Notícias Gerais

A potência do ensino personalizado para apoiar a prática pedagógica inovadora

clique na imagem para ampliar

Neste vídeo da websérie Práticas Pedagógicas Inovadoras Mediadas por Tecnologia, o foco está na criação de percursos personalizados de aprendizagem. Confira!

Depois dos modelos de aula enriquecida com tecnologia, de sala de aula invertida e de rotação por estações, o destaque da websérie Práticas Pedagógicas Inovadoras Mediadas por Tecnologia, lançada pelo CIEB neste início de ano letivo, está no ensino personalizado.

O que é e como replicar o ensino personalizado?

A tecnologia potencializa o ensino personalizado por meio dos recursos educacionais digitais (REDs), como plataformas adaptativas, games e exercícios voltados ao acompanhamento e à avaliação contínua dos estudantes por meio da coleta de dados. Tal processo permite ao professor a criação de percursos personalizados de aprendizagem. 

No vídeo, o exemplo apresentado é de uma plataforma de matemática, que identifica as dificuldades dos alunos. A partir dos resultados, o professor constrói atividades baseadas em cada nível de aprendizagem, de acordo com a necessidade do estudante. 

Recursos de apoio ao docente

De acordo com Lilian Bacich, da Tríade Educacional, plataformas adaptativas e recursos digitais potencializam o ensino personalizado. “São recursos a mais, que apoiam o professor, oferecendo-lhe dados de uma maneira muito mais rápida”, afirma a especialista convidada pelo CIEB para comentar a websérie. 

“O trabalho que o aluno realiza em uma plataforma, por exemplo, vai fornecendo dados para o professor. Esses dados ajudam o docente a replanejar suas aulas e identificar quais entregas pode fazer para quem tem mais facilidade e mais dificuldade mostrada pela plataforma”, exemplifica Lilian, também autora do livro Ensino Híbrido: Personalização e Tecnologia na Educação.  

O ensino personalizado tem um ponto de atenção importante: ele exige do professor a competência da análise de dados e a tomada de decisão a partir desses pacotes de informações, como explica Ana Paula Gaspar, consultora em tecnologia e inovação.

“Para coletar tais informações, é preciso que cada estudante tenha um dispositivo. Todos os alunos devem estar identificados por meio de um login único – a conectividade é importante, porque a maioria desses sistemas são baseados em plataformas na web”, destaca a consultora. 

São seis os modelos de Práticas Pedagógicas Inovadoras Mediadas por Tecnologia que compõem a websérie, disponível no YouTube do CIEB a partir das seguintes datas: aula enriquecida com tecnologia (já disponível), ensino híbrido: sala de aula invertida (já disponível), ensino híbrido: rotação por estações (já disponível), ensino personalizado (matéria acima), aulas mão na massa (no ar dia 20/02) e aprendizagem baseada em projetos (no ar dia 06/03).

Origens da personalização do ensino

O ensino personalizado leva em consideração que cada um de nós aprende de um jeito, em tempos diferentes. Grandes educadores que influenciaram a educação já traziam essa preocupação. A ideia da personalização, inclusive, foi o foco da tese de doutorado de Lilian Bacich. 

Paulo Freire (1991-1997), por exemplo, abordava a aproximação da realidade do educando com seu objeto de estudo e o processo permanente de aprendizagem (que respeita as individualidades de quem aprende e de quem ensina).

Papel fundamental do professor

Vale ressaltar que nenhuma tecnologia é sustentável se não contar com o papel do professor. “O papel do docente é essencial para a personalização das aulas. Quem realmente vai fazer essa mediação e as melhores escolhas para apoiar o aluno é o educador, responsável pelo olho no olho, pela troca, pela compreensão”, finaliza Lilian. 

ícone aprendizagem

Como você usa as Práticas Pedagógicas Inovadoras Mediadas por Tecnologia? Tem alguma sugestão? Gostou do material? Conte para CIEB! Mande o seu relato para o e-mail comunicacao@cieb.net.br com nome completo, cidade e escola na qual atua.

 

Websérie CIEB: Práticas Pedagógicas Inovadoras Mediadas por Tecnologia

*QUER SABER MAIS SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS MEDIADAS POR TECNOLOGIAS? CONFIRA NOSSAS SUGESTÕES!
MATERIAIS DE APOIO

Como tornar o ensino personalizado possível, reportagem da Nova Escola

Personalização do ensino, glossário do Centro de Referências em Educação Integral

Personalização do ensino a partir de metodologias ativas, de Vanessa Cristh, artigo apresentado no Congresso de Tecnologia da Educação de 2019

INSPIRAÇÕES

Especial Plataformas Adaptativas, do Porvir

LIVROS

Educação personalizada: Desafios e perspectivas

Metodologias Ativas e Personalizadas de Aprendizagem

TESES

Uma nova proposta para a escola: Ensino Híbrido e a Personalização do Ensino, artigo publicado no blog de educação, tecnologia e movimento open, da Unicamp

Ensino Personalizado para Suprir as Dificuldades de Pré-Requisitos no Ensino Fundamental – Tese de Kelly Hannel, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Publicado em: Notícias Gerais