Notícias Gerais

Nova Nota Técnica do CIEB propõe habilitadores para fortalecer a gestão educacional nas redes de ensino públicas


Já está disponível a nova Nota Técnica do CIEB: “Uma gestão pela aprendizagem: habilitadores de apoio à evolução dos sistemas de matrícula, alocação de professores e diário de classe nas redes de ensino”. Produzido em parceria com o Instituto Sonho Grande, o documento apresenta três macroprocessos essenciais da gestão educacional e vinte habilitadores estruturantes para os sistemas de gestão utilizados por secretarias estaduais e municipais de educação.

Os habilitadores funcionam como elementos mínimos para garantir o funcionamento eficiente e seguro dos sistemas de gestão educacional, apoiando a padronização de dados, a automação de processos e a integração entre áreas. A proposta nasce das experiências de implementação de sistemas de gestão e do Diagnóstico de Adoção de Tecnologias e Evolução Digital, conduzido pelo CIEB e ISG, em colaboração com redes públicas de ensino.

Além de apresentar os habilitadores organizados em dimensões de dados, processos e funcionalidades, a Nota Técnica detalha os principais desafios para sua implementação, os benefícios esperados para a gestão e os caminhos recomendados, como diagnóstico técnico, levantamento de requisitos, testes com usuários-chave e formação contínua das equipes.

A incorporação dos habilitadores representa um passo estratégico para redes que desejam usar seus sistemas de gestão não apenas para registrar dados, mas para orientar decisões e melhorar resultados de aprendizagem.

Experiências práticas no CIEBCast

Para aprofundar o tema, o episódio #11 do CIEBCast reúne experiências da rede estadual de ensino do Mato Grosso do Sul. Julia Sant’Anna, diretora-executiva do CIEB, recebe Fernanda Bucallon, diretora escolar da rede estadual, e Paulo Cezar Rodrigues, Superintendente de Informação e Tecnologia da Secretaria de Educação do estado.

Na conversa, os participantes compartilham como a implementação dos habilitadores tem impactado a rotina das escolas e das secretarias, destacando melhorias na alocação de professores, no acompanhamento do fluxo escolar e na gestão da aprendizagem com base em dados.

Publicado em: Notícias Gerais