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Relatório da ONU destaca a importância da conectividade e do uso de tecnologias digitais no aprendizado

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O documento foi produzido pela Broadband Commission for Digital Development, ligada às Nações Unidas, e contou com a colaboração do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB) e Cetic.br

O fechamento das escolas em função da pandemia de Covid-19 afetou 94% de todos os(as) estudantes do mundo e motivou a adoção em massa do ensino remoto. Contudo, quase 47% das crianças e jovens matriculados em escolas de educação básica não têm acesso à internet – nem em suas casas e, em muitos casos, nem nas escolas. “A educação está em estado global de emergência”, aponta o relatório The Digital Transformation of Education: Connecting Schools, Empowering Learners, produzido pela Broadband Commission for Digital Development, comissão criada em 2010 pela Unesco e a agência International Telecommunication Union (ITU), ambas ligadas à Organização das Nações Unidas (ONU).

O estudo foi produzido ao longo de um ano e contou com a colaboração de especialistas internacionais. O Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB) e o Cetic.br foram os únicos convidados do Brasil a participar da construção do material, que traz subsídios e uma metodologia para promover a conectividade das escolas.

O relatório cita exemplos do Brasil a partir de ferramentas desenvolvidas pelo CIEB: o Guia EduTec, que monitora o grau de adoção de tecnologia nas escolas, e a Autoavaliação de Competências Digitais de Professores.

Como solucionar o desafio na prática

A metodologia do relatório está ancorada em quatro pilares. No primeiro deles, “Mapa”, a comissão chama a atenção para a importância de identificar a localização geográfica das escolas e a demanda por conectividade, enquanto em “Conexão”, o destaque se dá sobre o uso de ferramentas práticas para determinar as soluções mais adequadas e sustentáveis para cada realidade.

Já no pilar “Financiamento”, o documento explora mecanismos de financiamento que podem ser empregados, bem como as oportunidades e os possíveis retornos de investimentos para os grupos interessados em financiar a conectividade das escolas. O último capítulo, “Empoderamento”, fecha o ciclo da metodologia com a apresentação dos princípios fundamentais para identificar, avaliar, dar suporte e desenvolver soluções significativas e eficazes para o desafio da conectividade.

Iniciativa brasileira

Reconhecendo a importância desse desafio para a comunidade escolar brasileira, o CIEB e o NIC.br lançaram no início de setembro o projeto Conectividade na Educação.

A iniciativa conta com a participação de representantes da sociedade civil, empresas, governo e Congresso Nacional e tem como proposta desenvolver três grandes ações: elaborar um mapa da conectividade para a educação brasileira a partir da integração das diversas bases de dados disponíveis; criar modelos de soluções técnicas para a oferta de conectividade para escolas e estudantes; e, finalmente, produzir conteúdos e ferramentas  para qualificar o processo de contratação de conectividade por gestores(as) educacionais. Leia mais aqui.

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