Quais são os principais pontos de atenção para evitar que a tecnologia cause mais prejuízos do que ganhos para a aprendizagem?
Por Lucia Dellagnelo, diretora-presidente do CIEB
É muito bonito ver, nesta pandemia, os esforços de secretários de Educação, diretores e professores para oferecer atividades pedagógicas não-presenciais para os estudantes por meio da tecnologia!
Mas algumas armadilhas precisam ser evitadas para que a tecnologia não cause mais prejuízos do que ganhos para a aprendizagem.
A primeira delas é querer reproduzir nas aulas on-line o mesmo modelo de transmissão de conhecimentos característico da educação tradicional. Este modelo em que o professor fala e o aluno escuta passivamente já provou que não é adequado para a geração atual, seja de forma presencial ou on-line. Gravar vídeos com professores ensinando assim não é eficaz!
Aulas mediadas por tecnologia devem incluir metodologias ativas, flexibilidade e personalização. O conteúdo, a forma de comunicar, o tipo de avaliação e feedback devem ser diferentes.
Não vamos cair na armadilha de automatizar um tipo de educação que educadores e estudantes há tempo querem transformar!
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