Creio que podemos discutir em grupo estratégias para desenvolver em nossos estudantes as competências previstas na BNCC de forma interdisciplinar com o ensino de computação na educação básica, formando professores e incentivando mais e mais os cursos de licenciatura em computação, que formam os profissionais que poderiam dar o devido suporte a este processo. Posso também apoiar nas estratégias para a avaliação e utilização de objetos de aprendizagem para apoiar o ensino.
Suportar o avanço da discussão e distribuição de conhecimento.
Elaboração, Divulgação e Execução de Projetos que envolvem tecnologias no sentido de democratizar o uso das mesmas, permitindo sobretudo o acesso a oportunidades de aquisição do conhecimento pelas vias tecnológicas para todos que fazem parte da Educação.
Por meio da inserção de atividades em que o aluno consiga produzir artefatos digitais de modo a aprofundar o conhecimento escolar, exercer a autoria, a cooperação e a desenvolver o senso criativo e crítico dentro da cultura digital.
Nesse contexto, almejo contribuir para a educação igualitária para todos, explorando o potencial da ubiquidade, da imersão de multimodalidade, da mobilidade, dos fluxos de informações, da presença transparente dos dispositivos e mídias em convergências exploradas no desenvolvimento do currículo. Promover isso pelas práticas pedagógicas explorando as possibilidades de integração de distintos espaços sociais, de culturas e de trabalho com o conhecimento.
Enquanto Docente de futuros pedagogo(a)s busco trabalhar com meus discentes e orientando(a)s o uso das tecnologias em projetos interdisciplinares e lúdicos, com foco na inclusão social, com o olhar ético e em construções compartilhadas.
Por contribuição à educação pública almejo sinalizar as tecnologias passíveis de uso na prática do ensino presencial e mensurar a percepção de docentes e discentes acerca dessas, de modo a prover uma perspectiva que sinalize as tecnologias mais aplicáveis mediante a ótica de professores e alunos para que possam ser adotadas de modo efetivo. Ademais, também é um intento verificar o nível de conhecimento de discentes acerca de tecnologias empresariais básicas, como PowerPoint, Excel e Word, de modo a influenciar sua adoção em projetos pedagógicos curriculares, visando um melhor posicionamento desses futuros - ou atuais - profissionais no mercado de trabalho.
As tecnologias educativas auxiliam na promoção da inclusão, propiciando facilidades que tornam a aprendizagem mais dinâmica e interessante. Assim, as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), pelas inesgotáveis possibilidades de construção de recursos que contribuem para uma aprendizagem inclusiva, possuem diversificadas aplicabilidades no âmbito educacional, além de sensibilizar os profissionais que atuam nessa área para que suas ações didático-pedagógicas sejam orientadas pelas potencialidades de seus estudantes e não pelas suas limitações. Dessa forma, procuro desenvolver ações, entre outras, para a promoção de práticas inclusivas digitais, pela possibilidade de trazer reflexões de como usar os recursos tecnológicos para melhorar o processo educacional e a aprendizagem, no intuito de auxiliar o processo de ensino e aprendizagem de estudantes com deficiência, pois as TIC podem vir a contribuir para a expansão do acesso à informação, à comunicação e do estabelecimento de novas relações com o saber, que ultrapassam os limites da escola, alcançando outros espaços produtores de conhecimento.
Tendo foco nos recursos didáticos que utilizam tecnologia para contribuir de forma efetiva na formação dos alunos pensando numa educação de qualidade que engloba o protagonismo dos alunos e a mediação do professor utilizando smartphones, aplicativos, redes sociais e promovendo a criação de jogos, blogs, vídeos etc.
Atualmente desenvolvendo pesquisas voltadas a "learning analytics", espero que esses estudos permitam oferecer soluções baseadas em tecnologia que favoreçam a aprendizagem e o sucesso acadêmico dos estudantes da educação pública, inclusive licenciandos de universidades públicas.
Contribuição prática - como usar, o que usar, como medir o impacto.
apoio
Pretendo contribuir para com a mudança da cultura escolar vigente, tendo em vista os atuais sujeitos de aprendizagem, os meios com os quais interagem e suas formas de aprender. Creio que minha pesquisa de doutoramento e participação efetiva no Grupo de Pesquisa "Educação Digital" (GPe-dU/Unisinos/CNPq) reconfiguraram minha percepção e significancia enquanto professor, educador e pesquisador.
Contrubuir com investigações e produtos educacionais na área de educação inclusiva para deficientes auditivos e visuais.
Almejo contribuir, principalmente, com a formação continuada de professores para integração de tecnologias digitais no seu dia a dia em sala de aula, bem como com o aproveitamento do celular que os alunos já portam e a oferta de capacitação para produção de material didático digital e uso de ferramentas de autoria gratuitas da internet para implementação de metodologias ativas de ensino.
Participar da rede de inovação em parceria com atores da educação pública é um grande desafio. Almejo direcionar as pesquisas já realizadas no âmbito da universidade para atender as demandas das escolas públicas, podendo, dessa forma, contribuir especificamente nas necessidades locais das escolas. O fato desse processo ser concebido dentro de uma rede é bastante animador, uma vez que contar com experiências e relatos de parcerias de sucesso pode facilitar e alavancar o desenvolvimento das ações necessárias.
Quero por meio das pesquisas avaliar a qualidade das tecnologias educacionais propostas e propor melhorias. Em minhas pesquisas me deparo com muitos projetos descontinuados, links quebrados , tecnologias obsoletas entre outros problemas. Creio que seja de grande importante o desenvolvimento de sistemas de recomendação pedagógica para o desenvolvimento de ferramentas para selecionar conteúdo de qualidade.
Potencializar o aprendizado a partir do uso de tecnologias.