Dados do Medidor Educação Conectada mostram que a média nacional de velocidade de internet por aluno no turno com maior número de estudantes é de apenas 0.37 Mbps
Qual a velocidade de banda larga ideal para garantir a realização de atividades pedagógicas nas escolas? Não raras vezes, gestores públicos educacionais se veem às voltas com essa questão. Para ajudá-los a ter uma resposta clara e direta, o Grupo Interinstitucional de Conectividade na Educação (GICE), formado por mais de 20 de instituições entre órgãos governamentais, operadoras, associação de provedores, empresas de tecnologia e organizações do terceiro setor, elaborou a Nota Técnica “Qual a velocidade de Internet ideal para minha escola?”.
Lançado nesta quinta-feira (30), o documento teve a produção capitaneada pelo Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB), pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), pelo Grupo de Mulheres do Brasil (GMB) e pela Organização sem fins lucrativos MegaEdu.
O Guia de Conectividade na Educação, divulgado pelo GICE em setembro de 2021, apresenta uma fórmula para estipular qual a velocidade ideal de conexão, considerando variáveis como a quantidade de estudantes conectados simultaneamente, os usos pedagógicos dessa Internet e o número de alunos no maior turno. Com base na fórmula, o gestor deve traçar valores específicos de cada uma dessas variáveis para entender a velocidade mínima a ser contratada.
Para colocar esse objetivo em prática, a nota apresenta um parâmetro de velocidade simples de ser assimilado, que ajudará a embasar os investimentos em conectividade nas escolas.
“Decidimos simplificar o processo de tomada de decisão dos gestores, definindo essa referência de 1 Mbps, que é capaz de viabilizar a maior parte das atividades escolares, como aquelas que envolvem áudio, vídeo, download, jogos e uso geral”, destaca Raquel Costa, especialista em Educação e Tecnologia do CIEB.
Atualmente, a média nacional de velocidade de download por aluno no turno com maior número de estudantes é de apenas 0.37 Mbps, conforme dados do Medidor Educação Conectada.
São parceiras na elaboração da Nota Técnica “Qual a velocidade de Internet Ideal para minha escola?”: Intelbras, Sincroniza Educação, Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), Consórcio de Inovação na Gestão Pública (CIGA), Instituto Cordial, Instituto Articule, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Fundação Lemann.
Para ver o evento de lançamento da publicação, acesse o canal do Youtube do NIC.br.
O documento está disponível gratuitamente para download. Acesse nossa página de publicações para baixar esse e outros materiais de referência.
Publicado em: Notícias Gerais