Marcelo de Miranda Lacerda

Formação acadêmica/titulação:

Mestrado: Tecnologias Educacionais, 2011 - 2013

Instituição de Mestrado: UTAD- Portugal (Revalidado pela FAE - UFMG)

Doutorado: Educação - Tecnologias, 2015 - 2019

Instituição de Doutorado: UNISINOS

Formação inicial:

  • Outra : Letras Espanhol/ Educação

Proposta para contribuir para promoção da equidade, qualidade e contemporaneidade da educação pública, por meio de inovação e tecnologia:

Pretendo contribuir para com a mudança da cultura escolar vigente, tendo em vista os atuais sujeitos de aprendizagem, os meios com os quais interagem e suas formas de aprender. Creio que minha pesquisa de doutoramento e participação efetiva no Grupo de Pesquisa "Educação Digital" (GPe-dU/Unisinos/CNPq) reconfiguraram minha percepção e significancia enquanto professor, educador e pesquisador.

Principais atividades ligadas à inovação educacional:

Atuação focada nos níveis de ensino:

Atuação focada nas disciplinas específicas:

Atua com inovação e/ou tecnologia na educação na forma de:

A principal contribuição para as redes públicas de ensino seria na área de:

  1. Elaboração e curadoria de conteúdos e recursos educacionais digitais
  2. Formação de professores e gestores para integração de tecnologia
  3. Infraestrutura para uso de tecnologia nas escolas
  4. Visão e planejamento para uso de tecnologia para fins pedagógicos e melhoria de gestão

Já atuou com inovação e tecnologia educacional em parceria com gestores públicos e/ou redes públicas de ensino? Sim

Projetos de maior relevância que atuou anteriormente com inovação e tecnologia educacional junto a gestores públicos e/ou redes públicas de ensino:

Ação/Projeto Objetivo Vigência da Ação/Projeto
Colaborador no Projeto: "A CIDADE COMO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM: games e gamificação na constituição de Espaços de Convivência Híbridos, Multimodais, Pervasivos e Ubíquos para o desenvolvimento da Cidadania" Busca-se propor e desenvolver metodologias e práticas que sejam significativas para os atuais sujeitos da aprendizagem e objetivem um processo de desenvolvimento emancipatório e cidadão. 04/07/2016 - 03/08/2020
Tese: pesquisa “LETRAMENTO E EMANCIPAÇÃO DIGITAL CIDADÃ: cartografias e rastros na constituição de Espaços de Convivência Híbridos e Multimodais” Compreender como práticas pedagógicas gamificadas contribuem para o letramento e emancipação digital e cidadã de alunos na Educação Básica. 10/03/2015 - 15/05/2019
Logo

E-mail: mmlacerda2@hotmail.com

Cidade: Montes Claros

Estado: Minas Gerais

Pais: Brasil

Site: http://lattes.cnpq.br/8705977158867837

Carregando...