Atuando como facilitador, estimulador e desenvolvedor de acoes que proporcionem programas educativos e estruturas educacionais que atendam as demanda e as carencias apresentadas na sociedade.
Disponibilizar recursos educacionais digitais de modo livre, em formato de facil acesso e compreensao.
Minha experiencia e conhecimento teorico podem auxiliar nesta promocao da equidade, qualidade e contemporaneidade da educacao publica, utilizando a inovacao metodologica e tecnologica na educacao.
Auxiliando a repensar a escola para que ele se torne um ambiente de praticas inovadoras e pedagogias ativas mediadas por tecnologia.
Suportar o avanço da discussão e distribuição de conhecimento.
Eu gostaria de ajudar a implementar metodologias ativas, que incluem o uso de tecnologia, e de ajudar a incluir a tecnologia de forma significativa na sala de aula. Enxergo na tecnologia o potencial para construir uma educação que leva em consideração o desenvolvimento cognitivo, social e emocional dos estudantes, além de promover a participação cidadã em um mundo cada vez mais conectado. Neste momento, o que mais procuro são formas de levar os resultados de pesquisas e o desenvolvimento tecnológico para as práticas de sala de aula.
Conscientizacao da importancia do desenvolvimento do Pensamento Computacional, desde crianca, atraves de palestras e formacoes para estudantes e professores. O Pensamento Computacional e uma habilidade fundamental para qualquer pessoa, independentemente da area e traz diversos beneficios no ambito empregaticio, na transversalidade das areas do conhecimento, na alfabetizacao digital, no trabalho em equipe, no aumento da produtividade, na inclusao de minorias, na diminuicao das limitacoes fisicas e na compreensao do mundo em que vivemos atualmente.
A minha principal contribuicao para a educacao publica no Brasil e fomentar a formacao de professores e criar uma rede de professores inovadores.
Desenvolvimento e avaliação de ferramentas educacionais para apoiar o processo de ensino e aprendizagem.
Possuo mais de quinze anos de experiência em Ensino Superior em Cursos de Ciência da Computação (em instiotuições Privadas e Públicas) e em Pesquisa e Desenvolvimento de Ambiente Virtuais de Jogos (Aplicações de Técnicas de Inteligência Artificial em Personagens Sintéticos para formação de equipes com Jogadores Humanos em Jogos de Estratégia). Atualmente, sou responsável por projetos de PD&I na NTU, projetos PIPE-FAPESP para desenvolvimento de Plataforma de Robótica em Nuvem como Solução para Distribuição em Escala de Aplicações Robóticas - Aplicações em Educação, Saúde e Hospitalidade. Acredito que posso contribuir com a equipe do CiEB com a minha experiência (empresarial) em PD&I de Tecnologias Educacionais e atuação em educação (executando uma gama variada de Programas Pilotos: Colégio Visconde de Porto Seguro, Colégio Marista Arquidiocesano, ETECs e FATECs) avaliando as Tecnologias Educacionais e Metodologias envolvendo Práticas Transversais de Aprendizagem por Competências e Habilidades.
Trabalhar para que as TICs sejam mais um meio para a efetiva interacao entre docente e aprendiz em todo o processo de ensino, aprendizagem e avaliacao, bem como, posteriormente, de transferencia.
Elaboracao do Novo Curriculo Capixaba: A partir da minha atuacao como assessor de curriculo da SEDU -ES e coordenador estadual da implementacao da BNCC, almejo implementar um novo curriculo para os alunos da rede estadual, que tenha como um principios estruturantes, a formacao de cidadaos que dominam as habilidades e competencias tecnologicas necessarias para viver no seculo XXI. Rede de Educacao Cientifica: Estamos estruturando uma rede de educadores que tenham como foco a alfabetizacao cientifica e a disseminacao do uso de tecnologias na sala de aula, alinhadas com o curriculo da rede estadual e a metodologia CTSA. Este grupo deve comecar a atuar em 2018 como multiplicadores de metodologias e estrategias com outras escolas, professores e gestores.
Por meio da aplicacao da Inteligencias Artificial na Educacao - investigando a concepcao, desenvolvimento e experimentacao de tecnologias educacionais; Sistemas Tutores Inteligentes Gamificados, avaliando o uso (educacao basica e superior) e o impacto (mediadores psicologicos, experiencia otima, engajamento e aprendizagem).
Formacao de educadores, desenvolvimento de metodologias para a producao de materiais didaticos
Meu objetivo e desenvolver os docentes e os gestores para que utilizem as tecnologias educacionais para promover experiencias significativas de ensino-aprendizagem aos estudantes, ou seja, permitindo que os estudantes aprendam no seu tempo e ritmo, de forma colaborativa e desenvolvendo competencias e habilidades necessarias aos cidadaos contemporaneos. A tecnologia pode contribuir com as mudancas das praticas pedagogicas e, nesse sentido, vejo sua insercao na sala de aula como uma oportunidade de dialogar com as instituicoes de ensino a respeito de praticas inovadoras, com enfoque nas metodologias ativas.
Os esforcos atuais estao em direcao ao perfil do professor, principalmente, aqueles que possuem baixo conhecimento tecnologico. Nesse sentido, buscamos a concepcao e integracao de plataformas para que esses professores possam projetar plano de aula e executa-lo em sala de aula, independentemente do ambiente.
Pretendo direcionar minhas pesquisas para o desenvolvimento e avaliacao de sistemas informatizados de capacitacao de professores para o trabalho com criancas com necessidades especiais. Aproveitando da minha experiencia previa com capacitacao de professores para o uso de sistemas assistivos de alfabetizacao.
.