Diretrizes do EfeX, criadas pelo CIEB, podem ser aplicadas por qualquer rede pública de ensino; Blumenau e Maceió já implantaram o espaço e a Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro também manifesta interesse no conceito.
Espaço para o professor trocar experiências, aprender na prática e levar a tecnologia para a sala de aula, o EfeX (Espaço de Formação e Experimentação em Tecnologias para Professores) tornou-se referência na formação docente voltada à inovação.
O conceito desse ambiente de aprendizagem, com foco nas práticas pedagógicas inovadoras e no desenvolvimento profissional de professores, foi criado pelo CIEB (Centro de Inovação para a Educação Brasileira). O espaço deve funcionar de maneira integrada às redes públicas de ensino, a fim de apoiar a formação continuada em tecnologia de seus profissionais. As secretarias de Educação de Santa Catarina e de Alagoas foram as primeiras a implementar o EfeX em seus territórios (em Blumenau, foto acima, e em Maceió, respectivamente).
Neste mês de fevereiro, o EfeX de Maceió recebeu uma comitiva da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro. O subsecretário estadual de Educação, Bernardo Goytaxazes de Araújo, a superintendente de Desenvolvimento de Pessoas, Elizabeth Gil, e a coordenadora do EMTI (Ensino Médio em Tempo Integral), Ingrid Couto, foram conhecer de perto a experiência e o ambiente oferecidos aos docentes em Alagoas.
Inspiração para a inovação
“O EfeX sempre foi um ponto de referência”, conta Elizabeth, responsável pelas propostas de formação da rede. A admiração vem de longe: além de conhecer a atuação de Ednaldo Firmino, coordenador do Núcleo de Inovação e Tecnologia em Alagoas, a superintendente é integrante da Frente de Inovação e Tecnologia do Consed (Conselho Nacional dos Secretários de Educação), da qual o CIEB é parceiro técnico.
Atualmente, o Rio de Janeiro conta com vinte e um núcleos de formação e está instituindo setenta e três salas makers nas escolas EMTI. A visita ao EfeX, explica Elizabeth, “foi muito interessante para conhecer melhor o conceito e discutir como levar as diretrizes para o Rio de Janeiro”. “Nesses novos espaços makers, nós precisamos de prova de conceito de espaços, para que o próprio professor também desenvolva suas competências e habilidades no eixo de inovação e tecnologia”, assegura.
Foco na formação docente
O subsecretário de Educação, Bernardo Goytaxazes, também vê a formação docente como peça fundamental. “A formação dos professores precisa ser trabalhada. Trazer esta inovação para dentro das possibilidades de sala de aula também é algo que precisamos retomar”, afirmou, em nota publicada pela Secretaria de Educação de Alagoas.
“Com os polos que já temos, pretendemos melhor o nível de formação [dos professores] e trazer esta tecnologia de verdade para dentro da sala de aula, frequentada por uma juventude que está cada vez mais conectada”, ressaltou Goytaxazes.
Quais os diferenciais do EfeX?
O EfeX propõe formar professores a partir de metodologias ativas e do contato com a tecnologia por meio de experimentação, tentativa e erro, de modo que eles se sintam confortáveis para vivenciar novas experiências. Assista ao vídeo abaixo e clique aqui para saber mais sobre o EfeX.
Publicado em: Notícias Gerais