Atuando como facilitador, estimulador e desenvolvedor de acoes que proporcionem programas educativos e estruturas educacionais que atendam as demanda e as carencias apresentadas na sociedade.
Disponibilizar recursos educacionais digitais de modo livre, em formato de facil acesso e compreensao.
Estou engajado na mobilizacao para a construcao de novo projeto educacional alinhado aos objetivos da Republica, expresso no artigo 3 da Constituicao da Republica Federativa do Brasil.
Minha experiencia e conhecimento teorico podem auxiliar nesta promocao da equidade, qualidade e contemporaneidade da educacao publica, utilizando a inovacao metodologica e tecnologica na educacao.
Auxiliando a repensar a escola para que ele se torne um ambiente de praticas inovadoras e pedagogias ativas mediadas por tecnologia.
Essa proposta de pesquisa esta vinculada ao coletivo da linha de pesquisa Didatica das Ciencias Naturais e Matematica do PPGECIM e seu principal objetivo e investigar a contribuicao de uma abordagem de educacao cientifica voltada a cultura Maker na pratica pedagogica de professores da educacao basica, fomentando possibilidades de interlocucao entre ensino e pesquisa que poderao qualificar a presente investigacao. Alem destas acoes, articulamos acoes de ensino, pesquisa e extensao com cursos de licenciatura, na graduacao, o que favorece a participacao de futuros professores em formacao inicial. Alem disso essa investigacao compartilha em sua problematica de pesquisa, questoes ligadas a melhoria da formacao continuada de professores da rede publica de ensino buscando ampliar o repertorio cientifico e cultural dos docentes envolvidos. Em projetos anteriores (de extensao e de pesquisa), desenvolvidos nos espacos da FURB, especialmente no LIE, Laboratorio de Instrumentacao de Ensino; LIFE , Laboratorio Interdisciplinar de Formacao de Educadores; LENQUI, Laboratorio de Ensino de Quimica, ha uma procura de profissionais da Educacao por subsidios pedagogicos para o desenvolvimento de metodologias diferenciadas nas escolas, como orientacoes para o planejamento das acoes; materiais para emprestimos; desenvolvimento de praticas educativas com seus estudantes nesses laboratorios; producao de objetos (digitais) de aprendizagem, orientacoes para escrita de suas experiencias para envio a concursos e revistas de divulgacao de relatos pedagogicos, dentre outras. Dessas experiencias formativas, tambem, surgiram propostas de pesquisas que sempre integraram coletivos desses laboratorios (docentes, academicos e bolsistas) e coletivos das escolas. Alem deles, nesse ano, a FURB, em uma parceria com a Secretaria de Educacao Estado de Santa Catarina- Gerencia de Tecnologias Educacionais e Inovacao e o Centro de Inovacao para Educacao Brasileira, passa a incluir dentre seus ambientes, o EfeX, Espaco de Formacao e Experimentacao em Tecnologias para Professores, com foco especialmente na cultura Maker de inovacao educacional. Considerando esses espacos em suas especificidades, propomos, pela extensao, a sua nucleacao na criacao de um espaco hibrido que inclui a Escola e espacos de Educacao Nao formal/Nao Escolar para formacao docente.
Atraves de trocas de experiencias, cursos de formacao docente, capacitacao para uso de tecnologia na educacao
Conscientizacao da importancia do desenvolvimento do Pensamento Computacional, desde crianca, atraves de palestras e formacoes para estudantes e professores. O Pensamento Computacional e uma habilidade fundamental para qualquer pessoa, independentemente da area e traz diversos beneficios no ambito empregaticio, na transversalidade das areas do conhecimento, na alfabetizacao digital, no trabalho em equipe, no aumento da produtividade, na inclusao de minorias, na diminuicao das limitacoes fisicas e na compreensao do mundo em que vivemos atualmente.
