CIEB participou do painel “Conectividade e Educação: os impactos do 5G nas escolas e universidades” da Futurecom, evento que discute o futuro da conectividade, inovações e impactos da tecnologia.
O primeiro dia de convenção da Futurecom, maior evento de tecnologia e transformação digital da América Latina, contou com a presença de Thalles Gomes, coordenador jurídico e de parcerias públicas do CIEB. Realizado no dia 18 de outubro, o painel destacou os desafios do acesso à internet nas instituições de ensino público do Brasil e a necessidade de criar soluções para tais.
“Temos que levar conectividade de qualidade para as escolas e promover o potencial uso dessa internet, tendo em mente fatores como a competência digital dos professores e os dispositivos e recursos digitais”, afirmou Thalles durante a discussão.
Segundo dados do Censo Escolar de 2021, das 138 mil escolas públicas de ensino básico, 2/3 delas declararam ter acesso à conectividade, porém incompatíveis com as necessidades pedagógicas. Já o Mapa de Conectividade na Educação, realizado pelo CIEB e a NIC.br, aponta que das 78% escolas brasileiras que declararam ter disponibilidade de acesso à internet, apenas 2,7% garantem a velocidade mínima adequada para o ensino.
Segundo os especialistas, o 5G poderia ser uma solução, porém não deve ser pensando apenas em uma lógica de acesso, e sim com recursos educacionais, estruturação e capacitação sendo desenvolvido antes mesmo da implementação da conectividade.
“Falar em 5G na área de educação significa levar conectividade com qualidade. Não basta oferecer acesso, é preciso investir na qualidade e distribuição da conectividade.” declarou Thalles.
Além de Thalles Gomes do CIEB, participaram da mesa Vicente Aquino, conselheiro da Anatel, André Miceli, editor chefe da MIT Technology Review, e Paulo Kuester, analista de projetos na NIC.br.
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Publicado em: Notícias Gerais