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Conheça 27 práticas inovadoras para transformar as experiências de aprendizagem e de gestão escolar

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Atividades foram propostas por docentes e gestores participantes da Iniciativa BNDES Educação Conectada e apresentadas no IV Encontro Nacional da IEC-BNDES

Ao longo de aproximadamente um ano, 4,3 mil docentes, gestores e gestoras realizaram formações presenciais e online sobre como utilizar práticas pedagógicas inovadoras na solução de desafios pedagógicos concretos, como garantir a alfabetização no tempo certo, melhorar o letramento em português e matemática no ensino fundamental e lidar com a falta de engajamento de estudantes no ensino médio.

Os programas de formação integraram as ações de 2020 da Iniciativa BNDES Educação Conectada (saiba mais aqui) e resultaram em relatos de 27 práticas inovadoras de aprendizagem, avaliação e gestão escolar. Elas foram reunidas no site Educação Conectada na Prática e apresentadas no IV Encontro Nacional da IEC-BNDES, realizado pelo Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB), parceiro técnico da Iniciativa.

Conheça 27 práticas inovadoras para transformar as experiências de aprendizagem e de gestão escolar
As práticas estão reunidas no site Educação Conectada na Prática

O conteúdo foi sistematizado pela Sincroniza Educação, responsável pela execução dos planos formativos da Iniciativa, e tem como proposta tanto registrar algumas das atividades realizadas nos territórios participantes – as redes municipais e estaduais dos municípios paraibanos Campina Grande e Sousa, dos gaúchos Cachoeira do Sul e Santa Maria, do sergipano Lagarto e dos tocantinenses Araguaína e Gurupi – como também inspirar educadores e educadoras, gestores e gestoras.

“A tarefa final do plano formativo era aplicar uma prática pedagógica inovadora, fazer uma reflexão sobre a experiência e registrá-la na forma de relato. Há muitos usos possíveis para o conteúdo; ele poderá apoiar as redes no planejamento pedagógico do próximo ano, por exemplo, e até servir de inspiração para os territórios da Bahia e Paraná, que estão em estágios mais iniciais da Iniciativa”, contou Ana Paula Manzalli, cofundadora da Sincroniza.

Como consultar os relatos

Para facilitar a consulta e a utilização das 27 práticas, o site organiza as informações em sessões, que informam as habilidades da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) trabalhadas, os objetivos de aprendizagem, os materiais e recursos digitais utilizados, a proposta e as atividades da prática, o relato da aula e, em alguns casos, informações complementares para consulta. Nos relatos de gestores(as) e coordenadores(as) pedagógicos(as), também há indicações sobre os impactos da ação na comunidade escolar.

As atividades são variadas e incluem, por exemplo propostas para: engajar a equipe docente no uso de ferramentas digitais; promover atividades de reconto de histórias clássicas para turmas de alfabetização com o uso de livros e vídeos; ensinar conteúdos de citologia por meio da prática de rotação por estações; e utilizar elementos do Ensino Baseado em Projetos para trabalhar a conversão de números em porcentagens e a construção de gráficos sobre Covid-19.

“Os registros são muitos interessantes e podem, efetivamente, estimular o corpo docente e a gestão a incorporar os recursos educacionais digitais em suas práticas”, afirmou Ana Dal Fabbro, coordenadora da assessoria técnica do CIEB na Iniciativa BNDES Educação Conectada.

 

 

Publicado em: Notícias Gerais