi e pela analista em educação Larissa Santa Rosa. A Fundação Lemann e Omidyar Network também são parceiras da iniciativa.

Os objetivos da F&IT são: promover a cultura de inovação na educação pública e o alinhamento entre as demandas educacionais e soluções tecnológicas, estimular a criação de políticas de inovação e adoção de tecnologias na educação e fortalecer a capacidade de inovação de gestores e equipes de secretarias de Educação estaduais e municipais.

Neste terceiro encontro, o CIEB apresentou a retrospectiva dos trabalhos realizados em 2019 e entregou os modelos das áreas de inovação e tecnologia (que podem ser adaptados ou adotados pelas secretarias de todo o país) e o protótipo da autoavaliação da matriz LITE (líderes de inovação e tecnologia educacional). Abaixo, a lista de todos os produtos da Frente de Inovação e Tecnologia neste ano:

  • matriz de cinco níveis de apropriação de competências dos Líderes de Inovação e Tecnologia Educacional (LITE);
  • protótipo de Autoavaliação de Competências LITE;
  • três estudos de caso da criação de áreas de inovação e tecnologia nos EUA;
  • modelos de Áreas de Inovação e Tecnologia para serem criados nas Secretarias de Educação;
  • campanha Minhas Escolas Conectadas para instalação do Medidor Educação Conectada (vídeos, e-books);
  • mais de 7.880 escolas estaduais com medição em tempo real da internet para uso dos alunos.

De acordo com Natalino Uggioni, secretário de Educação de Santa Catarina e coordenador do terceiro encontro, o grande desafio das redes de ensino é trabalhar na perspectiva de que as escolas estejam equipadas e com profissionais qualificados. Bastante otimista, Uggioni ressaltou as expectativas para 2020. “Com ambiente adequado, com tecnologia e profissionais capacitados, nós vamos motivar os nossos alunos a quererem estar na escola. Isso vai proporcionar que o professor e a escola estejam no mesmo século do estudante”, assegurou.

*Sobre a parceria técnica CIEB e Frente de Inovação e Tecnologia

Considerado estratégico, o tema “Inovação e Tecnologia” é um dos seis escolhidos como objeto de estudo permanente do Consed. Cada grupo de trabalho (GT) conta com o apoio técnico de uma instituição do terceiro setor, e o CIEB foi a entidade convidada para contribuir para o GT de Inovação e Tecnologia. Desde 2016, o CIEB tem fornecido subsídios para o aprofundamento do debate, viabilizando a realização de estudos, relatórios, reuniões presenciais e outros instrumentos que servirão de base para debates e propostas da Frente de Inovação e Tecnologia do Consed. 

Publicado em: Notícias Gerais