Por Lúcia Dellagnelo, diretora-presidente do CIEB
As estratégias de ensino remoto têm trazido grandes desafios para professores, mas também para as famílias. Nas redes sociais multiplicam-se os relatos tragicômicos de pais tentando conciliar as atividades profissionais, as tarefas domésticas e o auxílio aos filhos para realização de atividades escolares.
Isso me fez relembrar de meu doutorado no qual mergulhei nas relações família-escola para entender o papel da família na educação. Na época fiquei encantada com um livro da Dra. Catherine Snow, da Universidade de Harvard, que mostra que há formas diferentes, mas igualmente eficazes, da família exercer influência positiva na educação escolar de seus filhos.
As conclusões do livro da Dra. Snow, publicado há 25 anos, são muito similares ao resultado de um estudo recente da OCDE que mostra que algumas atividades da família, como ler juntos, conversar sobre temas atuais e se interessar pelas tarefas escolares, podem ter impacto positivo tanto na aprendizagem acadêmica como no desenvolvimento socioemocional das crianças.
A mensagem mais importante para os pais neste momento é de alento! Organizem seu tempo para terem momentos do seu dia para conversarem e brincarem com seus filhos! Estabeleça os momentos de trabalho e estudo para todos da casa (responsabilidade de cada um!) e os momentos de CONVIVER…palavra que merece ser ressignificada e valorizada mais do que nunca durante esta pandemia.
Publicado em: Notícias Gerais