Marcelo de Miranda Lacerda
Formação acadêmica/titulação:
Mestrado: Tecnologias Educacionais, 2011 - 2013
Instituição de Mestrado: UTAD- Portugal (Revalidado pela FAE - UFMG)
Doutorado: Educação - Tecnologias, 2015 - 2019
Instituição de Doutorado: UNISINOS
Formação inicial:
-
Outra : Letras Espanhol/ Educação
Proposta para contribuir para promoção da equidade, qualidade e contemporaneidade da educação pública, por meio de inovação e tecnologia:
Pretendo contribuir para com a mudança da cultura escolar vigente, tendo em vista os atuais sujeitos de aprendizagem, os meios com os quais interagem e suas formas de aprender. Creio que minha pesquisa de doutoramento e participação efetiva no Grupo de Pesquisa "Educação Digital" (GPe-dU/Unisinos/CNPq) reconfiguraram minha percepção e significancia enquanto professor, educador e pesquisador.
Principais atividades ligadas à inovação educacional:
Atuação focada nos níveis de ensino:
Atuação focada nas disciplinas específicas:
- Linguagens – língua portuguesa, artes, educação física, língua inglesa
- Linguagens e suas tecnologias
Atua com inovação e/ou tecnologia na educação na forma de:
A principal contribuição para as redes públicas de ensino seria na área de:
- Elaboração e curadoria de conteúdos e recursos educacionais digitais
- Formação de professores e gestores para integração de tecnologia
- Infraestrutura para uso de tecnologia nas escolas
- Visão e planejamento para uso de tecnologia para fins pedagógicos e melhoria de gestão
Já atuou com inovação e tecnologia educacional em parceria com gestores públicos e/ou redes públicas de ensino? Sim
Projetos de maior relevância que atuou anteriormente com inovação e tecnologia educacional junto a gestores públicos e/ou redes públicas de ensino:
Ação/Projeto | Objetivo | Vigência da Ação/Projeto |
---|---|---|
Colaborador no Projeto: "A CIDADE COMO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM: games e gamificação na constituição de Espaços de Convivência Híbridos, Multimodais, Pervasivos e Ubíquos para o desenvolvimento da Cidadania" | Busca-se propor e desenvolver metodologias e práticas que sejam significativas para os atuais sujeitos da aprendizagem e objetivem um processo de desenvolvimento emancipatório e cidadão. | 04/07/2016 - 03/08/2020 |
Tese: pesquisa “LETRAMENTO E EMANCIPAÇÃO DIGITAL CIDADÃ: cartografias e rastros na constituição de Espaços de Convivência Híbridos e Multimodais” | Compreender como práticas pedagógicas gamificadas contribuem para o letramento e emancipação digital e cidadã de alunos na Educação Básica. | 10/03/2015 - 15/05/2019 |

E-mail: mmlacerda2@hotmail.com
Cidade: Montes Claros
Estado: Minas Gerais
Pais: Brasil