Possuo mais de quinze anos de experiência em Ensino Superior em Cursos de Ciência da Computação (em instiotuições Privadas e Públicas) e em Pesquisa e Desenvolvimento de Ambiente Virtuais de Jogos (Aplicações de Técnicas de Inteligência Artificial em Personagens Sintéticos para formação de equipes com Jogadores Humanos em Jogos de Estratégia). Atualmente, sou responsável por projetos de PD&I na NTU, projetos PIPE-FAPESP para desenvolvimento de Plataforma de Robótica em Nuvem como Solução para Distribuição em Escala de Aplicações Robóticas - Aplicações em Educação, Saúde e Hospitalidade. Acredito que posso contribuir com a equipe do CiEB com a minha experiência (empresarial) em PD&I de Tecnologias Educacionais e atuação em educação (executando uma gama variada de Programas Pilotos: Colégio Visconde de Porto Seguro, Colégio Marista Arquidiocesano, ETECs e FATECs) avaliando as Tecnologias Educacionais e Metodologias envolvendo Práticas Transversais de Aprendizagem por Competências e Habilidades.
Qualidade em educacao e algo complexo de ser discutido pois exige equidade, democratizacao e atualizacao constante.
Trabalhar para que as TICs sejam mais um meio para a efetiva interacao entre docente e aprendiz em todo o processo de ensino, aprendizagem e avaliacao, bem como, posteriormente, de transferencia.
Elaboracao do Novo Curriculo Capixaba: A partir da minha atuacao como assessor de curriculo da SEDU -ES e coordenador estadual da implementacao da BNCC, almejo implementar um novo curriculo para os alunos da rede estadual, que tenha como um principios estruturantes, a formacao de cidadaos que dominam as habilidades e competencias tecnologicas necessarias para viver no seculo XXI. Rede de Educacao Cientifica: Estamos estruturando uma rede de educadores que tenham como foco a alfabetizacao cientifica e a disseminacao do uso de tecnologias na sala de aula, alinhadas com o curriculo da rede estadual e a metodologia CTSA. Este grupo deve comecar a atuar em 2018 como multiplicadores de metodologias e estrategias com outras escolas, professores e gestores.
Por meio da aplicacao da Inteligencias Artificial na Educacao - investigando a concepcao, desenvolvimento e experimentacao de tecnologias educacionais; Sistemas Tutores Inteligentes Gamificados, avaliando o uso (educacao basica e superior) e o impacto (mediadores psicologicos, experiencia otima, engajamento e aprendizagem).
Formacao de educadores, desenvolvimento de metodologias para a producao de materiais didaticos
Tenho interesse em investigar o uso de tecnologias aplicada ao ensino, mais especificamente a construcao de materiais instrucionais. Cada vez mais o ensino esta sendo associado ao uso de novas tecnologias. No entanto, ainda e possivel questionar qual a melhor forma de se apresentar um conteudo educacional no ensino suportado por computador. O uso de visualizacoes graficas e um recurso que tem provado beneficiar o aprendizado. Durante o mestrado investiguei o uso de infograficos como materiais instrucionais no lugar de materiais tradicionais em uma secao de aprendizagem online, tendo resultados solidos obtidos atraves de experimentos. Meu objetivo e prosseguir e aprofundar essa pesquisa, desenvolvendo materiais educacionais baseados em infograficos que tragam beneficios para o ensino-aprendizagem.
Os esforcos atuais estao em direcao ao perfil do professor, principalmente, aqueles que possuem baixo conhecimento tecnologico. Nesse sentido, buscamos a concepcao e integracao de plataformas para que esses professores possam projetar plano de aula e executa-lo em sala de aula, independentemente do ambiente.
Pretendo direcionar minhas pesquisas para o desenvolvimento e avaliacao de sistemas informatizados de capacitacao de professores para o trabalho com criancas com necessidades especiais. Aproveitando da minha experiencia previa com capacitacao de professores para o uso de sistemas assistivos de alfabetizacao.