CIEB e parceiros constroem documento orientador voltado ao relato de pesquisas científicas sobre tecnologias educacionais e anunciam chamada pública para interessados em colaborar.
Em meio aos debates sobre soluções e avanços na cultura digital, a equipe do projeto Guia de Evidências Educacionais levou ao Congresso Brasileiro de Informática da Educação, realizado em Brasília entre os dias 11 e 14 de novembro, o desenho do documento base com recomendações para a publicação de pesquisas acadêmicas na área de tecnologia na educação.
A proposta faz parte das Orientações para Relato de Pesquisa envolvendo Tecnologias Educacionais e tem sido construída, desde julho, por especialistas com ampla experiência na área, ligados a diferentes especialidades – da neurociência à computação.
O primeiro desenho desse guia orientador foi apresentado ao público em Brasília por Diego Dermeval (UFAL), Fabiana Marís Versuti (USP), Julia Rocca (UFMT), Mairum Ceoldo Andrade (CIEB) e Patrícia Jaques (UNISINOS).
“Nossa proposta principal é qualificar o registro das pesquisas científicas”, explica Andrade, gerente de tecnologias educacionais do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB). O registro qualificado e padronizado das pesquisas poderá aumentar a integração das diferentes áreas que atuam neste campo de aplicação, bem como facilitam seu uso por gestores públicos em suas decisões, apoiando, inclusive, a implementação de políticas públicas no setor.
O grupo anunciou durante o Congresso a abertura de uma chamada pública para a construção final do documento base, a ser composto por orientações para relato de pesquisas qualitativas e quantitativas ligadas à tecnologia na educação. “O material foi muito bem recebido no Congresso Brasileiro de Informática na Educação. Ficou clara a importância de trazer, cada vez mais, a comunidade científica, de diferentes áreas de pesquisa, para essa construção coletiva”, explica Andrade.
Em breve, o Comitê Gestor anunciará uma ferramenta digital por meio da qual os pesquisadores interessados poderão enviar suas sugestões.
O projeto Orientações para Relato de Pesquisa envolvendo Tecnologias Educacionais é uma parceria entre o Ministério da Educação, a Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e o Centro de Inovação para Educação Brasileira (CIEB).
Publicado em: Notícias Gerais