Educação a distância e ensino remoto não são sinônimos, como aponta o ‘Glossário comentado CIEB’, que traz explicações sobre os conceitos mais utilizados nesse período de distanciamento social
As crianças e jovens que estão estudando em casa desde a suspensão das aulas presenciais não migraram necessariamente para a Educação a Distância. Contudo, é com esse termo que muitos estão se referindo ao conjunto de estratégias adotado de forma emergencial pelas secretarias de Educação para dar continuidade às aulas – mais precisamente, o ensino remoto.
Para contribuir com a qualificação desse importante debate educacional que se instalou em diferentes setores da sociedade, o Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB) desenvolveu o Educação durante a pandemia – Glossário comentado CIEB.
Escrito em linguagem clara e objetiva, o material traz definições sobre cinco conceitos: Educação a distância, Educação presencial mediada por tecnologia, Ensino remoto, Atividades pedagógicas não presenciais e Ensino híbrido.
Além de explicar cada um deles, o Glossário traz comentários que ajudam o público a contextualizar a nomenclatura. Há desde informações sobre a origem de uma determinada modalidade de ensino até indicações de tendências.
“Muitas pessoas fazem confusão entre os termos, e isso é absolutamente normal. Porém, é importante diferenciá-los, até para compreender com clareza as limitações e as potencialidades de cada um. Esse entendimento contribui com o avanço do debate educacional”, pontua Lúcia Dellagnelo, diretora-presidente do CIEB.
O Glossário está disponível no site do CIEB e pode ser baixado e compartilhado gratuitamente. Para acessá-lo, clique aqui.
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Publicado em: Notícias Gerais