Auxiliando a repensar a escola para que ele se torne um ambiente de praticas inovadoras e pedagogias ativas mediadas por tecnologia.
Eu gostaria de ajudar a implementar metodologias ativas, que incluem o uso de tecnologia, e de ajudar a incluir a tecnologia de forma significativa na sala de aula. Enxergo na tecnologia o potencial para construir uma educação que leva em consideração o desenvolvimento cognitivo, social e emocional dos estudantes, além de promover a participação cidadã em um mundo cada vez mais conectado. Neste momento, o que mais procuro são formas de levar os resultados de pesquisas e o desenvolvimento tecnológico para as práticas de sala de aula.
Nesse contexto, almejo contribuir para a educação igualitária para todos, explorando o potencial da ubiquidade, da imersão de multimodalidade, da mobilidade, dos fluxos de informações, da presença transparente dos dispositivos e mídias em convergências exploradas no desenvolvimento do currículo. Promover isso pelas práticas pedagógicas explorando as possibilidades de integração de distintos espaços sociais, de culturas e de trabalho com o conhecimento.
Proporcionando pesquisa e estudos que viabilizem a educacao publica para todos com qualidade e inovacao
Possuo mais de quinze anos de experiência em Ensino Superior em Cursos de Ciência da Computação (em instiotuições Privadas e Públicas) e em Pesquisa e Desenvolvimento de Ambiente Virtuais de Jogos (Aplicações de Técnicas de Inteligência Artificial em Personagens Sintéticos para formação de equipes com Jogadores Humanos em Jogos de Estratégia). Atualmente, sou responsável por projetos de PD&I na NTU, projetos PIPE-FAPESP para desenvolvimento de Plataforma de Robótica em Nuvem como Solução para Distribuição em Escala de Aplicações Robóticas - Aplicações em Educação, Saúde e Hospitalidade. Acredito que posso contribuir com a equipe do CiEB com a minha experiência (empresarial) em PD&I de Tecnologias Educacionais e atuação em educação (executando uma gama variada de Programas Pilotos: Colégio Visconde de Porto Seguro, Colégio Marista Arquidiocesano, ETECs e FATECs) avaliando as Tecnologias Educacionais e Metodologias envolvendo Práticas Transversais de Aprendizagem por Competências e Habilidades.
Espero compartilhar minhas vivencias e aprendizados para contribuir com o ecossitema educacional brasileiro e participar das pautas que tenham relevancia para o mesmo. Estou embarcando em uma jornada de pesquisa onde pretendo trazer referencias e contribuicoes importantes para apoiar as redes na construcoes dos seus curriculos.
Os esforcos atuais estao em direcao ao perfil do professor, principalmente, aqueles que possuem baixo conhecimento tecnologico. Nesse sentido, buscamos a concepcao e integracao de plataformas para que esses professores possam projetar plano de aula e executa-lo em sala de aula, independentemente do ambiente.
.
Auxiliar no processo de compreensão e apropriação das TDIC pelos professores e estudantes das Redes Públicas de Ensino do Brasil
Por meio da formação continuada de professores da Educação Básica, implementada no Programa de Residência Docente do Colégio Pedro II.
Com a Formacao de professores e gestores para integracao da tecnologia na educacao.
Criacao de Curriculos inovadores, com metodologias de aprendizagem ativas, e plataformas digitais, para formacao de professores, para que assim consigam atender os alunos do seculo XXI.
Participar da rede de inovação em parceria com atores da educação pública é um grande desafio. Almejo direcionar as pesquisas já realizadas no âmbito da universidade para atender as demandas das escolas públicas, podendo, dessa forma, contribuir especificamente nas necessidades locais das escolas. O fato desse processo ser concebido dentro de uma rede é bastante animador, uma vez que contar com experiências e relatos de parcerias de sucesso pode facilitar e alavancar o desenvolvimento das ações necessárias.
Quero por meio das pesquisas avaliar a qualidade das tecnologias educacionais propostas e propor melhorias. Em minhas pesquisas me deparo com muitos projetos descontinuados, links quebrados , tecnologias obsoletas entre outros problemas. Creio que seja de grande importante o desenvolvimento de sistemas de recomendação pedagógica para o desenvolvimento de ferramentas para selecionar conteúdo de qualidade.